Quem é o povo de Daniel das setenta semanas?



BEM-VINDO AOS MISTÉRIOS DE DEUS!

Graça e paz!

A teologia Pré-tribulacionista e os Meso-tribulacionistas, ensinam que o povo de Daniel das setenta semanas é Israel, firmado em três supostas bases bíblicas, mal interpretadas:
1)-A Igreja não é mencionada no A.T.
2)-A Igreja não participou das 69 semanas, portanto, não estará na última semana também.
3)-O povo de Daniel era somente os israelitas.

1)-A Igreja não é mencionada no A.T. ?
A Igreja não foi mencionada com este nome no A.T. por uma questão temporal; pois conforme disse Paulo, Ela era “o mistério oculto”, o qual passou há ser revelado a Israel e ao mundo, somente da plenitude dos tempos em diante, através da primeira vinda do Messias.

“O MISTÉRIO QUE ESTEVE OCULTO desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos santos.
Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério ENTRE OS GENTIOS, que é vós, esperança da glória”. Col. 1:26-27.

Entretanto, não é porque era um mistério oculto, que a Igreja não existiu no A.T. Pelo contrário; Ela sempre esteve presente nas promessas de Deus, desde a fundação do mundo, com o codinome de nações/gentios da fé.  Veremos isso, mais detalhadamente abaixo.

2)-A Igreja não participou das 69 semanas, portanto, não estará na última semana também ?
A teoria Pré-tribulacionista, num desconhecimento crasso das Escrituras ensinam que só Israel participou das 69 semanas e não a Igreja; pelo fato d’ela não ser mencionada no A.T.

O que os Pré ignoram:
Que o Israel étnico, só participou de 68 semanas; ao passo que já nas 69 semanas, a Igreja participou dela sim, cerca de 3.5 anos e meio, o tempo do Ministério terreno de Jesus com seus 12 apóstolos (Mat. 10). Nesse tempo o Senhor pregou a transição lei - Graça (2Cor. 3:11). Depois das 69 semanas, após sua morte  na cruz,  a contagem das setenta semanas foi interrompida, conforme está escrito:
“E depois das sessenta e duas semanas (as primeiras 7 + 62 semanas = 69 semanas) SERÁ TIRADO O MESSIAS... 

Aguardando agora, o desfecho final nos últimos dias na Grande tribulação: A manifestação da 1ª besta em seus 42 meses (a primeira metade da última semana) + a manifestação do Anticristo, em seus 1.290 dias (a segunda metade da última semana); para, cronologicamente, ser cumprida a profecia das Setenta Semanas de Daniel.

Nota: Para fugir de tão cristalina verdade, a teologia Pré-tribulacionista usa de outra manobra: Afirma que a Igreja foi criada, somente do Pentecostes em diante. Ao ensinar isso, eles indiretamente aludem que, Jesus o cabeça da Igreja, iniciou e terminou o seu Ministério terreno, sem ter Igreja! Misericórdia!

3)-O povo de Daniel é somente os israelitas ?
Não! Um dos vários problemas das teologias Pré- e Meso tribulacionistas, além de fazer uma doutrina em cima de um só verso indefinido (Dan. 9:24); também desconhecem o contexto histórico dos gentios da fé; ou seja: As várias promessas de Deus, dadas para nações, muito antes da última semana de Daniel. Confira:

a)-Para Eva, Adão profetizou indiretamente, dizendo que ela seria A MÃE DE TODOS OS VIVENTES (Gen. 3:20). Nesta primeira profecia, nós os gentios (as nações) já estávamos incluídos desde a fundação do mundo.

b)-Para Noé e sua família, depois do Dilúvio, Deus disse indiretamente, para eles frutificar e multiplicar e encher a terra (Gen. 9:1). Nesta segunda profecia, nós os gentios (as nações) continuamos incluídos.

c)-Para Abraão, Deus disse diretamente que através dele, TODAS AS NAÇÕES DA TERRA SERIAM BENDITAS” (Gen 12:1 a 3).
Precisa dizer que nessa profecia, nós os gentios (as nações) também, já estávamos incluídos nas mesmas promessas dadas ao avó de Israel. Aliás, Abraão, quando foi chamado por Deus, estava na circuncisão; ou na incircuncisão? (Rom. 4:9_10). Evidentemente que ele estava na incircuncisão; era um gentio como qualquer um de nós. Ora, se Abraão era gentio nascido em Hur dos Caldeus (pertencente as tribos Semitas); por que nós, os gentios da fé, não somos também, O POVO DE DEUS DA ÚLTIMA SEMANA, participante das mesmas promessas de Deus feitas à Abraão.
“Nisto não há Judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque TODOS VÓS SOIS DE CRISTO JESUS.
E se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa”. Gal. 3:27-28.

d)-Para Sara, Deus disse que ela seria A MÃE DAS NAÇÕES (Gen. 17:16). É difícil para os Pré entender que, nós os gentios da fé, também, já éramos participantes das mesmas promessas de Israel desde o princípio?

e)-Para Moisés, Deus fez promessa de aliança, não somente com Israel (Exo.19:5), mas também com nós os gentios da fé representado por um mistura de gentios que saiu do Egito junto com Israel (Exo. 12:37-38); os quais também entraram na mesma aliança do Sinai.
 “E não somente convosco faço este concerto e este juramento (com os israelitas),
Mas com aquele que hoje está aqui em pé conosco (os gentios) perante o Senhor, nosso Deus, E COM AQUELE QUE HOJE NÃO ESTÁ AQUI CONOSCO”. (nós os gentios da fé). Deut. 29:14-15.

f)-Para os profetas, Deus prometeu:
“Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os guardados de Israel; também te dei PARA LUZ DOS GENTIOS, PARA SERES A MINHA SALVALÇÃO ATÉ À EXTREMIDADE DA TERRA”. Isa. 49:6.

A Graça é derramada sobre as nações, na plenitude dos tempos:

“Porque a Graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”. Tito 2:11.

Depois de cerca de 1.800 anos (de Abrão até Cristo), na plenitude dos tempos Deus começa a cumprir sua promessa feita ÀS NAÇÕES; congregando em Cristo e na Comunidade de Israel, “NÓS OS GENTIOS DA FÉ”, conforme disse o próprio Senhor:
“AINDA TENHO OUTRAS OVELHAS QUE NÃO SÃO DESTE APRISCO também convém agregar estas, e haverá um só rebanho e um só pastor”. Jo. 10:16.

Na sua primeira vinda, Jesus endureceu o coração dos religiosos israelitas de sua época (Mat. 23:37-38 e 39 - Rom. 11:17 e 23) para finalmente operar a salvação em nós os gentios da fé. Para isso, o Senhor deixou UMA GRANDE LACUNA DE TEMPO, entre a 69 e 70 semanas; cerca de 2.000 anos de Graça salvívica às nações.
Esta lacuna foi chamada por Isaías (61:1-2) e por Paulo, de o tempo aceitável, o dia da salvação.
“E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão.
(Porque diz: Ouvi-te no tempo aceitável, eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação”. 2Cor. 6:2.

A nação de Israel por ter sido chamada em Primícias, para servir a Deus; durante cerca de 1.400 anos (de Moisés a Cristo) se prejulgavam o único povo escolhido; desprezando nós os gentios e também as promessas de Deus dadas para as nações da fé. Em razão disso, é que até Pedro tinha a mesma dificuldade que os Pré-tribulacionistas tem hoje para entender biblicamente, que nós os gentios da fé (nações), já estávamos incluídos também no plano de Deus, desde o princípio. Portanto, herdeiros das mesmas promessas de Abraão, Isaque e Jacó (Israel), e participantes de parte das 69 e da última semana, das setentas semanas de Daniel, também como POVO DE DEUS. Depois de entender isso, Pedro disse:

“E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS;
Mas que lhe é agradável aquele que,  EM QUALQUER NAÇÃO, o teme e obra o que é justo”. Atos 10:34-35.

Nota: O único lugar que nenhum gentio da fé herdará (a Igreja de ramo gentio) é o de Primícias; pois Deus escolheu Israel em primeiro lugar para servi-lo (Exo. 19:5 - Jer. 2:3 – Tg. 1:18). Razão pela qual, na Grande tribulação, Jesus selará 144 mil de todas as tribos de Israel como Primícias da última geração da igreja Plena (Apoc. Caps. 7 e 14).

Jaime e Júlio

Atenção: o nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário