Amilenismo - doutrina certa ou errada?


Afirmamos através das Escrituras, que o Amilenismo é mais outro grande engano infiltrado no meio cristão; cujo principal objetivo, é o de querer anular as promessas de Deus, não cumpridas pelo homem corruptível (o primeiro Adão), as quais serão cumpridas "literalmente", na vinda de Jesus - o último Adão, culminando com a restauração total e "literal" da terra e do reino de Israel. 
   
A teologia Amilenista é composta daqueles, que não acreditam que haverá um Reino futuro e literal de mil anos, com Jesus e a Igreja sobre a terra. Assim, o sufixo "A" significa "NÃO ou SEM MILÊNIO".  

 Refutando o estudo do site Amilenismo Monergismo 

Argumentos a favor do Amilenismo
por
Wayne Grudem

1. Quando olhamos para a totalidade da Bíblia, somente uma passagem (Apocalipse 20:1-6) (parece ensinar) o reino milenar terreno e futuro de Cristo, e essa passagem em si mesma é obscura. Não é sábio basear tão importante doutrina em uma passagem de interpretação incerta e amplamente controvertida.

Mas, como os amilenistas entendem Apocalipse 20:1-6?
A interpretação amilenista vê essa passagem como referindo-se à presente era da igreja. A passagem é esta:
“E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos”.

Wayne Grudem...somente uma passagem (Apocalipse 20:1-6) (parece ensinar) o reino milenar terreno e futuro de Cristo...(???).

Refutação de Jaime e Júlio:
Qualquer teologia que interpreta uma profecia, baseada apenas no “TEMPO” ou no “MODO”dela, sem usar ambos os lados da chave interpretativa ensinada pelo Espírito Santo à Salomão,”O TEMPO E O MODO” estará sujeita a uma doutrina aleijada sucessível a vários erros.

“Porque para todo o propósito HÁ TEMPO E MODO; porquanto o mal do homem é grande sobre ele” Ecl. 8:6.

Exatamente, é o que acontece aqui, com a doutrina Amilenista, apresentada pelo autor, Wayne Grudem!  Numa prova gritante de desconhecimento bíblico, ele teceu a sua interpretação pelas metades, tentando se basear apenas no “TEMPO” do assunto Milenar (Apoc. 20:1-6), afirmando que não há base bíblica dum Reino de mil anos na terra (???).
Ao pregar isso, ele ignorou o outro lado da chave de interpretação das profecias (O MODO), que anuncia fartamente desde a fundação do mundo (direta ou indiretamente, em figuras ou literalmente) o estabelecimento do Reino de Cristo na terra.
Abaixo o Reino Milenar de Cristo, confirmado através duma gama de vários versículos que os Amilenistas, além de fazer vistas grossas, pretendem anular com sua pregação forçada.
A.T.: (Gen. 3:15; 8:15 – Gen. 12:2-3 – 13:14-15 – 49:10 – Exo. 6:6 a 8 – Sal. 2:8-9 – 37:3;9;10;11;22;29;34 – 48:1 a 3 – 67:4 – Cap. 72 – 76:1-2 – Caps. 85;87;93;96;98 e 99 – 112:1 a 3 – Caps. 122;128;133 – Isa. 2:1 a 5 – 9:1 a 4 – Cap. 11;12 – 14:1 a 3 – 26:1 a 4 – 35:1 a 10 – 40:1 a 11 – 49:8 – 51:1 a 12 – Caps. 55;60;61;62 – 65:13 a 25 – Jer. 23:5 a 8 – 31:1 a 5; 16 a 28 – 33:7 a 18 – Eze. 36:24 a 38 – Dan. 2:35 - 7:27 – Joel 2:18 a 27 – Miq. 4:1 a 8 – Hab. 2:14 – Ageu 2:6 a 9 – Zac. 8:1 a 8 – 10:1 a 12 – 13:1 a 6 - 14:17 a 20 – Mal. 4:2-3.
N.T.: Mat. 5:5 – Luc. 20:35 – Atos 3:21 - Heb. 12:22 – Apoc. 2:26-27 - 5:10 – 20:1 a 6.     

Seria cansativo querer destrinçar todos os acontecimentos que ocorrerão no vindouro Reino Milenar de Cristo sobre a terra. Porém, vamos assinalar aqui, apenas dois importantes quesitos, que deveria (deverá) acontecer no Milênio:

1-Nos profetas está escrito que, o Senhor voltará literalmente para Sião e habitará no meio de Jerusalém; e ela será chamada cidade de verdade, e o monte de Sião, monte de santidade! (Zac. 8:3).
Pergunta aos Amilenistas:  Se o Milênio já faz parte da era da Igreja, quando foi cumprida esta profecia? Quando o Senhor já voltou, e habitou no meio de Jerusalém? E quando a Jerusalém do passado ou do presente foi ou é intitulada “mundialmente”, “cidade de verdade” e o monte de Sião, monte de santidade???

2- Está também escrito que, na volta do Senhor à Sião, Ele mudará a maldição e o ódio que as nações tem contra Israel; em benção e em paz, trazendo o respeito das nações, à Israel, (Zac. 8:13); e também, construirá o terceiro Templo, em Jerusalém (Zac. 6:12-13 -Ageu 2:7,8 e 9).

Pergunta aos Amilenistas: Se o Milênio já é subsistente na presença era, com a chegada do Reino de Deus, então nos responda: Quando que Israel foi ou é considerado uma benção entre as nações mulçumanas? Quando que, no passado, ou em nossos dias, Israel já teve ou tem paz? Quando foi que os Amilenistas viram Jesus construir algum “o terceiro Templo”em Jerusalém?
Conforme vimos, a pregação Amilenista é cheia de falhas, que mais visa anular a literalidade das profecias, que propriamente estabelecer a Palavra de Deus.

Outra coisa que percebemos claramente, que a interpretação Amilenista não passa de uma grande forçassão de barra é que o texto de Apoc. 20:1 a 6, dá o tempo do reinado restaurativo de Cristo sobre a terra: MIL ANOS. Assim se a previsão Amilenista fosse  verdadeira, todos os acontecimentos proféticos referentes ao Milênio registrados nas Escrituras já deveriam ter acontecido; uma vez que já se passaram DOIS MIL ANOS depois que Cristo trouxe o Reino. 


Wayne Grudem (Apoc. 20:1 a 6)...essa passagem em si mesma é obscura. Não é sábio basear tão importante doutrina em uma passagem de interpretação incerta e amplamente controvertida.

Refutação de Jaime e Júlio:
Passagem obscura e incerta??? O que não é sábio é pisar na Palavra de Deus, enxergando apenas “O TEMPO” da profecia, e ignorar “O MODO DELA”, conforme mostrado acima.
O que não  é sábio é criar um dogma em cima de fermentos teológicos! Lançando mão de várias expressões de dúvidas num estudo bíblico, tais como: (parece ensinar - deve estar ocorrendo no céu - possivelmente significa - parece indicar...). Termos típicos de quem não tem autoridade para ensinar escatologia; pois se tivesse falaria apenas, “segundo as palavras de Deus” (1Ped. 4:11).


Wayne Grudem: De acordo com a interpretação amilenista [1], a prisão de Satanás nos versículos 1 e 2 é a prisão que ocorreu durante o ministério terreno de Jesus. Ele falou sobre amarrar o valente a fim de poder saquear a casa (Mateus 12:29 – “Ou, como pode alguém entrar na casa do valente, e roubar-lhe os bens, se primeiro não amarrar o valente? e então lhe saquear a casa”).

Refutação de Jaime e Júlio:
Os nossos amigos Amilenistas são tão infantis, que usaram uma passagem profética fora de seu “TEMPO”, para tentar firmar a sua teoria, agora baseada apenas no “MODO”da profecia; a qual, não aconteceu no Ministério de Jesus, e sim, somente após a morte do Senhor. Confira as Escrituras:

a)-Quando e qual casa do valente que o Senhor entrou?“entrou na casa do valente”.
R:Quando desceu ao inferno; o Senhor entrou na casa espiritual de Satanás (Efe. 4:9 - 1Ped. 3:19).

 b)-Quando e como foi que Jesus ”amarrou o valente?(Satanás).
R: Depois que consumou a sua obra na cruz (Luc. 23:46), Jesus, prendeu Satanás, apenas na sua dimensão espiritual, e não na material. Na nossa dimensão, João disse que: “Todo o mundo está no maligno” (1Jo. 5:19).
Por esta razão foi que Paulo exortou aos cristãos, a não viverem na carne do pecado, mas no espírito (Rom. 8:12-13). Para quem vive no espírito, Satanás não tem mais domínio (está amarrado).

c)- Quando foi e que bens o Senhor tirou de lá? “roubou-lhes os bens”.
Nos três dias que esteve no seio da terra; o Senhor despojou os bens espirituais de Satanás; tomando-lhe “a chave da morte e do inferno” (Apoc. 1:18) levou “cativo o cativeiro” (Sal. 68:18 e Efe. 4:8 a 10), resgatando as almas dos seus, que por causa do pecado original, estavam presas em grilhões de ferro nas trevas do inferno (Sal. 107:11 a 16). Conforme as Escrituras, isto somente aconteceu depois da cruz,  e da morte do Senhor, e não antes no seu Ministério terreno, como colocou erroneamente o autor Amilenista.

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
E, DESPOJANDO OS PRINCIPADOS E POTESTADES, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo”. Col. 2:14-15.


Wayne Grudem: ...e disse que o Espírito de Deus estava presente naquele tempo em poder para triunfar sobre as forças demoníacas: “Mas se é pelo Espírito de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus” (Mateus 12:28).

Refutação de Jaime e Júlio:
Neste verso acima, dá para ver claramente a irresponsabilidade da teologia Amilenista, que na ânsia de querer fazer valer sua teoria confusa, misturou os versos da chegada do reino de Deus, com poder p/ expulsar demônios (eu expulso demônios); com a entrada de Jesus na casa do valente, a amarração pessoal do iníquo e o despojamento dos seus bens, os quais foram cumpridos “EM PARTE” (somente na esfera espiritual) cerca de 3.5 anos mais tarde, depois da morte do Senhor na cruz, conforme mostrado antes.

A contradição Amilenista:
Pergunta aos Amilenistas: Se João Batista (Mat. 3:2) e Jesus anunciaram a chegada do Reino dos céus, desde princípio das Boas Novas do  Evangelho...
“Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque É CHEGADO O REINO DOS CÉUS”. Mat. 4:17.

...Que necessidade haveria tempos mais tarde, de Jesus ensinar na oração do Pai nosso, seus discípulos A PEDIR NOVAMENTE A VINDA DO REINO DE DEUS, se ele já havia sido estabelecido antes?  (“Venha o teu reino...”) Mat. 6:10.

O desconhecimento Amilenista:
Os nossos amigos ignoram é que até ao fim do cumprimento das promessas, o Reino de Deus é constituído de duas partes: Reino espiritual e Reino terreno; conforme os dois pactos, feito entre Deus e Abrão no princípio:
1-A promessa da “benção terrena” (Gen. 12:1 a 3 e 13:14 a 16).
2-E a promessa “das bênçãos celestiais” (Gen. 22:15 a 18).

O estabelecimento do reino espiritual foi que na sua primeira vinda, Jesus  trouxe aos que crêem: O Reino de Deus; também chamado de o Reino celestialreino dos céus ou simplesmente reino, o qual, veio sem aparência exterior (Luc. 17:20-21). Segundo o profeta Isaías, com poder para:  Anunciar as boas novas aos mansos, restaurar os contritos de coração, proclamar liberdade aos cativos (expulsar os demónios - Mateus 12:28), a abertura de prisão aos presos, apregoar o ano aceitável do Senhor, e o dia da vingança de nosso Deus, e consolar todos os tristes (Isa. 61:1-2).
O apóstolo Paulo, numa de suas cartas, também confirmou as duas  faces do reino de Deus, dizendo que na ressurreição dos mortos, haverá dois tipos de corpos - heranças (galardões): Corpos de herança celeste, e corpos de herança terrestre (1Cor. 15:35 a 44), perfazendo um único Reino de Deus, ao final do Milênio.

”De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, TANTO AS QUE ESTÃO NOS CÉUS QUANTO AS QUE ESTÃO NA TERRA”. Efe. 1:10.

-O estabelecimento do futuro Reino terrestre de Cristo: “Venha o teu reino...”) Mat. 6:10.
É só uma questão de tempo, pois, entre a primeira vinda de Jesus, quando trouxe o Reino espiritual de Deus, e a sua próxima vinda, para estabelecer seu Reino terrestre (o Milênio), tem havido uma diferença cronológica de mais de 2.000 anos, para o cumprimento total da profecia de (Mateus 12:29). Conforme vimos, a pregação Amilenista é uma doutrina forçada, ensinada fora do tempo bíblico.

a)- Quando o Senhor entrará na casa do valente (mundo)?  “entrou na casa do valente”?
R: A partir da sua próxima vinda (Mat. 24:29-30).

b)-Quando o Senhor tirará todos os bens de Satanás?“roubou-lhes os bens”?
R: Ante a Sétima trombeta do anjo, Jesus tomará de Satanás, os reinos deste mundo, que fora usurpado de Adão, e de quebra o Senhor livrará as almas dos seus (via ressurreição/arrebatamento), do presente século mau.

”E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: OS REINOS DO MUNDO VIERAM A SER DE NOSSO SENHOR E DO SEU CRISTO, e ele reinará para todo o sempre”. Apoc. 11:15.

Nota: Os Amilenistas costuma usar também a última parte deste verso, para dizer que o reino de Cristo, não é de apenas mil anos, mas é eterno.
É evidente que o reinado de Cristo não será somente de mil anos; porém, o que os nossos amigos ignoram é que o Senhor, o último Adão (1Cor. 15:45 a 49), nos Mil anos terá a missão de “RESTAURAR LITERALMENTE AS PROMESSAS DE DEUS”, não cumpridas pelo primeiro Adão e sua descendência.

”Assim diz o Senhor: No tempo favorável te ouvi e no dia da salvação te ajudei, e te guardarei, e te darei por concerto do povo, PARA RESTAURARES A TERRA, e dares em herança as herdades assoladas”. Isa. 49:8.

“O qual convém que o céu contenha até AOS TEMPOS DA RESTAURAÇÃO DE TUDO, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio”. Atos 3:21.    

c)-Quando Jesus amarrará “literalmente” o valente?
R: Somente depois de sua próxima vinda, após cinco principais eventos escatológicos:
1-A assinalação dos 144mil israelitas.
2-Os toques das sete trombetas das pragas (Apoc. 8).
3-O arrebatamento da Igreja (Apoc.10:7 e 14:14-15). 
4-O derramar das sete taças da Ira de Deus (Apoc. 15).
5-E a Batalha do Armagedom (Apoc. 19:11 a 21).

Então, finalmente será cumprida esta profecia na sua totalidade.  
“E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. ELE PRENDEU O DRAGÃO, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, E O AMARROU POR MIL ANOS. Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Apoc. 20:1 a 3.

Conforme vimos,  os nossos amigos Amienistas, num desconhecimento gritante das Escrituras escolheram uma única passagem do Apocalipse, para tentar espiritualizá-la com sua interpretação absurda. Quando na verdade, os eventos do Apocalipse, do capítulo 6 em diante, são todos de cunho “literal”.
Aliás, essa futura prisão de Satanás e o lançamento da besta e o falso profeta no lago de fogo, será uma consequência “literal” do final da Batalha do Armagedom (Apoc. 19:11 a 21).
Portanto, ao querer espiritualizar Apoc. 20:1 a 6, a  doutrina Amilenista criou vários precedentes, contra a sua própria pregação; pois, ao admitir  espiritualização dos acontecimentos de Apocalipse 20:1 a 6, os nossos amigos também terão que admitir a espiritualização da Batalha do Armagedom, que indiscutivelmente será “literal, no vale de Megido”, pouco antes da prisão de Satanás. 
1-E vi descer do céu um anjo... Literal.
2- a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão...Literal.
3-ELE PRENDEU O DRAGÃO... Literal.
4- EO AMARROU POR MIL ANOS. Literal.
5-Lançou-o no abismo... Literal.
6-fechou e selou sobre ele... Literal.
7-Para que não enganasse mais as nações... Literal.
8- até que os mil anos se completassem. Literal.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Wayne Grudem: ...Semelhantemente, com respeito à destruição do poder de Satanás, Jesus disse durante o Seu ministério: "Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago” (Lucas 10:18). O amilenista argumenta que essa prisão de Satanás em Apocalipse 20:1-3 tem um propósito específico: para assim impedi-lo de enganar as nações” (v. 3).

Isso, então, é o que aconteceu quando Jesus veio e o evangelho começou a ser proclamado não simplesmente aos judeus, mas, após o Pentecoste, a todas as nações do mundo. De fato, a atividade missionária mundial da igreja e a presença da igreja na maioria das nações do mundo ou em todas elas mostra que o poder que Satanás tinha no Antigo Testamento de “enganar as nações” e mantê-las nas trevas acabou.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Refutação de Jaime e Júlio:
Outra vez vemos os Amilenistas usando uma profecia fora de tempo; ou seja: Eles mostram a passagem de Lucas (10:18), que trata dum evento ocorrido nas eras eternas, quando Lúcifer foi expulso do céu por Miguel e seus anjos (Apoc. 12:7-8); acontecimento esse testificado na época por Jesus, e o trazem para o tempo da chegada do reino de Deus, dizendo que neste tempo, Satanás caiu, e já não tem mais poder de enganar mais as nações. Porém, o texto é bastante claro: Satanás caiu do CÉU; da terra para o abismo, somente nos últimos dias.

O poder de Satanás acabou mesmo?
Misericórdia meu Deus, quanta cegueira dos nossos amigos Amilenistas?
Em 2.000 anos de história, quantas mortandades já ocorreram na terra; carnificinas, terremotos, tsunamis, incêndios, pestes, duas guerras mundiais (a primeira com cerca de 16 milhões de mortos; a segunda com 55 milhões), extermínio de 6 milhões de judeus; e tudo isso aconteceu, em plena a atividade missionária mundial da igreja, sob o Novo Testamento. Se Satanás está amarrado, quem foi o responsável dessas carnificinas?
Aliás, materialmente falando, até hoje não vi nenhuma diferença de perda do poder de Satanás, entre o A.T e o N.T. Pelo contrário: O mundo ainda continua corruptível, e sob o domínio do maligno.

Outra coisa que nossos amigos Amilenistas confundem é atuação do Reino espiritual de Deus, que “É PELA FÉ” (Efe. 2:8 – Heb. 11:1) cuja duração será até a vinda de Jesus em glória; com o futuro Reino de Deus, “literal”, onde o cristão não necessitará mais de fé, para servir ao Senhor, pois o veremos face a face! (1Jo. 3:2).

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Wayne Grudem...Na visão amilenista, argumenta-se que, como João viu as “almas” e não os corpos físicos no versículo 4, essa cena (deve estar ocorrendo no céu). Quando o texto diz que “eles ressuscitaram”, não quer dizer que ressuscitaram fisicamente. Isso (possivelmente significa) que eles simplesmente “viveram”, já que o verbo no aoristo ezesan pode facilmente ser interpretado como a afirmação de um evento que ocorreu por um longo período de tempo. Alguns intérpretes amilenistas, no entanto, tomam o verbo ezesan como significando que “eles vieram à vida” no sentido de vir a uma existência celestial na presença de Cristo e começar a reinar com Ele do céu.

Conforme essa visão, a expressão “primeira ressurreição” (v. 5) refere-se a ir para o céu para estar com o Senhor. Essa não é uma ressurreição corporal, mas uma ida à presença do Senhor no céu. De modo semelhante, quando o versículo 5 diz que “o restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos”, isso é entendido como se eles não tivessem vindo à presença de Deus para juízo até o final dos mil anos. Assim, tanto no versículo 4 quanto no 5, a expressão “voltou a viver” significa ir para a presença de Deus. (Outra posição amilenista da “primeira ressurreição” é a que se refere à ressurreição de Cristo e à participação dos crentes na ressurreição de Cristo por meio da união com Ele).
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Refutação de Jaime e Júlio:
Mais uma vez o autor se complicou, pois a ressurreição dos mortos, é o resgate dos corpos de glória, do homem corruptível para o incorruptível. Assim, a primeira ressurreição não será realizada, antes nem depois do último dia (Jo. 6:39;40;44 e 54), sem os mortos se levantarem do sepulcro. Aliás, a promessa feita pelo Senhor Deus, em Gênesis 3:15, e as demais promessas estendidas à Abrão dependem da primeira ressurreição, para serem cumpridas.
Portanto, essa é mais outro grande precedente que a doutrina Amilenista criou contra sua própria pregação; pois por um lado eles querem que a Igreja esteja reinando com o Senhor; mas por outro lado, eles não conseguem provar que os santos mortos do A.T. e do N.T.  já entraram na herança prometida.

”E todos estes, tendo tido o testemunho pela fé, NÃO ALCANÇARAM A PROMESSA”. Heb. 11:39.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Wayne Grudem: 2. O segundo argumento muitas vezes propostos em favor do amilenismo é o fato de que a Escritura ensina somente uma ressurreição, tanto os crentes como os descrentes serão levantados da morte, não duas ressurreições (a ressurreição de crentes antes de o milênio começar e a ressurreição de descrentes para o juízo após o fim do milênio). Esse é uma argumento importante, porque a posição pré-milenista requer duas ressurreições separada por um período de mil anos.

Evidência a de uma única ressurreição é encontrada em versículos como João 5:28-29, nos quais Jesus diz:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jaime e Júlio: Finalmente, um acerto da doutrina Amilenista:
De fato, os nossos amigos Amilenistas tem razão neste aspecto; já o Pré-milenismo dispensacionalista erra feio; pois, é evidente que haverá somente uma ressurreição: tanto para justos quanto para injustos, no último dia.


Wayne Grudem: 3. A idéia de crentes  glorificados e de pecadores vivendo na terra juntos é muito difícil de aceitar. Berkhof diz: “É impossível entender como uma parte da velha terra e da humanidade pecadora poderá coexistir com uma parte da nova terra e de uma humanidade já glorificada. Como poderão os santos em corpos glorificados ter comunhão com pecadores na carne? Como poderão os santos glorificados viver nesta atmosfera sobrecarregada de pecado e em cenário de morte e decadência?” [2]:

Refutação de Jaime e Júlio:
Como poderão os santos em corpos glorificados ter comunhão com pecadores na carne?...Da mesma forma que Noé e sua família santa, coexistiram com os pecadores de sua descendência, pós dilúvio.
Os que entrarem para o Reino Milenar de Cristo, via ressurreição ou arrebatamento, num primeiro plano estarão santificados, possuindo um corpo incorruptível; ou de consistência (glória) Celeste ou de consistência terrestre.
 Os corpos de glória Celeste estarão isentos do pecado e da morte (Apoc. 20:6b.); e herdarão diretamente a vida eterna. No longo processo do Milênio, essa classe de salvos buscarão o revestimento de sua imortalidade (1Cor. 15:53); habitarão na Jerusalém Celestial, que será estabelecida nos últimos dias, sobre o monte de Sião, sobre a Jerusalém terrestre, conforme Isaías 2:1 a 5 e Heb. 12:22.

Já os salvos de glória terrestre buscarão o revestimento de sua incorruptibilidade, habitarão na Jerusalém terrena (principalmente os israelitas), os demais gentios, habitarão na face da terra, como no princípio. Esta classe de cristão estará ainda sujeito ao pecado, a morte e à maldição (Isa. 65:20).

-De que forma o pecado e a morte ainda atuará no Milênio?    
Uma vez que Satanás e seus demônios estarão presos por mil anos no abismo, não haverá tentação direta (para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem).  Porém, o pecado entrará nos corações, através do livre arbítrio do cristão, em querer obedecer as leis de Deus ou não. Aliás, este é um ponto que os Amilenistas, em sua maioria  de formação calvinistas, não acreditam que haja livre arbítrio. Porém, Zacarias é claro quanto a isso (Zac. 14:16 a 20).

-Porque o pecado e a morte ainda continuarão em pleno Reino Milenar de Cristo?
Simples! Porque um dos vários atributos de Jesus, além de Rei, Ele é também: Sacerdote e Juiz:
Tendo recebido um Sacerdócio eterno, Ele vive sempre para interceder ao Pai, a favor dos pecadores (até do Milênio).
“Mas este, porque permanece ETERNAMENTE, tem um sacerdócio perpétuo.
Portanto, pode também perfeitamente salvar os que por ele chegam a Deus, VIVENDO SEMPRE para intercerder por eles”. Heb. 7:24-25.

Como juiz, Ele julgará no Milênio, as causas entre o fraco e o forte, entre o sábio e o indouto, entre o pequeno e o grande etc... Conforme disse Paulo:
“Conjuro-te pois diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, QUE HÁ DE JULGAR os vivos e os mortos, na sua vinda E NO SEU REINO”. 2Tm. 4:1.

 “E ele exercerá O SEU JUÍZO sobre as gentes, E REPREENDERÁ A MUITOS POVOS, e estes converterão e as as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices: não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear”. Isa. 2:4.

Aliás, Deus deu a seu Filho o direito de julgar as nações (Jo. 5:22); a partir de sua próxima vinda, o Senhor executará TRÊS TIPOS DE JUÍZOS:
1-O juízo contra toda a carne do pecado (Jd. 14-15), através do Grande Dia do Senhor – Ira do Cordeiro (Apoc. 6:12 a 17).
2-O juízo do Tribunal de Cristo, sobre as almas de todas as gerações (Mat. 25:31- Jo. 12:48  – Rom. 14:10 a 12 - 2Cor. 5:10 – Apoc. 20:4).
3-E o juízo no decorrer do Milênio (2Tim. 4:1). 
    
Wayne Grudem: 4. Se Cristo vem em glória para reinar sobre a terra, então como as pessoas ainda poderiam persistir no pecado? Uma vez que Jesus esteja realmente presente em Seu corpo ressurreto e reinando como rei sobre a terra, não parece altamente improvável que pessoas ainda O rejeitem e que o mal e a rebelião ainda cresçam na terra até o ponto de finalmente Satanás reunir as nações para a batalha contra Cristo?

Refutação de Jaime e Júlio:
O desconhecimento bíblico, é que leva os Amilenistas a pensarem erronamente desta forma acima. Pois, nos  primeiros séculos do Milênio, toda a terra estará num estado de Graça, o Senhor fará aliança com as bestas feras, os locais assolados serão novamente reconstruídos, haverá abundância de criações e alimentos, haverá multiplicação da ciência, segurança, gozo, saúde, paz e alegria; os que pecarem, serão imediatamente eliminados da terra. O pecado que entrou no mundo, e se multiplicou nos últimos dias anti-diluvianos, e nos nossos dias; ao contrário disso, até ao fim do Milênio a morte e o pecado serão totalmente exterminados da face da terra, conforme disse Paulo:

”Depois (do Milênio) virá o fim, quando estiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver ANIQUILADO TODO O IMPÉRIO, E TODA A POTESTADE E FORÇA.
Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
Ora o último inimigo que há de ser ANIQUILADO É A MORTE”. 1Cor. 15:24;25 e 26.


Wayne Grudem: 5. Em conclusão, os amilenistas dizem que a Escritura (parece indicar) que todos os eventos mais importantes que ainda estão por acontecer antes do estado eterno ocorrerão de uma só vez. Cristo vai retornar, haverá uma só ressurreição de crentes e descrentes, o juízo final acontecerá, e o novo céu e a nova terra serão estabelecidos. Então, entraremos imediatamente para o estado eterno, sem qualquer milênio futuro.

Refutação de Jaime e Júlio:
Mas outra prova da ignorância do autor Amilenista, agora no tocante à cronologia tribulacional. Pois, todos os eventos importantes antes dos Milênio, não acontecerão “de uma só vez” como disse erroneamente o autor, pelo contrário, os principais eventos tribulacionais (do Princípio de dores ao Armagedom), todos acontecerão dentro duma geração bíblica de 40 anos, abreviada para 21 anos.

1-Cristo vai retornar... Certo!

2-Haverá uma só ressurreição de crentes e descrentes... Certo!

3-O juízo final acontecerá...(???). Errado!
Aqui, o autor Amilenista mostra todo o seu desconhecimento de escatologia, pois, deu um salto de canguru direto ao Juízo Final; vituperando a seqüência e a cronologia dos eventos do fim; ignorando que antes haverá o juízo intermediário, o Tribunal de Cristo, também chamado de juízo das nações (Mat. 25:31 – Jo. 48:50 – Atos 17:31), onde Cristo será o juiz. Nele, a Igreja receberá o convite para herdar o Reino de Deus. Ou seja: Reinar mil anos com Cristo sobre a terra, conforme Apoc. 5:10 e 20:4,5 e 6.

Passado os Mil anos, Satanás sairá da sua prisão, para enganar as nações da terra, cercarão o arraial dos santos (a Jerusalém terrena) e a cidade amada  (a Jerusalém Celestial); mas descerá fogo do céu e os consumirá (Apoc. 20:7 a 10).

3-Somente então, é que haverá o Juízo Final, e o desaparecimento da primeira terra e do primeiro céu, com a presença de Deus, o Juiz (Apoc. 20:11).

4- E o novo céu e a nova terra serão estabelecidos.

5-Então, depois do Milênio futuro, finalmente a Igreja entrará para o estado eterno!!!

CONCLUSÃO:
Não haverá nenhum estado eterno para a Igreja, sem que haja antes, o Reino Milenar de Cristo sobre a terra; somente depois que for cumprida toda a Palavra de Deus, é que o céu e a terra passarão, como ensinou Jesus. Aleluias!!!

“O CÉU E A TERRA PASSARÃO, mas as minhas palavras não hão de passar”

Mat. 24:35


Jaime a Júlio.

Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br

2 comentários:

  1. Olá! Paz do Senhor!

    Jaime e Julio, reveja o seu texto, pois você está refutando um autor que já está refutando o Amilenismo. Wayne Gruden é um batista Pré-Milenista Histórico. O texto que você usou apenas isolou uma seção de seu livro em que ele cita alguns argumentos a favor do Amilenismo, mas na sequência de sua Teologia Sistemática ele refuta esses argumentos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado,!irmão anônimo, na verdade, eu pequei este texto do site Mogeenismo, para uma refutação do que estava sendo apresentado; não sabia que era uma refutação ao Amilenismo, do autor! Entretanto, prevalece a verdade bíblica sobre o assunto. Mais uma vez, agradecido!!!

    Jaime e Júlio.

    ResponderExcluir