Quantas Jerusalém haverá?


Graça e paz!     

As Escrituras, tem anunciado "QUATRO JERUSALÉM": DUAS TERRENAS E DUAS CELESTIAIS.
1-A Jerusalém terrena tradicional e pecadora; na qual, morreu o nosso Senhor  e seus santos(Apoc. 17:18 e 18:24). Essa Jerusalém, que  muitas vezes foi assolada no passado, por causa do pecado de seu povo, na segunda metade da última semana, será cercada pelo Anticristo e "todas as nações da terra". E cerca de 10.5 anos depois será totalmente destruída, nos dias das Sete Taças da Ira de Deus, conforme (Apoc. caps. 17 e 18). Nestes tempo,  se cumprirá totalmente a profecia dita pelo Senhor; que foi mal interpretada pela teologia Preterista, imaginando que ela se cumpriu no ano 70 d.C. 
"...Não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada" (Mat. 24:2b.).

2-A Jerusalém terrena restaurada, na era Milenar (Isa. caps. 60 e 62). 

3-A Jerusalém Celestial (Heb. 12:22), também chamada por Paulo de Jerusalém de cima (Gal. 4:26), que será estabelecida sobre o Monte de Sião nos últimos dias Adâmicos, conforme (Isa. 2:2 e Miq. 4:1). Esta cidade será a sede mundial do Governo de Cristo sobre a terra. D'Ela sairá a lei, para os reis e sacerdotes da Jerusalém terrena restaurada anunciar entre as nações, conforme (Isa. 2:3).

4-E a Nova Jerusalém, que depois do Milênio e do Juízo Final descerá no Novo Céu e na Nova Terra, sobre um grande e alto Monte, conforme (Apoc. 21:1).

Conhecendo as duas cidades Celestiais:
     


 Conforme já vimos acima, ao contrário do que pregam as três principais teologias do arrebatamento (Pré, Meso e Pós-tribulacionistas) a Bíblia não fala somente de uma Jerusalém celestial, mas, de duas Jerusalém Celestiais:

1-A Jerusalém celestial Milenar.
2-E a Nova Jerusalém, pós Milênio.

     Desde o princípio, Deus tem mostrado através dos acontecimentos figurativos que no Reino Milenar vindouro de Cristo haverá duas capitais; duas Jerusalém: Uma terrena no sopé do monte Sião, e a outra Celestial sobre o monte de Sião, o destino da Igreja pós arrebatamento. Estas coisas tem sido mostradas largamente, nos salvamentos dados ao povo de Deus, os quais foram levados para os quatros principais montes bíblicos; que  prefiguravam o Monte de Sião, o lugar do repouso do povo de Deus, nos fins dos dias:
1-Depois do dilúvio, a arca de Noé repousou no monte de Ararate (Gen. 8:4).
2-Depois de tirar Ló e sua família de Sodoma e Gomorra, os dois anjos os levaram para um monte (Gen. 19:17).
3-Depois de passar o do mar vermelho, Moisés levou o povo para o Monte de Sinai (Exo. 19:1 a 3).
4-Depois de setenta anos de exílio em Babilônia, Israel volta para o monte de Sião, em Jerusalém (Sal. 126:1 a 3).
“Ora tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas PARA AVISO NOSSO, para quem são chegados os fins dos séculos”. 1Cor. 10:11.
  
Sião, o lugar do repouso do povo de Deus nos fins dos séculos:

“E os resgatados do Senhor VOLTARÃO, E VIRÃO A SIÃO com júbilo e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças: gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido”. Isa. 35:10.

“Como pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia da nuvem e da escuridão.
E as tirarei dos povos, e as farei vir dos diversos países, E AS TRAREI À SUA TERRA, E AS APASCENTAREI NOS MONTES DE ISRAEL, junto às correntes e em todas as habitações da terra.
E em bons pastos AS APASCENTAREI, E NOS ALTOS MONTES DE ISRAEL SERÁ A SUA MALHADA; ali se deitarão numa boa malhada, e pastarão em pastos gordos NOS MONTES DE ISRAEL.
Eu apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor Jeová”. Eze. 34:12;13; 14 e 15.

“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que salvarei o meu povo da terra do oriente e da terra do ocidente;
E TRÁ-LOS-EI, E HABITARÃO NO MEIO DE JERUSALÉM,  e serão o meu povo, e eu serei o seu Deus em verdade e em justiça”. Zac. 8:7-8.

“MAS CHEGASTES AO MONTE DE SIÃO, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos”. Heb. 12:22.

Fazendo um paralelo entre as duas cidades Celestiais, as Escrituras nos mostram, as principais diferenças: De tempo e de modo entre elas:

Os nomes bíblicos da primeira Jerusalém celestial, a Milenar.
-Esconderijo do Altíssimo (Sal. 91:1).
-Sião, cidade de Deus (Sal. 87:1;2 e 3).
-Monte da casa do Senhor (Isa. 2:2)
-Casa do Deus de Jacó (Isa. 2:3).
-Cidade do grande Rei (Mat. 5:35).
-Jerusalém de cima (Gal. 4:26).
-Jerusalém celestial (Heb. 22:12).
-Cidade amada (Apoc. 20:9).

-Os nomes bíblicos da segunda cidade Celestial:
Cidade do meu Deus (Apoc. 3:12).
Nova Jerusalém (Apoc. 21:2), a Santa Jerusalém (Apoc. 21:2 e 10).

-Diferença cronológica entre uma cidade e a outra:
Mil anos (Apoc. 20:5-6 e 7).

-Diferenças de promessas:
Jesus  foi preparar lugar para a igreja, na Jerusalém Celeste Milenar.
"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito VOU PREPARAR-VOS LUGAR". Jo. 14:2.

Deus, já preparou lugar para seu povo, na Nova Jerusalém:
"Mas, agora, desejam uma melhor. isto é, a Celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar se Deus, porque JÁ LHES PREPAROU UMA CIDADE". Heb. 11:16.

-Diferenças de Montes:
A Jerusalém Celeste Milenar, descerá do céu nos últimos dias, nesta terra sobre o Monte de Sião (Isa. 2:1-2 - Miq. 4:1-2 - Zac. 8:3 - Sal. 87).
Já a Nova Jerusalém descerá no Novo Céu e na Nova Terra, sobre um grande e alto monte (Apoc. 21:10). Detalhe: Na Nova criação não existirá o Monte de Sião.

-Diferenças de Tribunais (juízos):
Antes do Milênio haverá o julgamento das nações - o Tribunal de Cristo, na Jerusalém Celestial, cujo juiz será Cristo (Sal. 122:5 - Isa. 25: 7 - Mat. 25:31 a 46 – Jo. 12:48 -  Rom. 14:10 - 2Cor. 5:10 - Apoc. 20:4).
Antes da Nova Jerusalém, ser estabelecida  haverá o Juízo Final – o Trono Branco, cujo Juiz será Deus  (Apoc. 20:11 a 15).

-Diferenças de sedes dos governos:
A Jerusalém Celestial Milenar será a sede do Governo mundial de Cristo e da Igreja, também chamada Hefeziba (o Senhor justiça nossa- Isa. 62:4).
Já a Nova Jerusalém será a sede do Governo universal de Deus e do Cordeiro,  também chamada, a cidade de Deus (Apoc. 3:12).

-Diferenças de aspectos das cidades celestiais:
O formato da Jerusalém celestial Milenar, não foi ainda revelado pelas Escrituras.
-Já o formato da Nova Jerusalém é em quadrado, tanto seu comprimento, altura como sua largura são iguais (Apoc. 21:16).

-Diferença no sol e na lua:
Quando o Senhor manifestar a sua glória em Sião, na Jerusalém Celestial Milenar, a lua se envergonhará e o sol se confundirá (Isa. 24:23).
Já na Nova Jerusalém, não haverá luz, nem do sol e nem da lua, pois a Glória de Deus e a lâmpada do Cordeiro a alumiará (Apoc. 21:23. 

-Diferenças de tronos:
Na Jerusalém Celestial Milenar, estarão os tronos do juízo, e os tronos da casa de Davi (Sal. 122:5).
Já na Nova Jerusalém, haverá apenas dois Tronos: O de Deus e do Cordeiro (Apoc. 22:1)

-Diferenças de Templo:
Na Jerusalém Celestial Milenar, ainda haverá templo (Apoc. 16:1).
Já na Nova Jerusalém, não haverá templo (Apoc. 21:22).

-Diferença no quesito mar:
Sob o governo de Cristo, na Jerusalém Celestial Milenar, Jesus dominará de mar a mar (Sal 72:7-8).
Já sob o governo de Deus e do Cordeiro na Nova Jerusalém, o mar não existirá (Apoc. 21:1).

-A lei:
A Jerusalém Celestial Milenar terá como base, o Monte de Sião. A lei sairá do Trono de Cristo,  da Jerusalém  Celeste, p/ os sacerdotes da Jerusalém terrena anunciar a Palavra de Deus dentre as nações, que fora dantes ressuscitadas e arrebatadas (Isa. 2:3).
Já na Nova Jerusalém, não há nenhum registro dalguma Jerusalém terrena na base do grande e alto Monte; senão que, no meio da praça da cidade haverá a  árvore da vida, que produzirá doze frutos em cada mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações (Apoc. 22:2).

-A transição da cidade, do primeiro céu e da primeira terra:
A primeira Jerusalém celestial Milenar, juntamente com a primeira terra e o primeiro céu (atmosférico), serão transitórios, pois passarão no fim do Milênio (Apoc. 21:1).
Já o Novo Céu, a Nova terra e a Nova Jerusalém, permanecerão de eternidade à eternidade, para todo o sempre (Apoc.22:5).

-As glórias:
A Jerusalém Celestial Milenar, será de menor glória (para facilitar a adaptação dos cristãos ao ambiente celeste).
Já a Nova Jerusalém, será de glória maior do que da primeira cidade Celestial Milenar, conforme disse o profeta Ageu:

"A glória desta última casa (Nova Jerusalém), será maior do que a da primeira (da Jerusalém Celeste), diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos". Ag. 2:9.


   O profeta Isaías nos capítulos 60 e 62 descreve que a glória de Jerusalém sempre irá aumentando. João, o apóstolo amado, teve a felicidade de ver a incomparável glória da Nova Jerusalém.

“Eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, endereçada como uma esposa ataviada para o seu marido...
E tinha a glória de Deus. A sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra jaspe, como o cristal resplandecente.

E tinha um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas, doze anjos,  nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel”. Apoc. 21:2; 11 e 12.      

     Conforme vimos, mesmo Deus falando muitas vezes e de muitas maneiras nos profetas, que o destino Milenar do seu povo será Sião, a tradição evang/cristãs, contaminadas com os ensinos escatológicos dos pais da Igreja contemporânea, tem ensinado por séculos, que no arrebatamento, a Igreja será levada para o céu (além das estrelas), tentando anular com isto, todas as promessas Milenares dadas pelo Senhor ao seu povo.
     Entretanto, vamos orar para que as Lideranças evang/cristãs (principalmente os Amilenistas) enxergar, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, para aprenderem a honrar mais as Escrituras, que as tradições enganosas infiltradas no meio cristão.    

Jaime e Júlio. 

Atenção: o nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário