A Pitonissa de En-Dor, invocou o espírito de Samuel?


Deus te abençoe em graça e em conhecimento!



“A mulher então lhe disse: A quem farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.

Vendo pois a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher falou a Saul, dizendo: Porque me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul". Sam. 28:11 e 12.

A maioria Teológica, não quer admitir que o personagem do mundo dos mortos, invocado pela pitonissa de En-Dor, era o espírito do profeta Samuel; afirmam eles, que se trata dum espírito enganador procedente de Satanás. Porém, isso não é verdade, conforme veremos em cinco fatores bíblicos a seguir:

1 - Deus proíbe a comunicação entre os vivos e mortos:
O diálogo entre os vivos e os mortos, biblicamente foi proibido por Deus no A.T. a Escritura afirma em outras passagens, que os mortos não tem comunicação com os vivos, e nem parte alguma debaixo do sol (Ecl. 9:5-6). Porém, não podemos incorrer no erro das teologias em geral, que baseando-se apenas nesse lado da Palavra, encerram o assunto (quando esse tema, tem também várias mensagens antagônicas); entre elas: Não podemos esquecer que: “Para Deus, nada é impossível”. Luc. 1:37.

2 - O destino dos mortos no A.T.
No inferno, estavam todos os profetas do A.T. Adão, Eva, Noé, Abraão, Moisés, Samuel, Davi, etc... Aliás, Davi não havia subido ao céu, paraíso ainda (At. 2:34), até o dia da remissão feita pelo Senhor na cruz.
É importante o cristão aprender separar os acontecimentos do A.T e do N.T. (antes de Cristo, e depois dele); pois, antes da plenitude dos tempos, o Messias não tinha vindo, e nem feito a remissão dos nossos pecados na cruz. Portanto, não havia livrado ainda, as almas dos mortos presas nos Hades.
“E LIVRASSE TODOS os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão”. Heb. 2:15.

Depois da cruz, os mortos no Senhor, já não ficam mais retidos no hades, mas, sobiram levados pelos anjos (Luc. 17:22) ao terceiro céu - paraíso (2Cor. 12:2 a 4). Ao passo que os que habitantes da terra que morrem sem salvação, descem aos infernos conforme Lucas (17:22 e 23).

Nota: Apenas duas pessoas do A.T. não morreram, e nem desceram ao hades:
Enoque e Elias, foram arrebatados diretamente para o céu Paraíso (Gen. 5:24 – 2Rs. 2).

3 - O inferno: 
Não temos muitas informações bíblicas sobre inferno, porém, algumas passagens nos levam a crer que, ele é formado por várias galerias (partes) de tormentos para as almas, segundo o grau de iniquidades de cada pecador: Fogo, trevas e prisão, etc...

Galeria de fogo:
“E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque ESTOU ATORMENTADO NESTA CHAMA”. Luc. 16:24.

Galeria de trevas e prisão:
“Dai glória ao Senhor vosso Deus, antes que venha a escuridão e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando luz, ele a mude EM SOMBRA DE MORTE, E A REDUZA À ESCURIDÃO”. Jer. 13:16.

Comparando os pecados de Judas e de Pilatos pela morte de Jesus, o Senhor disse que Judas tinha maior culpa que ele (Jo. 19:11). Isto deixa claro que, depois de suas mortes, ambos foram para galerias diferentes de tormentos no inferno.

No caso do povo de Deus que foram “rebeldes” no A.T. eles, segundo Davi, se encontravam “presos em aflição de ferro” numa dessas galerias; entre eles: Caim, Esaú, Datã, Abirão, o próprio Saul, depois daquele dia, etc...
Sal. 107:
8 - “Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.
9 - Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta:
10 - Tal como a que SE ASSENTA NAS TREVAS E SOMBRA DA MORTE, PRESA EM AFLIÇÃO E EM FERRO”.

Já as almas dos santos profetas do A.T. se encontravam retidas, numa galeria diferente: “NUM LUGAR QUIETO”.
“Samuel disse a Saul: Porque ME DESINQUIETASTE, fazendo-me subir?” 1Sm. 28:15. 

Samuel subiu desse lugar apenas naquele dia, voltando depois para lá, donde aguardou o dia da Redenção do cativeiro.

4 - Deus não faz acepção de pessoas: 
Deus, não faz acepção de pessoas (Deut. 10:17 – Rom. 2:11), a passagem de 1ª Samuel 28 foi permitida, para mostrar que o Senhor é justo (Mat. 5:45), estendendo também seus dons, até para os que não faziam parte da congregação de Israel. No caso, aqui, a pitonissa de En-Dor, que o usou, para fazer subir do abismo o espírito de Samuel

 5 - Cristo resgata os do cativeiro:
Nos três dias (incompletos) de sua morte, Cristo desceu aos infernos (Paulo, chama de partes mais baixa da terra – Efe. 4:9); pregou aos espíritos em prisão (1Pe. 3:19-20 e 4:6), resgatando o paraíso “espiritual” perdido por Adão; subiu ao céu, levando cativo o cativeiro (a todos os que N’Ele creram).
“Tu subiste ao alto, LEVANDO CATIVO O CATIVEIRO, recebestes dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles”. Sal. 68:18.

Efe. 4:
8 - “Pelo que diz: Subindo ao alto, LEVOU CATIVO O CATIVEIRO, e deu dons aos homens.
9 - Ora, isto – ele subiu – que é, senão que também antes tinha descido às partes (galerias) mais baixas da terra?
10 - Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir Todas as coisas”.

Provas bíblicas que o espírito que subiu da terra, era o de Samuel:
a)- O Dom da pitonissa era verdadeiro, ela reconheceu que falava com o rei Saul, somente depois que Samuel subiu da terra (v. 12), quando entrou na mesma atmosfera espiritual de Samuel (aliás, a abrangência da visão espiritual é muito mais ampla, que o ângulo da nossa pobre visão humana). 

b)- Samuel, confirmou à Saul (v.17) as mesmas palavras de Deus, ditas ao rei quando ainda estava vivo (Satanás, jamais faria isso!).

c)- Samuel, profetizou  a derrota do exército israelita, a morte de Saul e de seus filhos (não de todos) para o dia seguinte (v.19). Coisa impossível para Satanás, ou qualquer demónio saber; porém, possível para um homem de Deus, com o Dom profético como Samuel, que profetizara até depois de morto!

“Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade”. 
2Cor. 13:8


Jaime e Júlio.

Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br

 


6 comentários:

  1. A paz irmãos. Gostei da teologia aqui compartilhadas. Qual é a sua congregação de vocês?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz irmão.
    A nossa teologia, não derivou de nenhuma teologia Sistemática; senão, do Espírito Santo; o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, a não ser os espirituais, como o irmão, que mostrou quatro qualidades semelhantes às dos Bereianos:
    1-Recebeu a palavra de bom grado.
    2-Examinou-a.
    3-Creu.
    4-Se tinha alguma dúvida, mudou de opinião.Se não tinha, a Palavra foi confirmada pelo E.S.

    Deus te abençoe!
    Jaime e Júlio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nossa Comunidade é a Servos de Jesus Cristo, em Colombo Pr. região de Curitiba Pr. Igreja semelhante à Assembléia de Deus na área doutrinária, hinos etc...Exceto na área escatológica, temos uma visão diferente (po´s-tribulacionista).

      Deus o abençoe!
      Jaime e Júlio

      Excluir
  4. não é um equívoco exagero afirma que essa mulher tem dom de Deus?, não é mais fácil crer que Deus permitiu ela manipular o mundo espiritual com ajuda de anjos ou tecnologia dos anjos portal que fez samuel subir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É equivoco e exagero para quem não conhece e nem crê nas Escrituras, que adfirma que Deus DEU DONS ATÉ PARA OS REBELDES.

      “Tu subiste ao alto, levando cativo o cativeiro, recebestes dons para os homens, E ATÉ PARA OS REBELDES, para que o Senhor Deus habitasse entre eles”. Sal. 68:18.

      Misericórdia meu Deus! O que tem de crente fazendo como Sara; tentando por meios carnais, ajudar a Deus...!!!

      Excluir