Não!!! Esse, é mais outro grande engodo teológico, que vem se arrastando por séculos no meio cristão. A maioria teológica pós-moderna, baseados em apenas dois versos de Apocalipse 20:5-6, tem interpretado mal a passagem da primeira ressurreição, levando a conclusões erradas e consequente acréscimo das Escrituras, exatamente por falta de conhecimento bíblico.
Primeiro ponto:
Não existe nenhum registro bíblico de uma segunda ressurreição p/ os ímpios,
fora da primeira ressurreição; e nem também, mil anos de diferença entre uma e
outra.
Segundo ponto:
Não podemos fazer uma doutrina, baseada apenas nos dois versículos de
Apocalipse 20:5-6, divorciados do seu contexto. Texto sem contexto, é pretexto.
Vejamos o que disse Daniel, sobre a primeira ressurreição:
Vejamos o que disse Daniel, sobre a primeira ressurreição:
“E naquele tempo se levantará Miguel, o grande
príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de
angústia, qual nunca houve; desde que houve nação até àquele tempo; MAS NAQUELE TEMPO LIVRAR-SE-Á O TEU POVO, todo aquele que se achar escrito no livro.
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão uns para a vida
eterna, e outros para a condenação eterna”. Dan. 12:1-2..
E o que disse também, Jesus:
"E os que fizeram o
bem SAIRÃO PARA A RESSURREIÇÃO DA VIDA; e OS QUE FIZERAM O MAL PARA A RESSURREIÇÃO DA CONDENAÇÃO”. Jo.
5:28-29.
Idem, Paulo:
"Tendo esperança em Deus, como estes mesmo também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos". Atos 24:15.
Conforme vimos, nem Daniel, nem Jesus e nem Paulo, colocaram mil anos de diferença entre a primeira e a segunda ressurreição, como querem os teologandos em geral; pelo contrário, eles apresentaram as ressurreições, com destinos diferentes, dentro da mesma primeira ressurreição.
Terceiro ponto: O Evangelho foi anunciado, não somente para a salvação dos que creem (Atos 16:31), mas também, para a condenação dos que não creem (Jo. 3:36). Por isso, Cristo em sua morte, desceu ao inferno e pregou aos espíritos em prisão, afim deles ter também o direito de ressuscitar na primeira ressurreição, para comparecerem ao julgamento do último dia (Jo. 12:48).
“Os quais hão de dar conta ao que está preparado PARA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS;
Porque por isso foi pregado o evangelho aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens, na carne, mas vivessem segundo Deus, em espírito”. 1Ped. 4:5-6.
"Quem me rejeitar a mim e não receber as minhas palavras (o Evangelho) já tem quem o julgue; a palavra que eu tenho pregado, ESSA O HÁ DE JULGAR NO ÚLTIMO DIA”. Jo. 12:48.
“Porque TODOS DEVEMOS COMPARECER AO TRIBUNAL DE CRISTO, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou o bem ou o mal". 2Cor. 5:10.
Portanto, a mesma Palavra pregada, é quem confirmará no Tribunal de Cristo, a salvação ou condenação daquele que a ouviu, conforme disseram Pedro, Jesus e Paulo.
Portanto, a mesma Palavra pregada, é quem confirmará no Tribunal de Cristo, a salvação ou condenação daquele que a ouviu, conforme disseram Pedro, Jesus e Paulo.
Quarto ponto: Se a primeira ressurreição, é necessária para os justos comparecerem à direita do Senhor na condição de ovelhas com corpos já glorificados, no seu Tribunal para herdar o Reino Milenar...
"Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo". Mat. 25:34.
...de forma semelhante, também, a primeira ressurreição, será necessária para os injustos, comparecerem à esquerda do Senhor, com corpos tenebrosos, na condição de bodes, no mesmo dia, e no mesmo Tribunal para receberem sua condenação: "Apartai-vos de mim malditos..." (Mat. 25:41).
...de forma semelhante, também, a primeira ressurreição, será necessária para os injustos, comparecerem à esquerda do Senhor, com corpos tenebrosos, na condição de bodes, no mesmo dia, e no mesmo Tribunal para receberem sua condenação: "Apartai-vos de mim malditos..." (Mat. 25:41).
O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO NÃO REVIVERAM?
“Mas os outros mortos, não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição”. Ap. 20:5.
A
expressão não reviveram, apresentada no verso áureo é uma das
passagens mais mal interpretada pelas teologias em geral pois, seu significado se abre em
dois sentidos: Ressurreição e Milênio. Senão vejamos:
A maioria teológica interpretam que os injustos não reviveram, porque não participaram da primeira ressurreição. Entretanto, a Bíblia diz ao contrário, que eles não Reviveram, para participar do Milênio. Confira a Escritura comigo:
A maioria teológica interpretam que os injustos não reviveram, porque não participaram da primeira ressurreição. Entretanto, a Bíblia diz ao contrário, que eles não Reviveram, para participar do Milênio. Confira a Escritura comigo:
Para os justos ressuscitados/arrebatados na
primeira ressurreição, a Escritura liga a sua sobrevida ao Reino Milenar,
dizendo:
“...E viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”. Apoc. 20:4b.
Já para a classe dos injustos, a mesma Escritura
usa um termo diferente, descartando-os do Reino Milenar: “Mas os
outros mortos não Reviveram
até que os mil anos se acabaram”. Apoc. 20:5a.
Conforme vimos, tanto a situação dos que
VIVERAM, quanto os que NÃO REVIVERAM, João as relacionou, não com a primeira
ressurreição, mas com o Reino Milenar de Cristo, pois, ele tinha um bom motivo
“CRONOLÓGICO” para diferenciar, uma situação da outra, ou seja: O REINO MILENAR da PRIMEIRA
RESSURREIÇÃO; senão vejamos:
Até aquele momento, que estava relatando os
acontecimentos do capítulo 20, João, já havia descrito antes, “quatro eventos escatológicos”, após os dias da primeira ressurreição, ante a Sétima e última
trombeta; os quais, contados de trás pra frente, ele descreveu assim:
4-O
Reino Milenar de Cristo (Apoc. 20:4b.)
3-O
Tribunal de Cristo (Apoc. 20:4a.)
2-A
Batalha do Armagedom (Apoc. 19:11 a 21).
1-As
sete taças da Ira de Deus (Apoc. 15)
A Sétima trombeta (a dos dias da primeira
ressurreição/arrebatamento). A mesma Ceifa da Seara da terra (Apoc.
10:7 – 11:15 e 14:14-15).
Portanto,
no capitulo 20:5, João se referindo aos injustos, usou sabiamente a expressão: NÃO REviveram,
mostrando claramente que eles VIVERAM (ressuscitaram) também, na primeira ressurreição p/ serem julgados no Tribunal de Cristo; e uma vez amaldiçoados, foram excluídos do Reino Milenar de Cristo. Portanto, não tiveram sobre vida, para entrar no Milênio. “...não Re-viveram até que os mil anos se acabaram”.
O significado Bíblico da palavra Reviver é: Renascer, renovar-se, REVIVER OUTRA VEZ. Renascer: Só Re-nasce, quem já era nascido. Só Renova, quem já era novo. Só se Revive, quem JÁ ESTAVA VIVO. Portanto, conforme vimos, os injustos VIVERAM SIM, na primeira ressurreição; porém, Não REviveram para entrar no Milênio!!!
No livro de Lucas 16, temos mensagem
semelhante, porém de forma antagônica a essa dos injustos, mostrando claramente
que em ambas as situações, tanto o filho pródigo, como os injustos, JÁ ESTAVAM VIVOS, para Reviver (no caso do filho pródico)... “Estava morto (p/ seu pai) mas, reviveu”. Luc. 15:32.
...
ou no caso dos injustos, NÃO REviveram para o Milênio. “...não reviveram até que os mil anos se acabaram”.
O QUE SIGNIFICA TER
PARTE NA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO?
“Bem
aventurado e santo aquele que TEM PARTE
na primeira ressurreição...” Apoc. 20:6a.
O significado “TER PARTE” é também, outra das passagens
bíblicas, mais mal interpretada pelas teologias em geral; pois, o contexto bíblico de “TER PARTE”, não significa "participar da
primeira ressurreição", como por séculos tem sido interpretado erroneamente pelas
teologias em geral; mas, sim, que e o salvo TEM RECOMPENSA (galardão)
no Reino Milenar de Cristo.
No original Hebraico (יש חלק) significa: Existe uma parte.
No original Grego (έχουν μέρος) significa: Ter parte.
A primeiro registro bíblico desta expressão está na passagem de Gênesis, 14; quando Abraão destruiu os cinco reis que tinham levado cativo os moradores de Sodoma, Ló e sua família. Depois do resgate dos cativos, o rei de Sodoma, como recompensa daquela batalha deu "A FAZENDA" (despojos, galardão) à Abraão; o qual recusou receber. Porém, a transferiu aos seus servos, os despojos daquela guerra, dizendo:
"Salvo tão somente o que os jovens comeram E A PARTE que toca aos varões que comigo foram, Aner, Escol e Manre; estes que tomem A SUA PARTE". Gen. 14:34.
Portanto, a expressão"TER PARTE" era conhecida por toda a Igreja primitiva; idem por João,
quando a escreveu no livro do Apocalipse 20:6. Como um israelita nato, ele conhecia
muito bem, “a lei
da divisão da presa” (Num. 31:25), a partilha dos DESPOJOS, registrada mais tarde, no estatuto de Moisés.
No original Hebraico (יש חלק) significa: Existe uma parte.
No original Grego (έχουν μέρος) significa: Ter parte.
A primeiro registro bíblico desta expressão está na passagem de Gênesis, 14; quando Abraão destruiu os cinco reis que tinham levado cativo os moradores de Sodoma, Ló e sua família. Depois do resgate dos cativos, o rei de Sodoma, como recompensa daquela batalha deu "A FAZENDA" (despojos, galardão) à Abraão; o qual recusou receber. Porém, a transferiu aos seus servos, os despojos daquela guerra, dizendo:
"Salvo tão somente o que os jovens comeram E A PARTE que toca aos varões que comigo foram, Aner, Escol e Manre; estes que tomem A SUA PARTE". Gen. 14:34.
Quando os filhos de Israel, saiam para guerrear contra uma cidade ou aldeia adversária, no final da batalha eles REPARTIAM ENTRE SI, OS DESPOJOS da guerra, “A PARTE” que cabiam a cada um, era também chamada de RECOMPENSA dos vencedores daquela batalha. Séculos mais tarde, depois de vencer seus inimigos amalequitas, Davi estabeleceu “a lei da presa”, como estatuto e direito em Israel (1Sm. 30:25).
“Porém Davi disse: Não fareis assim, irmãos
meus, com o que nos deu o Senhor, que nos guardou, e entregou a tropa, que
contra nós vinha, nas nossas mãos.
E quem em tal daria ouvidos? Porque qual É A PARTE dos que desceram à peleja, tal também será A PARTE dos que ficaram com a bagagem, igualmente repartirão”.
1Samuel 30:23-24.
Portanto, em Apoc. 20:6, João queria mostrar aos cristãos, que aqueles que fossem fieis até ao fim terão PARTE: RECOMPENSA – HERANÇA – GALARDÃO no Reino
Milenar de Cristo, na primeira ressurreição.
Em contra partida, mostrar também, que os injustos NÃO TERÃO PARTE NO REINO MILENAR DE CRISTO; pelo contrário, sua PARTE será o inferno.
Em contra partida, mostrar também, que os injustos NÃO TERÃO PARTE NO REINO MILENAR DE CRISTO; pelo contrário, sua PARTE será o inferno.
CONHECENDO TUDO SOBRE A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO
A
primeira ressurreição originou-se no princípio, na primeira promessa de
redenção, dada por Deus, à Adão e Eva, depois que o casal patriarcal pecaram.
“E porei
inimizade entre ti e a mulher e entre a sua semente e a tua semente; esta te
ferirá a tua cabeça, e tu lhes ferirás o calcanhar”. Gen. 3:15.
2-Qual o objetivo da primeira
ressurreição?
O
objetivo da primeira ressurreição, é o de resgatar a promessa de Deus, o corpo
de glória que Adão e Eva tinham no princípio, e estender essa glória a todos
seus descendentes sobre a terra Milenar, conforme (Gen. 1:28). O resgate dessa
mesma promessa, Paulo ensinou também séculos à frente:
“Porque a
criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade mas por causa daquele que
a sujeitou.
Na
esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da
corrupção, PARA A
LIBERDADE DA GLÓRIA DOS FILHOS DE DEUS.
Porque
sabemos que toda a criação geme e está com dores de parto até agora”. Rom.
8:20;21 e 22.
3- Sobre qual corpo será a primeira
ressurreição?
A
primeira ressurreição será para todo o corpo de carne Adâmica (formado do pó da
terra). Após essa ressurreição e o arrebatamento da Igreja, os corpos dos
salvos ou dos condenados, serão de outra consistência, pois; "nem a carne e nem o
sangue herdará o Reino de Deus" (1Cor. 15:50). Em razão disso, é que não haverá
uma segunda ressurreição para os ímpios ao final do Milênio, pois, ninguém possuirá mais, um corpo Adâmico formado do pó da terra; uma vez que esse processo já terá ocorrido antes, na primeira ressurreição, as almas que já
passaram por ela, não ressuscitam mais.
Conforme vimos, a partir da primeira ressurreição no último dia, OS CORPOS, SERÃO TODOS
ESPIRITUAIS, duma outra consistência; os quais, Deus dará a cada um, segundo a
suas obras, conforme disse Paulo:
“Mas Deus
dá-lhe o corpo como quer e A CADA SEMENTE, O
SEU PRÓPRIO CORPO”. 1Cor. 15:38.
1-Como ressuscitarão os
corpos dos justos?
Os
justos, por ocasião da primeira ressurreição e do arrebatamento, receberão
corpos de Luz e incorruptíveis, conforme disseram Jesus e Paulo:
“A candeia
do corpo são os olhos; de sorte que se teus olhos forem bons, TODO O TEU CORPO TERÁ LUZ”. Mat.
6:22.
"Num
momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta
soará, e os mortos RESSUSCITARÃO
INCORRUPTÍVEIS, e NÓS SEREMOS TRANSFORMADOS”. 1Cor. 15:52.
2-Como ressuscitarão os
corpos dos injustos:
Já
os injustos, na primeira ressurreição, receberão corpos tenebrosos e de trevas,
”Se,
porém, os teus olhos forem maus, o teu CORPO
SERÁ TENEBROSO. Se porém, a luz que em ti há são trevas, QUÃO GRANDES SERÃO TAIS TREVAS”.
Mat. 6:23.
Depois da primeira ressurreição, os ressuscitados irão para o Tribunal de Cristo, donde será separados os bodes das ovelhas:
“E, quando
o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos com ele, então se
assentará no trono da sua glória;
E todas as
nações serão reunidas diante dele, E APARTARÁ UNS DOS OUTROS, COMO O PASTOR APARTA DOS BODES AS OVELHAS”. Mat. 25:31-32.
"...Pois
TODOS HAVEMOS DE COMPARECER ANTE O TRIBUNAL DE CRISTO.
Porque
está escrito: que TODO O JOELHO se dobrará diante de mim, e TODA a língua confessará
a Deus." Rm. 14:10b.
1-
No Tribunal de Cristo, os justos com corpos glorificados, comparecerão à
direita do Senhor, na condição de ovelhas. “E porá as ovelhas À
SUA DIREITA...Mat. 25:33a...Para:
a).Receber seus
galardões. Mt. 25:34
b).Estar de vestes
brancas. Ap. 3:5
c).Ajoelhar e confessar
o nome de Jesus. Rm. 14:11
d).Cantar um novo
cântico. Ap. 15:3
e).Entrar no Milênio.
“E VIVERAM, e reinaram com Cristo,
durante mil anos”. Ap. 20:4 - Mt. 25:34.
2-
Já os injustos, comparecerão no mesmo Tribunal, à esquerda do Senhor, na
condição de bodes. ”Mas os bodes à esquerda”. Mat. 25:33b.
Para:
a).Receberem sua
condenação. Mt. 25:41
b).Estarem nus. Ap.
3:18b.
c).Ajoelhar e confessar
o nome de Jesus. Rm. 14:11
d).Chorar e ranger os
dentes. Lc. 13:28
e).Serem excluídos do
Milênio.
“Mas os outros mortos, NÃO REviveram, até que os mil anos se acabaram. ESTA É A PRIMEIRA
RESSURREIÇÃO”. Ap. 20:5 - Mt. 25:41.
Nota: As teologias Amilenistas, principalmente as de
ramos sabatistas (A.D.S.D. Adventistas da Promessa e outros...), para não ter
que admitir que haverá um Reino Milenar de Cristo e a Igreja sobre a terra, ignoram
o juízo do Tribunal de Cristo; usando uma desculpa esfarrapada, ensinam que o Tribunal
de Cristo é o mesmo Juízo final – o Trono branco. Porém, as Escrituras são
claras, mostrando as grandes diferenças de tempo e de julgamentos, entre um e o
outro; conforme a seguir:
-O tribunal de Cristo em
relação ao Milênio: Será
realizado ANTES do Reino Milenar de
Cristo e a Igreja, sobre a terra (Mat. 25:31 a 46 - Apoc. 20:4-5.).
O Juízo
Final em relação ao Milênio: Será realizado DEPOIS do Reino Milenar de Cristo (Apoc.
20:11 a 15).
-No tribunal de Cristo: O próprio Jesus, será o
Juiz. (2Tm. 4:1).
No Juízo
Final: Deus, é quem será o Juiz (Apoc. 20:11).
-O local do tribunal de Cristo: Será realizado sob o
nosso primeiro céu atmosférico, no Monte de Sião, sobre a Jerusalém terrena (Sal.
122:5 – Isa. 25:7 - Mat. 25:31 a 34).
O Juízo Final, será realizado no Novo céu (Apoc. 20:11).
-No tribunal de Cristo: O céu e a terra, não
passarão com a presença do Senhor.
No Juízo
Final: O céu e a terra passarão, por causa da presença de Deus (Apoc.
20:11).
-No tribunal de Cristo: Não será aberto o Livro
da Vida, mas, o livro das obras (2Cor. 5:10).
No Juízo
Final: Será aberto o livro das obras e o Livro da Vida (Apoc. 20:12).
-Antes do tribunal de
Cristo:
A besta e o falso profeta serão lançados no lago de fogo (Apoc. 19:20).
-Depois do
Juízo Final: A morte e o inferno serão lançados no lago de fogo (Apoc.
20:14).
-No tribunal de Cristo: A morte e o inferno,
ainda não serão julgados.
-No Juízo Final: A morte e o inferno, serão
julgados (1Cor. 15:24 a 26 -Apoc. 20:14).
-No tribunal de Cristo: As
almas dos injustos, irão para a região de cárcere – Isa. 24:22 (inferno).
-No
Juízo Final: Os condenados irão juntamente, com
a morte e o inferno para o lago de fogo (Apoc. 20:14-15).
Confira no nosso gráfico tribulacional Pos-R.B. onde
se encontra o Tribunal de Cristo, e onde está o Juízo Final – o Trono Branco;
diferença grande, que somente as teologias Amilenistas, na sua
cegueira teológica, não enxergaram até agora!
O MILÊNIO DE
CRISTO E A IGREJA SOBRE A TERRA
Mil anos de restauração da terra (Apoc. 20:5-6). A cidade sede
do Reino de Cristo e a Igreja será a Jerusalém celestial, sobre o Monte de
Sião em Jerusalém (Zac. 8:7-8 - Heb. 12:22). Cristo dominará de mar a mar (Sal.
72:8). Haverá paz e prosperidade, multiplicação da ciência, e toda a terra se
encherá da glória de Deus (Hab. 2:14) até chegar a glória semelhante do princípio (Eze. 36:35-36).
Nota: As teologias Amilenistas, costumam usar algumas passagens
bíblicas, para tentar fundamentar a sua teoria, de que não haverá um Reino
Milenar de Cristo, literal sobre a terra. Seus versos favoritos, são aqueles
que afirmam que o Reino de Cristo, seria é eterno (Luc. 1:33) e não apenas de
mil anos.
É evidente que o reinado
de Jesus, é eterno, porém, a terra Adâmica não será. Os nossos amigos
Amilenistas, esquecem de considerar, que o Reino Milenar de Cristo sobre a terra, será
ainda, uma dispensação intermediária de “restauração de toda a terra”, antes da Igreja passar para a Eternidade; a
qual, depois disso, passará (Apoc.
21:1).
As teologias Amilenistas, ignoram que é mister que primeiro, seja cumprida a Palavra de Deus, empenhada
no princípio ao primeiro Adão e seu domínio (Reinado) sobre toda a terra (Gen.
1:26), que em virtude do pecado do casal patriarcal,
esse reinado não foi cumprido em sua plenitude, por nenhuma geração
Adâmica até hoje. Por esta razão, é que Deus, enviará “o último Adão – o
Cristo” (1Cor. 15:45 a 47), para fazer cumprir a sua Palavra, na restauração de
toda a terra e de todas as suas criaturas, a partir da sua vinda e do seu Reino
Milenar, conforme a sua promessa (Isa. 49:8 – Eze. 36:35:36 - Hab. 2:14 - Atos
3:21).
Depois do Milênio, os injustos comparecerão ao Juízo Final, não
ressuscitados através duma suposta segunda ressurreição (como tem ensinado
erroneamente a maioria teológica); mas, serão apenas dados: Pelo mar, morte e
o inferno, como ensinou João:
"E
DEU O MAR os mortos
que nele havia; e A MORTE E O INFERNO DERAM
os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas
obras". Apoc. 20:13.
Após o Juízo Final, a
Igreja por sua vez, será transformada para a eternidade, no Novo céu e na Nova
terra, de glória em glória
“Mas todos nós com cara descoberta, refletindo
como espelho a glória do Senhor, SOMOS
TRANSFORMADOS DE GLÓRIA EM GLORIA, na mesma imagem, como pelo Espírito do
Senhor”. 2Cor. 3:18.
Jaime e Júlio.
Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br
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