Quando e onde acontecerá o Tribunal de Cristo?

 


“Porque todos devemos comparecer ante ao tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou o bem, ou o mal”  2Cor. 5:10

1)-O TRIBUNAL DE CRISTO É UM JUÍZO INTERMEDIÁRIO QUE ACONTECERÁ QUANDO E AONDE?

O Tribunal de Cristo acontecerá mais especificamente, depois da Batalha do Armagedom (Apoc. 19:11 a seguir), e antes do Reino Milenar de Cristo sobre a terra.

O local do Tribunal de Cristo, não será no céu (além das estrelas), como ensinam erroneamente os Pré-tribulacionista; mas, será realizado sob o nosso céu atmosférico, no Monte de Sião em Jerusalém; conforme profetizou Davi (Sal.  9:7-8 - 122:3 a 5).

Se vc. estiver tratando sobre este assunto com  algum Adventista ou algum de seus afiliados verá que, eles confundem o Tribunal de Cristo, que será um juízo intermediário, antes do Reino Milenar sobre a terra; com o Juízo Final – O Grande Trono branco, pós Milênio. Em outras palavras: Eles não crêem que Jesus irá julgar o mundo.

 2)-APÓS QUAIS EVENTOS OCORRERÁ O TRIBUNAL DE CRISTO?

1)-Após o arrebatamento da Igreja, nos dias da Sétima e última trombeta (Apoc. 14:14-

2)-Após o derramar das sete taças da Ira de Deus (Apoc. 15).

3)-Após a Batalha do Armagedom; o extermínio de toda a carne Adâmica (Isaías 24:3 e Jeremias 4:23 a 27).

3)-IGREJA PASSARÁ PELO JULGAMENTO DO TRIBUNAL DE CRISTO?

Sim!   A própria separação de bodes e de ovelhas, por si só já é parte desse Tribunal.

Após a separação a Igreja estará à direita do Senhor, na condição de ovelhas. Sal. 50:4 – Mat. 25:31 a 46 – Jo. 12:48 – Atos 17:31 - 2Cor. 5:10.

 4)- OS ÍMPIOS ESTARÃO ANTE O TRIBUNAL DE CRISTO?

Sim; eles estarão lá, depois da separação representados pelos bodes, à esquerda do Senhor.

Mat. 25:33 - Rom. 14:10;11 e 12.

 5)-O TRIBUNAL DE CRISTO SERÁ PARA GALARDOAR A IGREJA?

Não, a sua finalidade será para Julgar todas as almas Adâmicas e separar os bodes das ovelhas (Mat. 25:31 a 46). No Tribunal de Cristo, não haverá nenhuma entrega de galardões, isso foi ensino erróneo que entrou nas Igrejas Neo-pentecostais, a partir do século XIX do movimento dispensacionalista. esta característica aparece pela primeira vez nos escritos de John Nelson Darby (1800-1882).

 -O tempo dos galardões dos salvos:

Acontecerá somente depois que a Igreja receber no Tribunal de Cristo, o convite para possuir o reino (Mat. 25:34), quando Ela tomar posse “literalmente” da terra prometida.

 “E aconteceu que, voltando ele, DEPOIS DE TER TOMADO O REINO (isso somente acontecerá depois da Batalha do Armagedom e depois do Tribunal de Cristo), disse que lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando”. Luc; 19:15.

Conforme o mesmo exemplo dos israelitas, que receberam sua herança, somente depois que passaram o Jordão, e entraram na terra prometida (vide Jos. 13:7).

 6)-QUEM SERÁ O JUIZ NO TRIBUNAL DE CRISTO?

Jesus. Atos 17:31 – 2Tim. 4:1.

 “E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo”. Jo. 5:22.

 “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. Mat. 25:34.

7)-QUAL O CRITÉRIO USADO PARA O JULGAMENTO NO TRIBUNAL DE CRISTO: A LEI OU O EVANGELHO?

O Evangelho.

“Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue, A PALAVRA QUE EU TENHO PREGADO (o Evangelho), esta o há de julgar no último dia”. Jo. 12:48 - 2Tes. 1:8.

"No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, SEGUNDO O MEU EVANGELHO". Rom. 2:16.

Nota: Os Adventistas do Sétimo Dia forçam a Escritura, ao ensinar que o mundo será julgado pela sua lei moral dos dez mandamentos.

8)-A DURAÇÃO DO TRIBUNAL DE CRISTO SERÁ MESMO DE SETE ANOS?

Não existe nenhuma menção cronológica para o Tribunal de Cristo; o que existe são especulações por parte da teologia Pré-tribulacionista, com a finalidade de adequar o tempo de 7 anos, a teoria que a Igreja será arrebatada secretamente antes da última semana de Daniel. Afirmam eles, que nesse tempo, ela receberá no céu os seus galardões.  Entretanto, esse é um ensino herege, que se examinado honestamente à luz das escrituras tropeça em vários quesitos:

Primeiro: Não existe nenhuma passagem bíblica afirmando que a Grande tribulação será de apenas dois períodos de 3.5 anos (7 anos). Pelo contrário, a G.T. é composta de “QUATRO PERÍODOS”, conforme revelado na figura da estátua de Nabucodonosor (Dan. 2:32-33); nos quatro animais simbólicos (Dan. 7), sendo confirmada pelos “quatro cavaleiros do Apocalipse (Apoc. 6:1 a 8).



Segundo: Os Pré forçam a Escritura ao ensinar que G.T. iniciará pela última semana. Entretanto, Jesus disse que ela iniciará pelo Princípio de dores (Mat. 24:7-8).

Terceiro: Jesus ensinou que “TODOS ACONTECIMENTOS TRIBULACIONAIS” seriam  cumpridos dentro de uma geração bíblica (Mat. 24:34). Ora, não existe na Escritura nenhuma geração bíblica de 7 anos (G.T. Pré); muito menos uma geração de 3.5 anos (G.T. Meso). A  geração bíblica conhecida por todo israelita, é  de 40 anos do Êxodo; ou seja: A da saída dos filhos de Israel do Egito, conforme (Heb. 3:9-10).

Quarto: Jesus abreviou a geração de 40 anos (Mat. 24>21-22) para pouco mais da metade; ou seja 21 anos de Grande tribulação. O que confere também com os tempos revelados nos livros de Daniel e João:

Primeiro período da G.T. O Princípio de dores – Terceira guerra mundial: 7 anos.

Segundo período da G.T. A manifestação da 1ª besta: 42 meses (3.5 anos – Apoc. 13:5).

Terceiro período da G.T.: A manifestação do Anticristo: 1.290 dias (3.6 anos – Dan. 12:11). 

Quarto período da G.T. A vinda de Jesus – O Grande Dia do Senhor. 

Somente o tempo de uma das trombetas das pragas do anjo (a quinta trombeta)  consumirá um tempo de “5 meses” (Apoc. 9:5) +1.260 dias (3.5 anos) das duas testemunhas. Conforme vimos, a soma dos tempos até aqui, ultrapassam tranquilamente 14.5 anos de Grande tribulação; isso sem contar os tempos ocultos das demais 6 trombetas das pragas + as sete taças da Ira de Deus, + o tempo da Batalha do Armagedom.

 Portanto, pare e medite:

 “A Teologia que não domina o tema Grande tribulação, pode ensinar com autoridade a vinda de Jesus e o arrebatamento da Igreja?”

9)-O TRIBUNAL DE CRISTO (2Cor. 5:10) E O JUÍZO DAS NAÇÕES (Mat. 25:31) SÃO DOIS JUIZOS DIFERENTES COMO ENSINAM OS PRÉ-TRIBULACIONISTAS?

Não, são um  só juízo.

As teologias em geral, principalmente a Pré-tribulacionista, para não admitir que a Igreja passará pelo Juízo do último dia, costumam citar somente a primeira parte de Romanos 8:1.

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus...

Entretanto, eles não ensinam o restante do verso, que afirma:... que não ANDAM SEGUNDO A CARNE, MAS SEGUNDO O ESPÍRITO”. 

Quem ensina dois juízos intermediários: O Tribunal de Cristo, que será somente para a entrega dos galardões à Igreja – 2Cor. 5:10 (?); e o juízo das nações, que dizem ser somente para as nações (Mat. 25:31), anda segundo o espírito ou segundo a carne?

Conforme vimos, o ensino Pré não passa de mais outra invenção teológica; pois conforme a Escritura, ao final de toda a carne Adâmica haverá apenas, um único Juízo, o do último dia, em presença de trono, antes do Milenio: O Tribunal de Cristo.

“Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue a palavra que eu tenho pregado: essa o há de julgar no ultimo dia”. Jo. 12:48

10)-NO TRIBUNAL DE CRISTO SERÁ ABERTO O LIVRO DA VIDA?

Não! Somente o livro das obras boas ou más.

A Escritura fala dum memorial (livro) onde é escrito todos os feitos dos homens diariamente; este livro será aberto e lido, em três situações diferentes:

1-No Tribunal de Cristo (após a Batalha do Armagedom).

2- Na entrega dos galardões no Milênio (no início do Milênio).

3- E no Juízo Final – Trono Branco (após o Milênio).

“Então aqueles que que temem o Senhor falam cada um com o seu companheiro; e o Senhor atenta e ouve; E HÁ UM MEMORIAL ESCRITO DIANTE DELE, para os que temem ao Senhor, e para os que se lembrar de seu nome”. Mal. 3:16. 

No Tribunal de Cristo, os Calvinistas e seus afiliados saberão que: A fé sem as obras é morta (Tig. 2:24).

“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um RECEBA SEGUNDO O QUE TIVER FEITO POR MEIO DO CORPO, OU O BEM OU O MAL”. 2Cor. 5:10. 

Essa teologia afirma que ninguém será salvo pelas obras; o que é certo! Porém, eles confundem as obras da lei, que não justificou ninguém (pois eram obras de cunho carnal – Rom. 3:20 – Heb. 7:16); com AS BOAS OBRAS DO EVANGELHO (Efe. 2:10); ensinadas por Tiago (2:14 a 22).

Portanto é  evidente que AS OBRAS do cristão é quem confirmará ou não a sua salvação no juízo do último dia. Se não fosse assim, o critério do Juízo seria pela fé, e jamais PELAS OBRAS! (1Pe. 1:17).

Jesus disse aos fariseus, que se eles fossem filhos de Abraão, fariam as obras de Abraão; ou seja: AS OBRAS DA FÉ (Jo. 8:39); razão pela qual, ele foi chamado: O pai dos que são da fé.

E ainda: A expressão dita por Jesus no Juízo do último dia: “Porque tive fome e deste-me de comer...” etc... (Mat. 25:35); é bastante clara, para quem quer praticar a boa obra do Evangelho!

11)-QUAL A DIFERENÇA DAS BOAS OU MÁS OBRAS ANTE AO TRIBUNAL DE CRISTO; DAS BOAS OU MÁS OBRAS DO CRISTÃO PARA OS GALARDÕES NO MILÊNIO?

-As boas ou más obras ante o Tribunal de Cristo:

A diferença é que as boas ou más obras no Tribunal de Cristo servirá para a salvação ou condenação de cada um. Nesse julgamento será aberto o livro das obras, que habilitará a alma entrar ou não, para o Reino Milenar.

“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para eu cada um  receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou o bem ou o mal”. 2Cor. 5:10.

-As boas ou más obras para os galardões no Milênio:

Já as boas ou más obras para a entrega ou não dos galardões no Milênio será considerada dois tipos de obras diferentes:

1- As obras permanentes: O cristão que fez a obra de ouro, ou de prata ou de pedras preciosas, receberá galardão permanente; dentre os vários privilégios, essa classe de salvos receberão corpos incorruptíveis imortais de glória Celeste; conforme (Apoc. 20:4 a 6).

 2-As obras perecíveis: O cristão que fez obra que perecerão no fogo das tribulações receberá galardão de glória terrena; ou seja: O direito de viver apenas a dispensação Milenar; como disse Paulo:

“Porque se eu anuncio o Evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o Evangelho.

E por isso, se o faço de boa mente, TEREI PRÊMIO; mas, se de má vontade, APENAS UMA DISPENSAÇÃO ME É CONFIADA”. 1Cor. 9:16-17.

12)-A IGREJA JULGARÁ OS POVOS NO TRIBUNAL DE CRISTO?

Não, somente depois que ela entrar no Reino Milenar (Apoc. 20:4) é que que a Igreja de ramo judaico se assentará em 12 tronos, e julgará as 12 tribos de Israel, conforme (Sal. 149:7;8 e 9 –1Cor. 6:2-3 – Apoc. 2:26-27); bem como a Igreja de ramo gentio julgará cada qual, a sua geração. Idem os Ninivitas e a rainha do meio dia julgarão sua geração, conforme Mat. 12:41-42.

Nota: O julgamento de (Apoc. 20:4), não é o mesmo Tribunal de Cristo de Mateus 25:31; e sim, uma continuação dele num outro tempo  (confira Lucas 19:15 ao 27). Pois será necessário primeiro Jesus tomar os reinos deste mundo de Satanás (Apoc. 11:15); a Igreja receber o convite para herdar o Reino no Tribunal de Cristo (v. 34), e receber  seus galardões (a classe dos cristãos de glória Celeste “os reis e sacerdotes sobre a terra” - Apoc. 5:10). Estes se assentarão em tronos para julgar as nações, durante toda a dispensação Milenar, conforme está escrito:

“Para tomarem vingança das nações, e darem repreensões aos povos:

Para prenderem os seus reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro;

Para fazerem neles O JUÍZO ESCRITO; esta honra tê-la-ão todos os santos. Louvai ao senhor”. Sal. 149:7 a 9.

“Não sabeis vós que OS SANTOS AO DE JULGAR O MUNDO? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? 1Cor 6:2.

13)-QUAL A SITUAÇÃO DAS ALMAS ANTE AO TRIBUNAL DE CRISTO?

As Escrituras afirmam, que antes do Milênio “TODOS” deverão comparecer “ante ao Tribunal de Cristo,” para que cada um receba segundo as suas obras. 2Cor. 5:10.

1).As ovelhas, com corpos incorruptíveis (I Co. 15:52), estarão lá, para:

-Receberem a confirmação da sua salvação. Mt. 25:34.

-Estarem de vestes brancas. Ap. 3:5.

-Ajoelharem e confessarem o nome de Jesus. Rm. 14:11.

-Cantarem um novo cântico. Ap. 15:3.

-Entrarem para o Milênio.

E viveram, e reinaram com Cristo, durante mil anos”.  Apoc. 20:4 .

 2). Os bodes, com corpos “nus e tenebrosos” (Apoc. 3:17 – 18 - Mat. 6:23), estarão lá, para:

-Receberem a condenação. Mt. 25:41.

-Estarem nus. Ap. 3:18.

-Ajoelharem e confessarem o nome de Jesus. Rm. 14:11.

-Chorarem e rangerem os dentes. Lc. 13:28.

-Serem excluídos do Milênio.

“Mas os outros mortos, não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição”. Ap. 20:5 - Mt. 25:41.

 “Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.” Sl. 1:5.

14)-NO FINAL DO TRIBUNAL DE CRISTO, A MORTE E O INFERNO SERÃO LANÇADOS NO LAGO DE FOGO?

Não; no Milênio a morte e o inferno ainda existirão, e somente passarão após o Milênio e o do Trono Branco.

“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. (...) E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” Apocalipse 20:11­15.

15)- QUAL A DIFERENÇA ENTRE, O JUÍZO DO GRANDE DIA DO SENHOR (Isa. 66:16), DO JUIZO DO TRIBUNAL DE CRISTO? (2Cor. 5:10).

A diferença consiste em que, o primeiro será O JUÍZO DE DEUS ATRAVÉS DAS PRAGAS DO APOCALIPSE sobre toda a carne pecadora Adâmica (Isa. 2:10 a 21 – 5:26 a 30 – 12:4 a 18 – 66:16 – Sof. 1:14 – Luc. 21: 2 a 27 - 2Tes. 1:8 – Jd. 14 – 15 – Apoc. 6:12 a 17). Já o outro será em O JUIZO DE CRISTO em presença de Trono, sobre todas as almas Adâmicas, conforme Mateus 25:31 a seguir.

Esse tema Juízo é outra pedra no sapato da maioria Teológica, que por falta de conhecimento eles confundem o dia do Juízo de Deus SOBRE TODA A CARNE PECADORA (o Grande Dia do Senhor ou Ira do Cordeiro); do Juízo do Tribunal de Cristo, que será sobre todas AS ALMAS ADÂMICAS.


Jaime e Júlio

Atenção: o nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário