Graça e paz!
As Escrituras, tem anunciado "QUATRO JERUSALÉM": DUAS TERRENAS E DUAS CELESTIAIS.
1-A Jerusalém terrena tradicional e pecadora; na qual, morreu o nosso Senhor e seus santos(Apoc. 17:18 e 18:24). Essa Jerusalém, que muitas vezes foi assolada no passado, por causa do pecado de seu povo, na segunda metade da última semana, será cercada pelo Anticristo e "todas as nações da terra". E cerca de 10.5 anos depois será totalmente destruída, nos dias das Sete Taças da Ira de Deus, conforme (Apoc. caps. 17 e 18). Nestes tempo, se cumprirá totalmente a profecia dita pelo Senhor; que foi mal interpretada pela teologia Preterista, imaginando que ela se cumpriu no ano 70 d.C.
"...Não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada" (Mat. 24:2b.).
2-A Jerusalém terrena restaurada, na era Milenar (Isa. caps. 60 e 62).
3-A Jerusalém Celestial (Heb. 12:22), também chamada por Paulo de Jerusalém de cima (Gal. 4:26), que será estabelecida sobre o Monte de Sião nos últimos dias Adâmicos, conforme (Isa. 2:2 e Miq. 4:1). Esta cidade será a sede mundial do Governo de Cristo sobre a terra. D'Ela sairá a lei, para os reis e sacerdotes da Jerusalém terrena restaurada anunciar entre as nações, conforme (Isa. 2:3).
4-E a Nova Jerusalém, que depois do Milênio e do Juízo Final descerá no Novo Céu e na Nova Terra, sobre um grande e alto Monte, conforme (Apoc. 21:1).
Conhecendo as duas cidades Celestiais:
1-A Jerusalém terrena tradicional e pecadora; na qual, morreu o nosso Senhor e seus santos(Apoc. 17:18 e 18:24). Essa Jerusalém, que muitas vezes foi assolada no passado, por causa do pecado de seu povo, na segunda metade da última semana, será cercada pelo Anticristo e "todas as nações da terra". E cerca de 10.5 anos depois será totalmente destruída, nos dias das Sete Taças da Ira de Deus, conforme (Apoc. caps. 17 e 18). Nestes tempo, se cumprirá totalmente a profecia dita pelo Senhor; que foi mal interpretada pela teologia Preterista, imaginando que ela se cumpriu no ano 70 d.C.
"...Não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada" (Mat. 24:2b.).
2-A Jerusalém terrena restaurada, na era Milenar (Isa. caps. 60 e 62).
3-A Jerusalém Celestial (Heb. 12:22), também chamada por Paulo de Jerusalém de cima (Gal. 4:26), que será estabelecida sobre o Monte de Sião nos últimos dias Adâmicos, conforme (Isa. 2:2 e Miq. 4:1). Esta cidade será a sede mundial do Governo de Cristo sobre a terra. D'Ela sairá a lei, para os reis e sacerdotes da Jerusalém terrena restaurada anunciar entre as nações, conforme (Isa. 2:3).
4-E a Nova Jerusalém, que depois do Milênio e do Juízo Final descerá no Novo Céu e na Nova Terra, sobre um grande e alto Monte, conforme (Apoc. 21:1).
Conhecendo as duas cidades Celestiais:
Conforme já vimos acima, ao
contrário do que pregam as três principais teologias do arrebatamento (Pré,
Meso e Pós-tribulacionistas) a Bíblia não fala somente de uma Jerusalém
celestial, mas, de duas Jerusalém Celestiais:
1-A Jerusalém celestial Milenar.
2-E
a Nova Jerusalém, pós Milênio.
Desde
o princípio, Deus tem mostrado através dos acontecimentos figurativos que no
Reino Milenar vindouro de Cristo haverá duas capitais; duas Jerusalém: Uma
terrena no sopé do monte Sião, e a outra Celestial sobre o monte de Sião, o destino
da Igreja pós arrebatamento. Estas coisas tem sido mostradas largamente, nos salvamentos dados ao povo de
Deus, os quais foram levados para os quatros principais montes bíblicos; que prefiguravam o Monte de
Sião, o lugar do repouso do povo de Deus, nos fins dos dias:
1-Depois do dilúvio, a arca de Noé repousou no monte de Ararate (Gen. 8:4).
2-Depois de tirar Ló e sua família de Sodoma e Gomorra, os dois anjos os levaram para um
monte (Gen. 19:17).
3-Depois de passar o do mar vermelho, Moisés levou o povo para o Monte de Sinai (Exo.
19:1 a 3).
4-Depois de setenta anos de exílio em Babilônia, Israel volta para o monte de Sião, em
Jerusalém (Sal. 126:1 a 3).
“Ora
tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas PARA AVISO NOSSO, para
quem são chegados os fins dos séculos”. 1Cor. 10:11.
Sião,
o lugar do repouso do povo de Deus nos fins dos séculos:
“E
os resgatados do Senhor VOLTARÃO, E VIRÃO A SIÃO com júbilo e alegria eterna
haverá sobre as suas cabeças: gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a
tristeza e o gemido”. Isa. 35:10.
“Como
pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas
dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os
lugares por onde andam espalhadas, no dia da nuvem e da escuridão.
E as
tirarei dos povos, e as farei vir dos diversos países, E AS TRAREI À SUA TERRA,
E AS APASCENTAREI NOS MONTES DE ISRAEL, junto às correntes e em todas as
habitações da terra.
E em
bons pastos AS APASCENTAREI, E NOS ALTOS MONTES DE ISRAEL SERÁ A SUA MALHADA;
ali se deitarão numa boa malhada, e pastarão em pastos gordos NOS MONTES DE
ISRAEL.
Eu
apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor Jeová”.
Eze. 34:12;13; 14 e 15.
“Assim
diz o Senhor dos Exércitos: Eis que salvarei o meu povo da terra do oriente e
da terra do ocidente;
E
TRÁ-LOS-EI, E HABITARÃO NO MEIO DE
JERUSALÉM, e serão o meu povo, e eu
serei o seu Deus em verdade e em justiça”. Zac. 8:7-8.
“MAS
CHEGASTES AO MONTE DE SIÃO, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e
aos muitos milhares de anjos”. Heb. 12:22.
Fazendo um paralelo entre as duas cidades Celestiais, as
Escrituras nos mostram, as principais diferenças: De tempo e de modo entre elas:
Os
nomes bíblicos da primeira Jerusalém celestial, a Milenar.
-Esconderijo
do Altíssimo (Sal. 91:1).
-Sião,
cidade de Deus (Sal. 87:1;2 e 3).
-Monte
da casa do Senhor (Isa. 2:2)
-Casa
do Deus de Jacó (Isa. 2:3).
-Cidade
do grande Rei (Mat. 5:35).
-Jerusalém
de cima (Gal. 4:26).
-Jerusalém
celestial (Heb. 22:12).
-Cidade
amada (Apoc. 20:9).
-Os nomes bíblicos da segunda cidade Celestial:
Cidade
do meu Deus (Apoc. 3:12).
Nova
Jerusalém (Apoc. 21:2), a Santa Jerusalém (Apoc. 21:2 e 10).
-Diferença
cronológica entre uma cidade e a outra:
Mil
anos (Apoc. 20:5-6 e 7).
-Diferenças de promessas:
Jesus foi preparar lugar para a igreja, na Jerusalém Celeste Milenar.
"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito VOU PREPARAR-VOS LUGAR". Jo. 14:2.
Deus, já preparou lugar para seu povo, na Nova Jerusalém:
"Mas, agora, desejam uma melhor. isto é, a Celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar se Deus, porque JÁ LHES PREPAROU UMA CIDADE". Heb. 11:16.
-Diferenças de Montes:
Jesus foi preparar lugar para a igreja, na Jerusalém Celeste Milenar.
"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito VOU PREPARAR-VOS LUGAR". Jo. 14:2.
Deus, já preparou lugar para seu povo, na Nova Jerusalém:
"Mas, agora, desejam uma melhor. isto é, a Celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar se Deus, porque JÁ LHES PREPAROU UMA CIDADE". Heb. 11:16.
-Diferenças de Montes:
A
Jerusalém Celeste Milenar, descerá do céu nos últimos dias, nesta terra sobre o
Monte de Sião (Isa. 2:1-2 - Miq. 4:1-2 - Zac. 8:3 - Sal. 87).
Já a
Nova Jerusalém descerá no Novo Céu e na Nova Terra, sobre um grande e alto
monte (Apoc. 21:10). Detalhe: Na Nova criação não existirá o Monte de Sião.
-Diferenças de Tribunais (juízos):
Antes do Milênio haverá o julgamento das nações - o Tribunal de Cristo, na Jerusalém Celestial, cujo
juiz será Cristo (Sal. 122:5 - Isa. 25: 7 - Mat. 25:31 a 46 – Jo. 12:48 - Rom. 14:10 - 2Cor. 5:10 - Apoc. 20:4).
Antes da Nova Jerusalém, ser estabelecida haverá o Juízo Final – o Trono Branco, cujo Juiz será Deus (Apoc. 20:11 a 15).
-Diferenças de sedes dos governos:
A
Jerusalém Celestial Milenar será a sede do Governo mundial de Cristo e da
Igreja, também chamada Hefeziba (o Senhor justiça nossa- Isa. 62:4).
Já a
Nova Jerusalém será a sede do Governo universal de Deus e do Cordeiro, também chamada, a cidade de Deus (Apoc. 3:12).
-Diferenças de aspectos das cidades celestiais:
O
formato da Jerusalém celestial Milenar, não foi ainda revelado pelas Escrituras.
-Já
o formato da Nova Jerusalém é em quadrado, tanto seu comprimento, altura como
sua largura são iguais (Apoc. 21:16).
-Diferença no sol e na lua:
Quando
o Senhor manifestar a sua glória em Sião, na Jerusalém Celestial Milenar, a lua
se envergonhará e o sol se confundirá (Isa. 24:23).
Já
na Nova Jerusalém, não haverá luz, nem do sol e nem da lua, pois a Glória de Deus e a
lâmpada do Cordeiro a alumiará (Apoc. 21:23.
-Diferenças de tronos:
Na
Jerusalém Celestial Milenar, estarão os tronos do juízo, e os tronos da casa de
Davi (Sal. 122:5).
Já
na Nova Jerusalém, haverá apenas dois Tronos: O de Deus e do Cordeiro (Apoc.
22:1)
-Diferenças de Templo:
Na Jerusalém Celestial Milenar, ainda haverá templo (Apoc. 16:1).
Na Jerusalém Celestial Milenar, ainda haverá templo (Apoc. 16:1).
Já
na Nova Jerusalém, não haverá templo (Apoc. 21:22).
-Diferença no quesito mar:
Sob
o governo de Cristo, na Jerusalém Celestial Milenar, Jesus dominará de mar a
mar (Sal 72:7-8).
Já
sob o governo de Deus e do Cordeiro na Nova Jerusalém, o mar não existirá
(Apoc. 21:1).
-A lei:
A
Jerusalém Celestial Milenar terá como base, o Monte de Sião. A lei sairá do Trono de Cristo, da Jerusalém Celeste, p/ os sacerdotes da
Jerusalém terrena anunciar a Palavra de Deus dentre as nações, que fora dantes ressuscitadas e arrebatadas (Isa. 2:3).
Já
na Nova Jerusalém, não há nenhum registro dalguma Jerusalém terrena na base do
grande e alto Monte; senão que, no
meio da praça da cidade haverá a árvore da vida, que produzirá doze frutos em cada mês, e as folhas
da árvore são para a saúde das nações (Apoc. 22:2).
-A
transição da cidade, do primeiro céu e da primeira terra:
A
primeira Jerusalém celestial Milenar, juntamente com a primeira terra e o
primeiro céu (atmosférico), serão transitórios, pois passarão no fim do Milênio
(Apoc. 21:1).
Já o
Novo Céu, a Nova terra e a Nova Jerusalém,
permanecerão de eternidade à eternidade, para todo o sempre (Apoc.22:5).
-As
glórias:
A Jerusalém Celestial Milenar, será de menor glória (para facilitar a adaptação dos cristãos ao ambiente celeste).
A Jerusalém Celestial Milenar, será de menor glória (para facilitar a adaptação dos cristãos ao ambiente celeste).
Já a
Nova Jerusalém, será de glória maior do que da primeira cidade Celestial
Milenar, conforme disse o profeta Ageu:
"A glória desta última casa (Nova
Jerusalém), será maior do que a da primeira (da
Jerusalém Celeste), diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz
o Senhor dos Exércitos". Ag. 2:9.
O
profeta Isaías nos capítulos 60 e 62 descreve que a glória de Jerusalém sempre irá
aumentando. João, o apóstolo amado, teve a felicidade de ver a incomparável glória
da Nova Jerusalém.
“Eu,
João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, endereçada como uma esposa ataviada para o seu marido...
E
tinha a glória de Deus. A sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima,
como a pedra jaspe, como o cristal resplandecente.
E
tinha um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas, doze anjos, nomes escritos sobre elas, que são os nomes
das doze tribos de Israel”. Apoc. 21:2; 11 e 12.
Conforme
vimos, mesmo Deus falando muitas vezes e de muitas maneiras nos profetas, que o
destino Milenar do seu povo será Sião, a tradição evang/cristãs, contaminadas com os
ensinos escatológicos dos pais da Igreja contemporânea, tem ensinado por
séculos, que no arrebatamento, a Igreja será levada para o céu (além das estrelas),
tentando anular com isto, todas as promessas Milenares dadas pelo Senhor ao seu
povo.
Entretanto,
vamos orar para que as Lideranças evang/cristãs (principalmente os
Amilenistas) enxergar, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, para aprenderem a honrar mais as Escrituras, que as tradições enganosas infiltradas
no meio cristão.
Jaime
e Júlio.
Atenção: o nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br
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