Quais os significados dos sete toques das trombetas no Evangelho?


Deus te abençoe em graça e em conhecimento!

“Porque tudo o que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das escrituras tenhamos esperança”. Rom. 15:4.

    Desde a primavera, do primeiro dia do mês de Abibe, em que Israel celebrou a sua primeira Pascoa, o povo de Deus começou a usar os toques das trombetas feitas de cifre de carneiro (Shofar) como meio de comunicação. Mais tarde, depois do Sinai, no deserto, já com o Tabernáculo pronto, Deus ordenou à Moisés, que se fizessem duas trombetas de prata” (Nm. 10), para serem tocadas em “sete” ocasiões especiais". 
    Estes sete toques das trombetas de prata, trazia consigo vários significados proféticos, os quais, somente seriam revelados e cumpridos a partir da plenitude dos tempos, sob o Evangelho de Cristo.

Conhecendo os significados dos sete toques proféticos das trombetas de prata:

1)- As trombetas da guerra:
   Os toques retinidos das trombetas, eram costumeiramente usados para encorajar os soldados israelitas nas vitórias das batalhas.
“E, quando na vossa terra sairdes a pelejar contra o inimigo, que vos aperta também tocareis as trombetas retinindo, e perante o Senhor, vosso Deus, haverá lembrança de vós, e sereis salvos de vossos inimigos”. Núm. 10:9.

    Esta primeira situação, prefigurava, a futura manifestação da Graça de Deus, a pregação do Evangelho à toda a criatura. O som desta Trombeta (do verdadeiro Evangelho), quando anunciada legitimamente, sem os acréscimos, vãs filosofias, teorias das teologias, habilita a todo cristão a batalhar, não contra a carne e os sangue; mas contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais; dando-lhe autoridade para expulsar os demônios e toda a força do mal, falar em novas línguas, pegar em serpentes, beber venenos, pôr as mãos sobre os enfermos e os curar, etc... (Mc. 16:15 ao 18).
“Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? 1Cor. 14:8..

    A duração do toque desta Trombeta: O toque dessa Trombeta, iniciou a partir da abertura do primeiro Selo no céu, depois que o Cavaleiro do Cavalo branco (figura de Cristo e de seu Reino) saiu vitorioso e para vencer (Apoc. Caps. 5 e 6:1-2), e durará até o arrebatamento da Igreja, no tempo do Sétimo selo, nos dias da Sétima e última trombeta.

2)- O toque de ambas as trombetas de prata: As Santas convocações:
    Servia para congregar todo o Israel, à porta da tenda da congregação.
”E, quando se tocarem ambas, então, toda a congregação se congregará  a ti à porta da tenda da congregação”. Num. 10:3.

    Esta segunda situação, prefigura as trombetas espirituais, que os anjos tocarão no dia da vinda de Jesus, quando todo o olho o verá (Apoc. 1:7), assentado no seu Trono (Apoc. 6:16) diante do verdadeiro Tabernáculo no céu (Apoc. 11:19).
“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, E VERÃO O FILHO DO HOMEM, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” Mt. 24:30.

“E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, vozes, e trovões, e terremotos, e grande saraiva”. Apoc. 11:19.

    Ao contrário do que imaginam todas as teologias, este dia, não será de Festa, e nem de arrebatamento algum; mas, de juízos de Deus; da colheita PRIMEIRO DO JOIO (MAT. 13:30) através das seis trombetas das pragas, anunciadas em Apoc. 8.
Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortes e contra as torres altas.” Sf. 1:16.

“Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim
será na consumação deste mundo.
Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade.
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Então, os justos resplandecerão como o sol no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” Mt. 13:40-43.

    Aliás, o profeta Amós, soube diferenciar muito bem, o dia dos Juízos do Senhor, que acontecerá na próxima vinda de Jesus, no tempo do Sexto Selo (Apoc. 6:12 a 17), do dia do arrebatamento, que acontecerá mais à frente, no tempo do Sétimo Selo, ante a Sétima e última trombeta, pregado por Paulo (1Cor. 15:51-52). Diferença de água para o vinho, que as três teologias do arrebatamento, nem  2.000 anos depois, conseguiram enxergar ainda!
”Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Trevas será e não de luz”. Amós 5:18.

3)- O toque das trombetas do Jubileu:
    Ao Sétimo mês, no décimo dia do ano quinquagésimo, eram tocadas as trombetas do Jubileu; era o sonido da libertação da terra e de seus moradores (Lev. 25:8 a 13).
“Então, no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu: No dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra.
E santificareis o ano quinquagésimo, e apregoareis a liberdade na terra a todos os seus moradores: ano de jubileu vos será, e tornareis cada um à sua possessão, e tornareis cada um à sua família.” Lv. 25:9-10.

    Esta terceira situação, prefigurava “A SÉTIMA TROMBETA tocada por um anjo, a qual anunciará “os dias” próximos da libertação de toda a terra e da Igreja, deste século mau.
“Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.” Ap. 10:7.

E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”. Ap. 11:15.

    Conforme ensinou o Apóstolo Paulo, toda a criatura espera ansiosa, o toque da Sétima e última Trombeta do anjo, para ser libertada da corrupção desse mundo.
“Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.” Rm. 8:21-22.

4)-O toque de uma trombeta - a das Primícias de Israel:
    Servia para convocar à porta da tenda da congregação, os príncipes (os cabeças os capitães de Israel).
“Mas, quando tocar “UMA SÓ”, então a ti se congregarão OS PRÍNCIPES, OS CABEÇAS dos milhares de Israel.” Nm. 10:4.

    Esta quarta situação, prefigurava a trombeta espiritual, que sob o Evangelho, será tocada na ocasião da “COLHEITA DAS PRIMÍCIAS DE ISRAEL”, os 144 mil israelitas assinalados dantes (Ap. cap. 7 e 14:1-5), que comparecerão em Sião diante do Cordeiro, dias antes da Ceifa final da Seara da terra (ressurreição e arrebatamento da igreja), conforme também, disse Paulo:
“Mas cada um por sua ordem: CRISTO AS PRIMÍCIAS, depois os que são de Cristo, na sua vinda” 1Cor. 15:23.

5)- O toque retinido de ambas as trombetas - a partida de Israel:
    Eram os toques retinidos das duas trombetas, que anunciavam a partida do arraial de Israel da banda do oriente.
“Quando, retinindo, as tocardes, então partirão os arraiais que alojados estão da banda do oriente”. Nm. 10:5.

    Esta quinta situação, prefigurava a Ceifa final do trigo, como tinha ensinado Paulo: “...depois os que são de Cristo, na sua vinda” 1Cor. 15:23b. Ao toque da Trombeta de Deus, que sob o Evangelho, será tocada pelo próprio Cristo, no último dia, e no momento da ressurreição e arrebatamento da Igreja.
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, E COM A TROMBETA DE DEUS; os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1Ts. 4:16-17.

“E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do Homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda.
E o outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; é já vinda a hora de segar, porque a seara da terra está madura.” Ap. 14:14-15.

6)- O toque retinido de ambas as trombetas segunda vez”: O ajuntamento de todo o Israel:
    O toque de ambas as trombetas retinidas segunda vez, anunciava a partida do arraial de Israel da banda do sul, que ajuntando-se com os da banda do oriente, seguiam em direção à terra prometida.
“Mas, quando a segunda vez, retinindo, as tocardes, então partirão os arraiais que se alojam da banda do sul: retinindo as tocarão para as suas partidas”. Nm. 10:6.

  Esta sexta situação, prefigurava as futuras trombetas tocadas pelos anjos, no ajuntamento de toda a Igreja, ressuscitada e arrebatada dos quatro ventos de uma à outra extremidade dos céus, para a partida para Sião.
“E Ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.” Mt. 24:31.

Nota: A maioria teológica, sem conhecer o significado prefigurativo do retinido das trombetas de prata SEGUNDA VEZ (Num. 10:6); interpretam erroneamente o verso acima, como se fosse o arrebatamento. Porém, o rijo clamor das trombetas dos anjos “SEGUNDA VEZ”, já será para o ajuntamento da Igreja ressuscitada e arrebatada nas nuvens e nos ares, antes, ao toque da Trombeta de Deus (1Tes. 14:16-17).  

7)- A festa das trombetas, celebrada na lua nova, no mês sétimo e no dia primeiro:
“E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação. Nenhum trabalho servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao SENHOR.”

    O Senhor ordenou à Moisés, que as trombetas fossem tocadas para reunião solene dos filhos de Israel - a Festa das Trombetas. A única reunião celebrada na lua nova; onde as trombetas emitiam um som muito especial, um som de grande alegria e louvor, dando gloria a Deus.
    Esta Sétima situação, prefigurava a futura Festa das trombetas, sob o crivo do Evangelho, que acontecerá no tempo do Sétimo Selo, depois da Batalha do Armagedom (do extermínio de toda a carne do pecado), e depois do tribunal de Cristo; na lua nova em Sião: Nas Bodas do Cordeiro, já no Reino Milenar de Cristo, conforme está escrito:

”E o Senhor dos Exércitos dará, neste monte, a todos os povos uma festa com animais gordos, uma festa com vinhos puros, com tutanos gordos e com vinhos puros, bem purificados”. Isa. 25:6.

“E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne adorar perante mim, diz o senhor”. Isa.66:23.

“Eis sobre os montes os pés dos que traz as boas novas, do que anuncia a paz!
Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o ímpio não tornará a passar por ti; ele é inteiramente exterminado”. Naum 1:15.

“Regozijemo-nos e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou”. Apoc. 19:7.

Para os teologandos sem conhecimento, que afirmam que as trombetas do A.T. não tem nada a ver com as trombetas anunciadas no Evangelho; Deus diz:

"Que anuncio o fim desde o princípio e desde a antiguidade as cousas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade". Isa. 46:10. 

Jaime e Júlio – Curitiba Pr.

Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário