“Mas
considerai isto: se o pai de família soubesse a que
vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não
deixaria minar a sua casa,
Por
isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à
hora em que não penseis”. Mat. 24:43-44.
Sim, Jesus virá como o ladrão, porém,
dentro de quatro maneiras diferentes:
a-O ladrão chega de surpresa (sem avisar).
-Porém,
Jesus já avisa a sua Igreja os sinais da sua vinda (Luc. 21:28 – 1Tes. 5:4),
menos o dia, a hora e o momento dela.
b-O ladrão vem para levar bens preciosos da casa.
-Porém,
Jesus virá para levar primeiro o joio do mundo (Mat. 24:39); depois, Ele levará as joias – o
trigo no seu celeiro (Mat. 13:30).
c-O ladrão somente gera prejuízos, lágrimas e
tristezas.
-Na
sua vinda, Jesus causará mortes e assolações para os ímpios em toda a terra
(Isa. 66:15-16). Para a sua Igreja, gozo e alegria no livramento na ira (Mal.
3:17-18 – 1Tes. 1:10).
d-A presença e a ação do ladrão, muitas vezes
somente é percebida depois.
-Na
vinda de Jesus, sua presença será percebida mundialmente, “todo olho o verá”
(Apoc. 1:7); a sua ação, toda a carne pecadora sofrerá (Apoc. 6:15 a 18 e cap.
8).
A vinda de Jesus como o ladrão, cronologicamente
falando somente ocorrerá após “a meia noite profética”, os dias da “apostasia –
1ª Besta” e da manifestação do “filho da perdição - anticristo”, conforme
disseram Daniel (12:1-2), Jesus (24:29,30-31), Paulo (2Tes. 2:1 a 4) e João (Apoc.
6:12 a 17). As teologias Pré e Meso-tribulacionistas, erram ao pregar essa
mensagem porque desconhecem cinco quesitos bíblicos importantes:
1)- A SURPRESA DO LADRÃO:
“Pois
quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina
destruição, como as dores de parto, àquela que está grávida, e de modo
nenhum escaparão”. 1Tes. 5:3.
As teologias Pré- e Meso-tribulacionistas,
apresentam a surpresa da vinda de Jesus como o ladrão para todos: ímpios e
justos.
O que ensina a Escritura?
Primeiro: A Escritura ensina que a surpresa da
vinda do Senhor no último tempo, será apenas para os que estão em
trevas, e não para os cristãos prudentes que estão na luz; estes,
conhecem "os tempos e as estações" da vinda.
“Mas
vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia
vos surpreenda como um ladrão”. 1Tes.5:4.
Segundo: A Escritura ensina não uma, mas duas
vindas súbitas de Jesus como ladrão:
1)-Uma Vinda particular, invisível de morte p/
o cristão infiel, a qualquer momento, antes da chegada da “noite - Grande
tribulação”; vinda essa, confundida pelos Pré e Mesos, com a vinda global do
Senhor nos últimos dias.
“Virá
o senhor daquele servo no dia em que não espera, e numa
hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua
parte com os infiéis”. Luc. 12:46.
2)- E uma vinda coletiva e global, visível, sonora,
com poder e grande glória, a qualquer momento, depois dos sinais “tempos e
estações” - meia noite” tribulacional.
“Ora, quando (tempo) estas
coisas começarem acontecer, olhai para cima e levantai as vossas
cabeças, porque a vossa redenção está próxima.
E
disse-lhes: uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores;
Quando
já tem rebentado, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está
já o verão (estação). Luc. 21:28, 29 e 30.
2)- O DIA E
A HORA DA VINDA:
“Porém, daquele
dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus. Nem o Filho, mas
unicamente meu Pai. Mat. 24:36.
A teologia
Pré e Meso-tribulacionistas, afirmam que o dia e hora da vinda ninguém sabe;
por isso, Jesus pode vir subitamente a qualquer momento!
O que ensina
a Escritura?
Que a cronologia da vinda de Jesus, não está ligada apenas ao “dia, hora e
momento da vinda; mas, também, “ao ano, mês, estações em que ocorrerá “o dia,
hora e o momento da vinda. O Senhor foi bastante claro, que o dia e a hora, ninguém
sabe; porém, já quanto aos tempos e estações próximos a sua vinda, a Igreja
saberá.
“A mulher, quando está para dar à luz, sente
tristeza, porque é chegada a sua
hora; mas depois de ter dado a luz a criança, já se não lembra da aflição, (idem Mat. 24:29) pelo prazer de haver
nascido um homem no mundo”. João 16:21.
Em razão
disso, que todo o contexto da mensagem de Mateus 24, está centralizada nos sinais dos “tempos e estações” da
vinda do Senhor como ladrão; cuja pergunta dos discípulos feita ao Senhor, não foi
sobre “o dia e hora da sua vinda”, mas sobre “os sinais”,
que antecederiam o dia e a hora da vinda.
“E estando
assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em
particular dizendo: Dize-nos quando serão estas
coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do
mundo? Mat. 25:3.
3)- OS SINAIS DA VINDA (tempos e estações):
“Mas,
irmãos acerca dos tempos e das estações, não
necessitais de que vos escreva”. 1Tes. 5:1.
A teologia Pré- e Meso-tribulacionistas, afirmam
que a vinda do Senhor somente pode ser eminente como o ladrão, se não houver
nenhum sinal antes.
O que ensina a Escritura:
Ao contrário disso, no verso acima, Paulo elogiou
os irmãos de Tessalônica pelo seu conhecimento profético, dos “tempos e as
estações” próximos à vinda do Senhor; entre “os vários sinais" anteriores da vinda do Senhor, eles conheciam a manifestação da “apostasia” – a 1ª
besta e o filho da perdição (2Tes. 2:1 a 4), cuja falsa paz e segurança
mundial, estes personagens malignos, promoveriam nos dias da última semana de Daniel (Dan 9:27).
“Pois
quando disserem: Há paz e segurança, então lhes
sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto, àquela que está
grávida, e de modo nenhum escaparão”. 1Tes. 5:3.
Exatamente, por conhecer os tempos e as estações
que antecedem os dias da vinda do esposo, que as cinco virgens prudentes
obtiveram “antes” da meia noite (Gr. tribulação) não somente o
azeite nas lâmpadas, mas, principalmente “a reserva dele - o
azeite nas vasilhas” (o conhecimento profético, Apoc. 1:3), para
seguir ao encontro do esposo noite a dentro.
Ao passo que, as cinco virgens néscias foram
surpreendidas com a falta do azeite em suas vasilhas, pois, confiaram em teorias de homens, que a Igreja seria arrebatada antes da meia
noite (Gr. tribulação).
4)- A GRANDE NOITE PROFÉTICA:
Jesus:
“Mas
considerai isto: se o pai de família soubesse a que
vigília da noite havia de vir o
ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Mat. 24:43
Paulo:
“Pois
vós, mesmos estais inteirados com precisão de que o dia do Senhor vem como
ladrão de noite". 1Ts.5.2.
Pedro:
“Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite...” 2Ped. 3:10a.
As teologias Pré e Meso-tribulacionistas em suas
pregações escatológicas, não costumam mencionar a expressão “noite”, porque vai contra a eminência da teoria do arrebatamento secreto (antes da Grande
tribulação), ensinado por essas teologias.
O que ensina a Escritura:
A Escritura ensina que o significado profético da
expressão noite, é Grande tribulação, Jesus disse à Igreja, que importava
trabalhar (pregar o Evangelho) enquanto era dia, pois viria a noite, quando
ninguém poderia trabalhar.
“Convém
que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite
vem, quando ninguém pode trabalhar”. Jo. 9:4.
A chegada da “meia noite”, foi e será o fator de
separação do joio, do trigo; das cinco virgens néscias, das cinco virgens sábias.
“Mas, à
meia noite, ouviu-se um clamor: Ai vem o esposo! Saí-lhe ao encontro!
Então,
todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas.
E
as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossa
lâmpadas se apagam”. Mat. 25:6, 7 e 8.
5)- A VIGILÂNCIA:
“Vigiai,
pois, não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor”. Mat. 24:42.
As teologias Pré- e Meso-tribulacionistas, ensinam
que o cristão deve viver sempre em vigilância, orando, jejuando, perseverando
na Igreja; pois a vinda e o arrebatamento pode acontecer a qualquer momento.
O que ensina a Escritura?
As mesmas recomendações acima, menos que Jesus virá
como o ladrão de forma mundial; senão individual p/ o cristão infiel; pois,
conforme vimos através das duas chaves escatológicas, “do tempo e do modo e a ordem dos sinais do fim”, sua vinda
coletiva e global, somente acontecerá após os dias da apostasia e do anticristo
(2Tes. 2:1 a 4), idem o arrebatamento.
Por não crerem que a Igreja passará pela “noite”
(Grande tribulação), que a teologia Pré-tribulacionista, se omite de pregar que: Também faz parte da vigilância do cristão, "o conhecimento das
profecias".
“Não
havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é
bem-aventurado”. Prov. 29:18.
“Bem-aventurado aquele que lê, e os
que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nelas estão
escritas; porque o tempo está próximo”. Apoc. 1:3.
Graças ao seu conhecimento profético, que as cinco
virgens prudentes não se corromperam a partir da “meia noite”, pois tinham a reserva do azeite em suas vasilhas para
continuar com suas lamparinas acesas, noite a dentro ao encontro do esposo.
"...E as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta". Mat. 25:10.
Jaime e Júlio.
Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br
Muito bem explicado, parabéns pelo texto elaborado. Partilho da mesma linha de compreensão. Graça e Paz!
ResponderExcluirGraça e paz,irmão Tiago, obrigado!
ResponderExcluirDeus o abençoe!
Jaime e Júlio.