A Grande Tribulação: Quando e como?


Graça e Paz.

Para meditar:

 “A Teologia que não domina o tema Grande tribulação, pode ensinar com autoridade a vinda de Jesus e o arrebatamento da Igreja?”

Ninguém pode ensinar com propriedade, o tema a Grande tribulação, se primeiro não despojar dos erros escatológicos das três principais escolas do arrebatamento: Pré, Meso e Pós-tribulacionistas Sistemáticos; que, diga-se de passagem, não entendem nada de profecia!

Conhecendo os erros e a cegueira das três principais teologias atuail:

-A teologia pré-tribulacionista: Ensina que a Gr. tribulação iniciará com a última semana de Daniel, e durará sete anos, terminando com a Vinda de Jesus para reinar Mil anos na terra. Eles ensinam veementemente, que a Igreja não passará pela Grande tribulação, baseado na  teoria de uma Vinda de Jesus em duas fases:
-A primeira fase, secreta para arrebatar a Igreja ANTES DA GR. TRIBULAÇÃO (???).
-A segunda fase, visível com a Igreja, após sete anos de Gr. tribulação (???).

-A teologia Meso-tribulacionista: Ensina que a grande tribulação iniciará com a manifestação do Anticristo (Mat. 24:15), com duração de apenas de 3.5 anos; sendo que, os três primeiros 3.5 anos do Anticristo, serão de paz, e os outros 3.5 anos, serão de perseguição para  Igreja na Gr. tribulação.

-A teologia Pró-bulacionista: Ensina que a Gr. tribulação iniciará na última semana de Daniel, cuja duração será de sete anos, e terminará com a Vinda de Jesus.
Segundo a teoria Pós, a Igreja sofrerá as perseguições dos períodos do Anticristo nos sete anos da última semana.

-O desconhecimento das três teologias, sobre a grande tribulação:
As três principais teologias do arrebatamento, tem ignorado que, a Grande tribulação, é parte também do GRANDE MISTÉRIO da vinda de Jesus e o enlace com sua Igreja. Ou seja: Deus, jamais iria dar de mão beijada, as teologias, o que Ele guardou em oculto para revelar aos profetas, seus servos nos últimos dias. (Jer. 23:20). Portanto, uma vez chegado o tempo da revelação, no limiar da última geração; a Escritura mostra que os sete anos da última semana de Daniel, não representam toda a G.T. senão, apenas “dois”, de “QUATRO PERÍODOS” de toda a Gr. tribulação, num tempo bíblico duas vezes maior de 7 anos: 21 anos (ver Páscoa, Êxodo 12:17-18)
.
1-O primeiro período: Princípio de dores – Ira das nações – 3ª guerra mundial (Mat. 24:7-8).
2-O segundo período: Domínio mundial de 42 meses da 1ª Besta - perseguição aos cristãos (Mat. 24:9 a 13).
3-O terceiro período: Domínio mundial de 1.290 dias do Anticristo - perseguição aos israelitas (Mat. 24:15 a 26).
4-O quarto período: A Vinda de Jesus – a Ira do Cordeiro – O Grande dia do Senhor; seis trombetas das pragas, a sétima trombeta é a dos dias do arrebatamento (Apoc. 10:7 -11:15).

Por desconhecer estes “QUATRO PERÍODOS DA GR. TRIBULAÇÃO” as teologias do arrebatamento atual, erram ao firmar em suas pregações, que a última semana de Daniel (“os sete anos”) representa toda a grande tribulação; e ao fazê-lo, além de pregar o tema tribulacional pelas metades, acabam também pulando dois importantes períodos da Grande tribulação:
1- O Princípio de Dores (Primeiro período da Gr. tribulação – Mat. 24:7-8), que acontecerá antes da última semana.
2- E a Ira do Cordeiro (o quarto e último período da Gr. tribulação – Apoc. 6:12 ao 17), que virá depois da última semana.

-Toda a grande tribulação ensinada por Jesus, foi baseada na última semana de Daniel?
Não! Em Mateus 24, Jesus ensinou apenas “DUAS PARTES” da Gr. tribulação, baseada na última semana de Daniel (3,5 anos da 1ª Besta (Mat. 24:9 a 14), + 3,5 do Anticristo (Mat. 24:15 a 26). Porém, no mesmo livro de Mateus 24, o Senhor agregou “TODA A GR. TRIBULAÇÃO”, baseada numa geração bíblica (40 anos – Heb. 3:9-10), abreviada (Mat. 24:22) p/ 21 anos.

“Em verdade vos digo que NÃO PASSARÁ ESTA GERAÇÃO SEM QUE TODAS ESTAS COISAS ACONTEÇAM”. Mat. 24:34.

-Haverá salvação na Gr. tribulação?
Sim, a salvação pela Graça continuará para os gentios que forem fiéis até ao fim, nos dois primeiros períodos da Gr. tribulação:
1- No primeiro período do Princípio de dores (Mat. 24:7-8).
2- E no segundo período, o da 1ª Besta (Mat. 24:9 a 13).
“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a toda as gentes, e então virá o fim”. Mat. 24:14.

-Em que período da Gr. tribulação encerrará a salvação p/ os gentios?
A salvação que um dia foi derramada no Pentecostes à todas as nações (sobre toda a carne) encerará no final do segundo período de 42 meses da 1ª Besta (Apoc. 13:5 e 7), metade da última semana, quando o Evangelho do reino for pregado à todas as gentes, e tiver alcançado o número “PLENO” dos gentios comprados dentre as nações, então virá o fim.
“Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, ATÉ QUE A PLENITUDE DOS GENTIOS HAJA ENTRADO”. Rom. 11:25

NOTA: O fim referido em Mateus 24:14, não é o fim do mundo como a maioria teológica tem interpretado particularmente, mas “O FIM DA GRAÇA P/ AS NAÇÕES, O FECHAMENTO DA PORTA DA GRAÇA”. 
“Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, E NÃO PODERÃO.
Quando o pai da família se levantar E CERRAR A PORTA, e começardes a estar de fora, e a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei donde vós sois”. Luc. 13:24-25. Semelhante a Mat. 25:7 a 10.

-Quem será salvo no 3º período, o do Anticristo?
No 3º período da Gr. tribulação, os 1.290 dias do Anticristo, a mulher - Igreja verá ainda 30 dias dele (Mat. 24:15), depois será levada e protegida no deserto os restantes dos 1.260 dias (Apoc. 12:6, 13 a 17). Nesse 3º período, também chamado pelo profeta Amós de “o período do silêncio”, não haverá nenhuma possibilidade de salvação p/ os gentios, por quatro razões:

1-Naquele tempo o número pleno dos gentios salvos, já estará completo (Rom. 11:25).

2-A Porta da Graça estará fechada a todos que não estiverem escritos seus nomes no Livro da Vida, poi,s já recebem o sinal da Besta (Apoc. 13:8).

3-O Espírito Santo continuará para sempre com a Igreja; porém, sairá DO MEIOI apenas, dos gentios não salvos (as virgens néscias), cessando de os convencer do pecado, da justiça e do juízo; e se voltará para os israelitas, para tratar da salvação destes.

4-Nos 1.290 dias do Anticristo, todas as Igrejas serão exterminadas (Sal. 74:7-8); serão mudados os tempos e a lei (Dan. 7:25). A pregação do Evangelho será proibida em todo o mundo.
 “Portanto, o que for prudente guardará silêncio naquele tempo, porque O TEMPO SERÁ MAU”. Amós 5:13.

NOTA: Os teólogos Pré, alegam que a mulher de Apoc. 12, é Israel e não a Igreja que será arrebatada antes (???). Porém, isto é mais outra interpretação forçada desse grupo teológico. Pois a Escritura é clara quando afirma que nesse tempo, Israel ainda não será convertido ao Senhor, nem noiva é, quanto mais mulher do Cordeiro; pois terá que passar “ANTES” pela “ Angústia de Jacó” (Jer. 30:7), os últimos 3.5 anos do domínio do Anticristo.

-Quem será salvo no 4º período da Gr. tribulação – o da Vinda de Jesus e da Ira do Cordeiro?
O quarto período da Gr. tribulação, iniciará com os sinais no céu e na terra, e posterior Vinda do Senhor, dando início a Ira do Cordeiro, também chamada de “o Grande Dia do Senhor” (Sof. 1:14 - Mat. 24:29,30 – Apoc. 6:12 a 17 etc...). Esse período, embora seja de ruína para os ímpios nas pragas mundiais das seis trombetas (Apoc. 8), porém, será especial para a salvação das primícias de Israel (os 144 mil – Apoc. 7), como também para os demais remanescentes israelitas, conforme profetizou Zacarias:
“E sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas, E OLHARÃO PARA MIM, A QUEM TRASPASSARAM...” Zac. 12:10a.

-O tempo da Graça para os israelitas:
Os israelitas terão um tempo aproximado de 5 anos (dentro das 2.300 tardes e manhãs de Daniel 8:14) para alcançarem a salvação pela Graça. Esse tempo iniciará com a Vinda do Senhor, e irá até aos dias da Sétima e última trombeta (1Cor. 15:51-51), até que todo Israel tenha sido enxertado no Corpo de Cristo – Igreja, para juntamente com os gentios salvos, serem também ressuscitados na única ressurreição e arrebatamento do último dia (Jo. 6:39,40,44 e 54).
“Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito (gentios), para que eles (israelitas), sem nós, NÃO FOSSEM APERFEIÇOADOS”. Heb. 11:40.

“Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos FEZ UM; e derribando a parede de separação que estava no meio,
Na sua carne, desfez a inimizade, isto é: a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo DOS DOIS UM NOVO HOMEM, fazendo a paz”. Efe. 2:14-15.

Depois da ressurreição e arrebatamento da Igreja no último dia, a partir do derramar das sete taças da Ira de Deus, à Batalha do Armagedorm em Megido, todos os que morrerem em função das pragas não ressuscitarão, em razão de que a primeira e única ressurreição já é feita, antes, NOS DIAS DA SÉTIMA TROMBETA.
“Morrendo eles, NÃO TORNARÃO A VIVER; FALECENDO, NÃO RESSUSCITARÃO; por isso, os visitaste e destruíste, e apagaste toda a sua memória”. Isa. 26:14.

Jaime e Júlio.

Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br

4 comentários:

  1. Jaime e Júlio. A paz. Muito bom mesmo este artigo sobre a Grande Tribulação.
    No nosso site postamos: “AS DUAS FORMAS DE MILÊNIO: EM QUAL VOCÊ ACREDITA?” Lá fala de algo muito parecido com o que você disse aqui neste artigo.

    No site BUSK BÍBLIA postamos também, faz pouco, tempo este artigo: “POR QUE PASTORES DE RENOME ESTÃO DENUNCIANDO OUTRAS IGREJAS.” Está dando muita polêmica, principalmente por causa dos vídeos e de serem pastores de renome nacional e internacional que estão denunciando outras grandes igrejas no Brasil.

    Se não me engano sua igreja está sendo citada lá também.

    Só sei dizer que o clima está tenso nos comentários, cada um querendo justificar seu lado

    https://www.buskbiblia.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, meu irmão João.

      Obrigado pelas tuas palavras, vou visitar sim o teu site!

      Fique com Deus!
      Jaime e Júlio

      Excluir
  2. eu fiz alguma pergunta a vocês mais não lembro e não vi a resposta, como posso ver os estudos recentes de 2023?, o projeto de trazer para o youtube vão fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz.
      Na verdade, eu já havia respondido antes. Nesse ano de 2023 eu não fiz ainda um único estudo no nosso Blog; exceto uma atualizada no estudo doutrinário QUEM FOI ANA A FILHA DE FANUEL.. Referente a vídeos no Youtube, até andei baixando uns programas de edição de vídeos; mas a falta de tempo e a nossa pouca pratica no assunto, tem tornado inviável até agora,

      Excluir