O Milênio será literal?



SIM, O REINO MILENAR DE CRISTO SOBRE A TERRA SERÁ LITERAL!!!

Quem garante isto é a imutabilidade da Palavra de Deus, que disse que a Palavra que sair da Sua boca, não voltará para Ele vazia (Isa. 55:11). Baseado nessa verdade imutável vamos focar a promessa de Deus, dada no princípio da criação terrestre.
“E disse Deus: FAÇAMOS O HOMEM À NOSSA IMAGEM, CONFORME A NOSSA SEMELHANÇA; E DOMINE sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra Gen.1:26.

Embora Adão tenha sido criado à imagem e semelhança de Deus, a glória do Senhor na imagem de Adão foi “temporariamente” ofuscada pelo pecado dele e de Eva. Em consequência disso, seu primeiro filho - Caim, não foi “bendito”, e sim “maldito” (Gen. 4:11). A terra, não foi bendita, mas “amaldiçoada” (Gen. 3:17). As dores de parto da Eva foram multiplicadas (Gen. 3:16). Adão teve que produzir sua alimentação, através do suor do seu rosto (Gen. 3:19). O domínio de Adão, sobre todo o reino terrestre não pode ser cumprido, pois em consequência do seu pecado, toda a descendência Adâmica em suas gerações ficou comprometida (menos um, a semente de mulher – o Cristo), pois foram dominados pela serpente (Satanás – Rom. 5:12). Enfim, o casal Patriarcal, depois que foi expulso do Paraíso perdeu a comunhão com o Criador (Gen. 3:24).
Diante disso de Adão até Cristo, a Palavra de Deus dita no princípio, não foi cumprida nem sobre o primeiro Adão, e nem sobre a sua descendência. Porém, cerca de 38 séculos depois, na plenitude dos tempos, a primeira parte da promessa... “E disse Deus: FAÇAMOS O HOMEM À NOSSA IMAGEM, CONFORME A NOSSA SEMELHANÇA...”
.
..Começou a ser cumprida, com a manifestação do último Adão (1Cor. 15:45), o Cristo, “O RESPLENDOR DA GLÓRIA DE DEUS, A EXPRESSA IMAGEM DA SUA PESSOA”. Heb. 1:3.

O qual, através da sua morte na cruz, pagou o preço do pecado de Adão e Eva e de toda sua descendência que N’Ele crê; ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu, assentou-se à direita de Deus, e aguarda o tempo da sua vinda, para restaurar toda a terra.
“O qual convém que o céu contenha ATÉ AOS TEMPOS DA RESTAURAÇÃO DE TUDO, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio”.  Atos 3:21.

...Afim de cumprir a Palavra de Deus, na pessoa do último Adão, a segunda parte da promessa, dada no princípio: DOMINAR LITERALMENTE SOBRE TODA A TERRA, DE MAR A MAR.
“...E DOMINE sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gen.1:26.

DOMINARÁ DE MAR A MAR e desde o rio até às extremidades da terra”. Sal 72:8

“Bem-aventurado e santo o que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo 
E REINARÃO COM ELE MIL ANOS”. Apoc. 20:6

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O MILÊNIO


-No Milênio haverá ímpios?

Para algumas teologias, não haverá ímpios no Milênio, pois entendem que na vinda de Jesus, todos os ímpios marcados pela Besta, morrerão nas pragas das sete trombetas dos sete anjos ou nas sete taças da ira de Deus, sendo exterminados da terra na Batalha final do Armagedom. Em razão disso, não existirá ímpios que entrarão na dispensação Milenar; o que é uma grande verdade. Entretanto, temos que aprender separar os ímpios das gerações corruptíveis (de Adão até ao dia da Batalha do Armagedom), da classe dos ímpios incorruptíveis, que se rebelarão contra o Senhor, no Milênio.

-Quem serão os ímpios do Milênio?

Assim como, a Escritura mostra Adão e Eva, depois de criados e postos no Paraíso, se tornando os primeiros ímpios (desobedientes) da terra.  Assim como, Can, um dos filhos de Noé, salvo do Diluvio, na Arca; e num segundo plano, se tornando um ímpio, amaldiçoado por Noé na nova terra (Gen. 9:20-25).  De forma semelhante também, muitos salvos da ressurreição/arrebatamento do último dia, se tornarão ímpios no Reino Milenar de Cristo.

-Por que esse grupo de salvos se tornarão ímpios no Milênio?

Parece incrível que um grupo de salvos que passará pela ressurreição e arrebatamento, e que receberá um corpo incorruptível de glória, venha se tornar um ímpio no Reino Milenar de Cristo! Entretanto, as Escrituras mostram que serão muitas as razões que levarão essa grande multidão de salvos, a se transformarem ímpios no Reino Milenar de Cristo.

Nota: Não é porque o salvo que na ocasião da ressurreição/arrebatamento receberá corpo de glória incorruptível,  que ele estrá vacinado contra o pecado no Reino Milenar de Cristo.  Lúcifer, foi criado "PERFEITO" (Eze. 28:14-15). Entretanto, por causa do livre arbítrio, ele pecou contra o Senhor Deus, e foi expulso do céu com seus anjos (Apoc. 12:7-8). Adão, foi criado com um corpo incorruptível; entretanto, perdeu sua primeira glória, por causa do pecado (Gen. 3:6 a 13).

A primeira razão: A grande insatisfação de um grupo de salvos na distribuição dos galardões:

Jesus ensinou que no início do Milênio, haverá insatisfação de alguns salvos, por não receber os galardões desejados; mas sim, os merecidos.

“Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha.

E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha.

E, saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos na praça,

E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram.

Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo.

E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou- lhes: Por que estais ociosos todo o dia?

Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo.

E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros.

E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um.

Vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um dinheiro cada um.

E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família,

Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia.

Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro?

Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti.

Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?

Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. Mateus 20:1-16

 

A segunda razão: Haverá frustração para muitos cristãos, que foram ensinados que iriam morar no céu. Já para outros que pensavam que o Milênio seria de descanso; e não de trabalho:

Haverá frustração de grande parte dos cristãos, que foram ensinados erroneamente, que no arrebatamento, a Igreja irá para o céu; onde lá o cristão não terá obrigação nenhuma, a não ser louvar o Senhor.  Já outro grupo de cristãos ficarão tristes ao saber que o Milênio será de muito trabalho; pois a dispensação Milenar será de restauração da terra e de reconstrução das cidades, por causa das assolações da Grande tribulação, ocorrida antes.

“E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração”. Isa. 61:4


A terceira razão: Haverá insatisfação por causa da diferença de glória dos dois tipos de corpos recebidos antes, na ressurreição/arrebatamento:

a)- Corpos incorruptíveis de glória terrestre.

b)- E corpos incorruptíveis de glória Celeste.

“Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?

Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.

E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente.

Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.

Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.

E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres”. 1 Cor. 15:35-40


A quarta razão: Haverá descontentamento por causa da diferença de atribuições dada a cada grupo de salvos, no Reino Milenar:

Uma parte dos salvos de glória Celeste, habitarão na Jerusalém Celestial com o Senhor, que será estabelecida sobre o Monte de Sião, nos últimos dias (Isa. 2:2-3 - Miq. 4:1-2).

“Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;

À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados”. Heb. 12:22-23

 “E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor”. Isa. 2:3

Já a outra parte de glória Celeste, habitarão na terra e governarão sobre os salvos incorruptíveis de glória terrestre, os que não receberam galardões; estes serão reis e sacerdotes.

“E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra”. Apoc. 5:10

“E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade.

E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas.

E a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades”. Luc. 19:17-19


A quina razão: Haverá insatisfação por parte dos que receberam corpos de glória terrestre, poe ser estes, mortais; en detrimento dos  salvos de corpos Celestes, que receberam corpos  imortais...

“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; SOBRE ESTES não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”. Apoc. 20:6

Esse grupo de salvos, estpá encaixado nas palavras de Jesus: Não se casarão e nem serão dados em casamentos, mas serão como os anjos de Deus no céu:

“Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus”. Mc. 12:25

Já a outra parte dos salvos, os de corpos de glória terrestre, ainda estarão suscetíveis a morte e a maldição.

“Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado”. Isa. 65:20

Este grupo se casarão e serão dados em casamento, conforme o salmo 128.

A sexta razão: Enquanto os salvos de corpos Celestes não precisarão buscar O REVESTIMENTO DA SUA IMORTALIDADE. já os cristãos de glória terrestre, durante o Milênio, ainda precisarão buscar "O REVESTIMENTO, TANTO DA SUA INCORRUPTIBILIDADE, QUANTO DA SUA IMORTALIDADE":

“Porque convém que isto que é corruptível SE REVISTA DA INCORRUPTIBILIDADE, E ISTO QUE MORTAL SE REVISTA DA IMORTALIDADE.

Pois a promessa dada para esta classe de cristão, é que na ressurreição e arrebatamento, eles receberiam um CORPO INCORRUPTÍVEL para entrar no Reino Milenar de Cristo... 

“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;

Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos RESSUSCITARÃO INCORRUPTÍVEIS, e nós seremos transformados”. 1 Cor. 15:51,52

E não UM CORPO REVESTIDO DE INCORRUPTIBILIDADE E DE IMORTALIDADE (isso, é outros quinhentos); que essa classe terá que buscar no decorrer do Milênio).

E, QUANDO (processo Milenar) isto que é corruptível SE REVESTIR DA INCORRUPTIBILIDADE, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

Aliás, esta é uma das muitas razões,  por que a morte e o inferno somente serão jogados no Lago de fogo, NO FIM DO MILÊNIO, para quê se cumpra as Palavras do Senhor, que disse: 

“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; E NÃO HAVERÁ MAIS MORTE, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”. Apoc. 21:4

"ONDE ESTÁ Ó MORTE, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? ”. 1 Cor. 15:53-55


Jaime e Júlio.

Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br


Um comentário:

  1. Adão e Eva foram banidos do paraíso onde estava a "árvore da vida"(Gn.03:22-24) e em Ap.22:02 João viu o trono de Deus e do Cordeiro, o rio da vida que sai desse trono e viu também a "árvore da vida", tudo isso dentro da Nova Jerusalém que João descreve em Ap. 21 e 22.

    1) Como pode ser esse reino milenar "terreno" se Adão foi expulso para cá? A "Árvore da vida" não está no local para onde Adão foi expulso, mas, no local "de onde ele foi expulso" e esse local de onde foi expulso é a pátria prometida" que aguardamos descer dos céus (Fp. 03:20).

    2) Se vamos herdar essa terra aqui, onde será o lago de fogo então? Como que o reino milenar terreno de Cristo poderá ser no local onde os ímpios arderão no fogo de enxofre? Ap.14:09-12)...Não faz sentido isso!


    A nova Jerusalém de Cristo não será nessa dimensão,será no 03º céus, porque é lá o paraíso da qual Adão e Eva foram expulsos, lá é a nova terra e o novo céu. A nova Jerusalém descerá do céus onde está o trono do pai para o 03º céu de onde o homem foi expulso e onde estará a "árvore da vida".

    Essa terra, esse mundo físico, está reservada para juízo e destruição.(2Pd.03:07-12)

    ResponderExcluir