Como será o corpo do salvo no porvir?

Que Deus te abençoe em Graça e em conhecimento!

A criação do homem TRINO - ADÃO:
Semelhante a mesma constituição do Deus Trino numa só Divindade (Pai, Filho e Espírito Santo), Adão foi criado no princípio à Sua imagem e semelhança; possuindo também um só corpo quanto a unidade; porém, quanto sua constituição, essa unidade é composta de três corpos, três naturezas diferenciadas: Espírito, alma e corpo natural.
Em razão disso, Deus tem trabalhado nas dispensações de diferentes maneiras (Heb.1:1), querendo o aperfeiçoamento dos seus santos.
O apóstolo Paulo, profundo conhecedor do trabalhar de Deus nas três naturezas do cristão, exortou a Igreja a buscar uma santificação TRINA:
“O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; E TODO O VOSSO ESPÍRITO, E ALMA, E CORPO, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. I Ts. 5:23.

As palavras de Jesus abaixo, nos revelam profeticamente o grande processo do aperfeiçoamento dos cristãos em suas etapas, desde a sua criação terrena, até às Eternidades.

“Disse-lhe Jesus: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. Ninguém vem ao pai senão por mim”. João 14:6.


EU SOU O CAMINHO...

O corpo animal – natural: CARNE E SANGUE:
Em face do dinamismo do projeto Divino, no aperfeiçoamento futuro da sua criação, num primeiro plano, Deus principiou O CAMINHO DA SALVAÇÃO PARA A HUMANIDADE, semeando-a primeiramente em corpo animal – mortal, do pó da terra. Para esta constituição natural de corpo, o Senhor estabeleceu limites: De Adão até a ressurreição/arrebatamento do último dia.
“SEMEIA-SE CORPO ANIMAL (natural) RESSUSCITARÁ CORPO ESPIRITUAL. Se há corpo animal, há também corpo espiritual”. I Cor. 15:44.

“Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados, não porque queremos ser despidos, MAS REVESTIDOS, PARA QUE O MORTAL SEJA ABSORVIDO PELA VIDA”. II Cor. 5:4.

A glória do primeiro corpo espiritual (alma) do salvo no Milênio:
Num segundo plano, após a ressurreição/arrebatamento do último dia, o corpo natural do cristão que dantes foi semeado em corrupção e fraqueza, dará lugar AO SEU PRIMEIRO CORPO INCORRUPTÍVEL DE GLÓRIA ESPIRITUAL: ALMA, como ensinou Paulo.
“Assim também a ressurreição dos mortos, semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
Semeia-se corpo em ignominia, RESSUSCITARÁ EM GLÓRIA. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor”. I Cor. 15:42-43.

“Eis que vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, MAS TODOS SEREMOS TRANSFORMADOS.
Num momento, abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e OS MORTOS RESSUSCITARÃO INCORRUPTÍVEIS E NÓS SEREMOS TRANSFORMADOS”. I Cor. 15:51-52.

EU SOU A VERDADE...

Segundo Paulo, todo homem natural (exceto Jesus) foi, é, e será corruptível e por consequência mentiroso (Rom. 3:4), somente no Reino Milenar de Cristo de Glória Celeste e terrestre, que toda a terra conhecerá literalmente A VERDADE DO SENHOR (Is. 11:1 a 5).
"Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar". Hab. 2:14.  

Para ser participante da verdade e da glória Milenar, necessariamente todo o salvo precisará antes, receber seu primeiro corpo incorruptível, na primeira ressurreição. Esse primeiro corpo espiritual, será um misto de matéria e espírito, com a glória compatível (ciência – poder - constituição), à ciência Divina manifestada no Milênio.
“E a lua se envergonhará, e o sol se confundirá quando o Senhor dos Exércitos reinar no monte de Sião e em Jerusalém; E ENTÃO PERANTE OS TEUS SANTOS HAVERÁ GLÓRIA”. Isa. 24:23.

EU SOU A VIDA.

A glória do segundo corpo espiritual (espírito) do salvo no Novo Céu e na Nova Terra - Eternidade:
Na ETERNIDADE, no Novo Céu e na Nova Terra, a Glória (ciência – poder – constituição) do segundo corpo espiritual (espírito) que há de ser manifestada, será ainda MAIOR do que a da primeira glória transitória (da alma) Milenar, conforme disse o profeta Ageu:
“A GLÓRIA DESTA ÚLTIMA CASA (a Eterna) será maior do que a da primeira (Milenar), diz o senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos”. Ageu 2:9

Na eternidade os cristãos continuarão ainda dentro do processo do aperfeiçoamento, sendo transformados de glória em glória...
“Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo como um espelho a glória do Senhor, SOMOS TRANSFORMADOS DE GLÓRIA EM GLÓRIA NA MESMA IMAGEM, como pelo Espírito do Senhor”. II Cor. 3:18.

...até chegar À PERFEIÇÃO, À MEDIDA DA ESTATURA COMPLETA DE CRISTO.
“ATÉ QUE TODOS CHEGUEMOS À UNIDADE DA FÉ, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”. Efe. 4:13.

Conforme o leitor conferiu, A VIDA ETERNA não é essa interpretação simplista e letrista pregada pela maioria das Igrejas da vertente de Calvino (quem crê em Jesus já tem a vida eterna). Mas, é um processo profundo, que envolve a permanência na fé do cristão ao longo das dispensações vindouras, até o aperfeiçoamento total das suas três naturezas: Corpo, alma e espírito, criado à imagem conforme a semelhança de Deus:

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! 
Quão insondáveis são os seus juízos,
e quão inescrutáveis são seus caminhos! Rom. 11:33.

Obrigado Senhor, por nos ter revelado mais esta importante porção Divina!

Jaime e Júlio.

Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário