Estudo feito baseado nas palavras do Senhor, que disse:
“Porque nada há encoberto que não haja de ser
manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto”. Mc. 4:22.
Existem fatos, que as Escrituras não comentam e
nem por isso deixam de serem bíblicos; tais como:
-Não está registrado na Bíblia, a morte de José o pai adotivo de Jesus; e nem por isso, ele deixou de morrer.
-Não está registrado na Bíblia, o lugar onde Moisés
foi enterrado; e nem por isso, ele deixou de ser enterrado
-Não está registrado, o dia e a hora da vinda de
Jesus, e nem por isso, o Senhor deixará de vir.
-Não está registrado na Bíblia, o
novo nome de Jesus na Eternidade; e nem por isso o Senhor deixará de ter um novo nome lá.
-Como também, não está registrado, a voz dos sete
trovões (Apoc. 10:3-4), e nem por isso, elas deixarão de ser tocadas ao seu tempo.
Isto também se aplica, no tema da vida conjugal do
apóstolo Paulo; embora a Escritura não comente diretamente, se ele era
solteiro, viúvo ou casado, porém, historicamente falando, Saulo era um
importante membro do Sinédrio judaico, cujos quesitos principais exigidos na época, era:
Ser um Judeu nato, conhecer profundamente a Torah, e ser
também chefe de família; ou seja, ser casado; a mesma situação de Saulo, antes
do seu chamado para pregar o Evangelho.
Depois do seu encontro com o Senhor (Atos 9:1 a 6) o próprio Paulo, afirmou que não consultou sua esposa, denominada aqui de “CARNE
E SANGUE” (Gal. 1:13 a 16).
“Mas
quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou
pela sua graça,
Revelar
seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, NÃO CONSULTEI A CARNE E NEM O SANGUE,
Nem
tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti
para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco”. Gal. 1:15,16 e 17.
Esse mesmo termo bíblico, já tinha sido usado antes
por João, para se referir aos nascimentos de filhos por meios naturais, através dos casamentos em
geral.
“Os
quais não nasceram DO SANGUE, NEM DA
VONTADE DA CARNE, nem da vontade do varão, mas de Deus”. Jo. 1:13.
Em face dessas duas evidências: Membro do Sinédrio
Judaico e por não consultar nem o sangue e nem a carne; afirmamos biblicamente que, Paulo depois do seu chamado, não incitou em cumprir as Palavras do
Mestre, ditas tempos antes...
“E todo aquele QUE TIVER DEIXADO casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, OU
MULHER, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes
tanto, e herdará a vida eterna”. Mat. 19:29.
...Coisa que Pedro, não teve a coragem e nem a fé de fazer,
pois continuou casado até ao final do seu ministério (Mat. 8:14 a 17).
Portanto, sem nenhuma dúvida, que Paulo antes
do seu chamado ERA SIM CASADO, vindo
a deixar tanto a sua posição no Sinédrio, terras, casas, como também A SUA PRÓPRIA ESPOSA, por amor do Senhor; chegando ao final do seu Ministério, sem casar novamente.
“Porque
quereria que todos os homens fossem como eu mesmo: mas cada um tem de Deus o
seu próprio dom, um duma maneira e outro doutra.
Digo,
porém, aos solteiros e às viúvas, QUE
LHES É BOM SE FICAREM COMO EU”. 1Cor. 7:7-8.
A hipocrisia dos sistemas religiosos atuais:
As Teologias Evang/cristãs em geral, evitam ensinar
semelhante estudo em suas Igrejas, com o intuito de não permitir que um possível
obreiro, separado de sua esposa nas mesmas condições bíblicas de Paulo, venham a
pregar em seus púlpitos, julgando que o tal, seja o maior pecador do mundo.
Porém, como vimos, o próprio Senhor Jesus no
Seu Evangelho, foi quem permitiu o cristão, A SEPARAR-SE de todos os
bens materiais, INCLUSIVE ATÉ DA SUA FAMÍLIA, se este tiver o propósito de pregar o
Evangelho, e se tiver semelhante grande grau de fé de Paulo.
Nota: Essa situação se apresenta antagônica a da
lei do A.T. que dizia outra coisa (Deut. 24); como também, parece ser contraditória com
outro ensino do próprio Paulo, que disse:
“Mas,
se alguém não tem cuidado dos seus, E
PRINCIPALMENTE DOS DA SUA FAMÍLIA, negou a fé, e é pior do que o infiel”.
1Tm. 5:8.
Entretanto, cada caso é um caso; o que diferencia um caso do
outro, são OS MOTIVOS:
a)-Motivos santos:
No primeiro caso, Paulo teve um motivo santo, para deixar tudo, inclusive a sua família: A pregação do Evangelho de Cristo aos gentios.
b)-Motivos carnais:
Já o segundo caso, foi e é direcionado àqueles cristãos, Pastores, obreiros etc...que abandonam a sua família, por vários motivos fúteis ou carnais.
Ao fazer seu comentário favor se identificar; comentários anónimos serão deletados.
Amém muito esclarecedor, parabéns!
ResponderExcluirDeus o abençoe, irmão Domas!
ResponderExcluirJaime e Júlio
Gostei muito foi o que eu queria saber.
ResponderExcluirOk! Deus o abençoe, Helper!
ExcluirJaime e Júlio
Muito interessante e esclarecedor os relatos acima. Que Deus continue iluminando homens assim para o bom entendimento.
ResponderExcluirExcelente comentário
ResponderExcluirMuito exclarecedor
ResponderExcluirDeus te abençoe, irmão Orlando!
ExcluirJaime e Júlio.
Paulo também poderia ser viúvo ou divorciado.
ResponderExcluirViúvo não! Como Paulo iria consultar a carne e o sangue, se sua esposa estivesse morta?
ExcluirDivorciado também não! Ele era fervoroso seguidor de Jesus, portanto, jamais iria contrariar a pregação do Senhor que disse: “O que Deus ajuntou, não separe o homem”. Mar. 10:4 a 9.
Portanto irmão Cícero, a situação mais bíblica é que Paulo tenha deixado a sua mulher por amor ao Evangelho de Cristo.
“E todo aquele QUE TIVER DEIXADO casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, OU MULHER, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna”. Mat. 19:29.
Jaime e Júlio.
Mas irmãos... por que vcs acham que "CARNE E NEM O SANGUE," se refira unicamente a esposa? poderia ser qualquer pessoa (carne/sangue). Paulo não consultou seus mestres no sinédrio como Gamaliel AT 22:3 ou outra pessoa espiritualmente apta em seu meio de convivência.
ExcluirA possibilidade de viuvez é grande como se infere do texto:
"Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu." 1Co 7:8
Ele cita o estado de viúvo - "como eu" sendo semelhante ao de solteiro.
Divorciado.
Paulo sendo um membro do sinédrio teria posses e boa situação social e financeira. Quem sabe sua esposa se escandalizou e odiou sua conversão achando uma loucura e abandonando-o com outro homem. E Paulo deu-lhe carta de divórcio por adultério cfe. Jesus permite em Mt 5:32.
"E todo aquele QUE TIVER DEIXADO casas,..."
Não creio realmente que Jesus tenha dito pra abandonar geograficamente sua casa e parentes. Mas sim mudar a prioridade de suas vidas (coração) e ter em primeiro lugar Jesus "por amor do meu nome" e DEIXAR o apego familiar mesmo que gere contendas; os inimigos serão a familia mesmo! cfe. Mt 10:36.
Já em 1Tm. 5:8 entendo não pode haver dois pesos e duas medidas. A Palavra é para todos sem acepção. Ela diz o que diz, e não distingue ou divide supostos homens santos e carnais.
Na paz...
Meu irmão Cícero, entre as expressões duvidosas: “poderia”, “a possibilidade”, “quem sabe”; e eu não creio”; prefiro mil vezes, ficar com o que eu recebi, o que está escrito o que eu terei que dar conta no último dia: Que Paulo após a sua conversão: “NÃO CONSULTOU A CARNE E NEM O SANGUE”. Gal. 1:15,16 e 17.
ExcluirPor que o irmão acha que as Igrejas estão semelhante aos museus, sem vida nenhuma hoje em dia? Porventura, não é por causa das achologias das teorias de seus Lideres?
Abraços,
Jaime e Júlio.
Prezados, pelo contexto de Gal, vemos no verso 17 que ele não consultou somente sua esposa, caso ainda tivesse:
Excluir"Nem tornei a Jerusalém, A TER COM OS QUE já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco."
Sim, a frieza e indiferença já estava profetizado que haveria.
Na paz.
Isto só reforça a pregação que Paulo não era viúvo, mas, separado da sua esposa; pois ele próprio alude que mesmo assim, ele ainda tinha cuidado dos seus familiares.
Excluir"Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente. ! Tim. 5:8.
Ter cuidado "dos seus familiares" não significa que tivesse obrigatoriamente uma esposa. Se era separado, teria que ser divorciado (por infidelidade) do contrário, estaria contra o mandamento de Jesus e dele mesmo!
ExcluirBom, isso é segundo as caraminholas da tua cabeça meu irmão, e não segundo Palavra de Deus; duas razões bíblicas provam isso:
ExcluirPrimeiro: Deu pra ver que irmão está perdidinho da Silva, pois mistura o mandamento do A.T. com o do Evangelho. Na passagem de Marcos 10:5-6, Jesus respondeu aos escribas e fariseus, uma situação de divórcio sob o crivo do estatuto de Moisés do A.T. (Deut. 24:1), e não sob o crivo do Evangelho de Cristo, como o amigo colocou aqui!
Diferença de canoa pra navio! Capitt???
Segundo: O mandamento do Evangelho, não é somente para os casados, mas também, para os que não tem esposas; o total despojamento da carne e de todas as coisas materiais deste mundo; e ponto final.
“E todo aquele QUE TIVER DEIXADO casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, OU MULHER, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna”. Mat. 19:29.
Para Paulo abandonar a esposa, no mínimo ele a consultaria sobre a nova caminhada de fé:
Excluir1Co 7:11-15: "E se se separar, fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. Mas aos outros digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe. Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido. Pois de outra maneira vossos filhos seriam impuros; porém agora são santos. Mas se o descrente se separar, separe-se também. Em tal situação o irmão ou a irmã não estão sujeitos à servidão; mas Deus nos chamou para a paz."
Deixem o orgulho pois o entendimento de vocês ainda está fraco sobre o assunto. E apredam a aprender!
Amigo anônimo, vc. está redondamente enganado, nós não temos orgulho nenhum. Entretanto, vc. parece que sofre de cegueira teológica, pois não enxergou o relato bíblico do estudo acima:
Excluir(Depois do seu encontro com o Senhor (Atos 9:1 a 6) o próprio Paulo, afirmou que não consultou sua esposa, denominada aqui de “CARNE E SANGUE” (Gal. 1:13 a 16).
“Mas quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, NÃO CONSULTEI A CARNE E NEM O SANGUE,
Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco”). Gal. 1:15,16 e 17.
Esse mesmo termo bíblico, já tinha sido usado antes por João, para se referir aos nascimentos de filhos por meios naturais, através dos casamentos em geral.
(“Os quais não nasceram DO SANGUE, NEM DA VONTADE DA CARNE, nem da vontade do varão, mas de Deus”). Jo. 1:13.
A Escritura foi elaborada para os crentes, não para os incrédulos! Capitt???
O que?? e onde eu disse que me baseei no AT?
ResponderExcluirJesus disse bem claro que o divórcio (separação) só seria permitido em caso de alguma infidelidade cfe. ele atesta em Mt 5:32 e 19:9.
E leia direito o texto de Mt 19:29 citado. Onde Jesus diz para nos mudar fisicamente/geograficamente para outra aldeia, bairro, cidade ou país??
O que vc entende por: "por amor do meu nome".
E deveríamos rasgar nossa carne de UM SÓ abandonando nossa esposa??
Cicero: O que?? e onde eu disse que me baseei no AT? Jesus disse bem claro que o divórcio (separação) só seria permitido em caso de alguma infidelidade cfe. ele atesta em Mt 5:32 e 19:9.
Excluir-----------------
J&J: Amigo, Mt 5:32; Mat 19 e Mar 10:5-6, faz parte do mesmo contexto, onde Jesus falando com os fariseus sobre o divórcio, citou o A.T. (19:3 a 8); ou vc. negar isso também?
Na continuação o Senhor disse: “...que qualquer que repudiar a sua mulher, não sendo por causa de prostituição, E CASAR COM OUTRA, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério”. Mat. 19:9. Claro que não foi o caso de Paulo, pois ele, depois da separação conjugal, viveu e morreu sem se casar novamente; capitt???
Aliás, isso eu já expliquei no estudo acima, o qual, o amigo se recusa de enxergar: (Entretanto, cada caso é um caso; o que diferencia um caso do outro, são OS MOTIVOS).
-----------------
Cicero: E leia direito o texto de Mt 19:29 citado. Onde Jesus diz para nos mudar fisicamente/geograficamente para outra aldeia, bairro, cidade ou país??
-----------------
J&J: Há tá! Pra você, o significado de “DEIXAR”, é continuar parado no mesmo lugar, na mesma posição de antes? Imagine se Paulo, seguisse as caraminholas da tua cabeça, ele jamais teria feito três viagens missionárias além de Jerusalém: Macedônia, Antioquia, Galácia, etc...
-----------------
Cicero: O que vc entende por: " por amor do meu nome"
E deveríamos rasgar nossa carne de UM SÓ abandonando nossa esposa???
-----------------
J&J: Amigo não seja insensato, quem ama o nome do Senhor, não pisa nas palavras d’Ele!
Não fomos nós quem dissemos pra você rasgar a sua carne; mas, o próprio Senhor Jesus, é quem elege o cristão para isto. Nunca lestes o dito do Senhor que, nem todos os homens podem receber esta palavra (por isso que vc. está esperneando contra a verdade).
“...e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do reino dos céus. QUEM PODE RECEBER ISSO QUE O RECEBA”. Mat. 19:12c.
Assim, Paulo que realmente tinha amor ao nome do Senhor, recebeu esta Palavra; já você, não!
Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? AM 3.3. Paulo poderia ter deixado sua esposa ou ela mesma, não se combinava mais como uma só carne.
ExcluirPorque o motivo da discordancia de opiniões? Nem parece que servem a um Deus vivo que fala com os seus, querem mesmo saber? Orem, jejuem, e consultem ao Senhor, se isso importar para salvação de vcs, Ele revelará.
ResponderExcluirFiquem com Deus.
Discordância de opiniões existe desde a fundação do mundo meu caro! Pra vc. que não sabe, isso faz parte do livre arbítrio dado por Deus aos homens.
ExcluirQuanto a nós, não prevalece a nossa opinião, senão as Escritura anunciadas aqui. Se vc. fosse mesmo de Deus, teria respeito a acreditado na Palavra de Deus, ao invés de julgar nesciamente os trabalho alheios!
Em outras palavras, o anônimo, perdeu uma boa oportunidade de ficar calado!!!
Mas no começo fala que Moisés foi enterrado mas ele não foi recolhido? Que até o anjo Miguel lutou por ele?
ResponderExcluirA Escritura é clara: "Assim, morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme o dito do Senhor.
ResponderExcluirEste (Deus) o sepultou num vale, da terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém tem sabido até hoje a sua sepultura". Deut. 34:5-6.
Quanto ao arcanjo Miguel lutar pelo corpo de Moisés, algumas teologias afirmam que Satanás queria tornar publico o local do sepultamento de Moisés, afim de que tantos os israelitas, quanto os religiosos do mundo todo, viessem a idolatrar sua tumba. Porém, isto é ainda uma incógnita.
Concordo!
Excluirparabéns Jaime e Julio, tem um monte dê pessoas sendo mortas espiritualmente, por causa do julgo infundados que lhes tem sido postos.esclarecedor seu texto, muito obrigado por este estudo tão coerente.
ResponderExcluirAmém, irmão Hernades...O nosso compromisso é com a verdade, não com os eeros de interpretações das teologias e suas denominações!
ExcluirDeus te abençoe!
Jaime e Júlio
Casado ou não o que fica claro no evangelho é que Paulo quando ainda era Saulo tinha sim uma família e uma esposa. Graça e paaaz
ResponderExcluirIrmãos Jaime e Júlio me sinto muito feliz com o belo trabalho de vcs esclarecedor. Parabéns Deus é com vcs
Amém irmão Luiz! Obrigado pela sua consideração, por aqueles que defendem a Escritura, e não os erros de interpretação das denominações evan/cristãs.
ExcluirEm todos os textos que ja li e observei e analisei, da a entender que Paulo se fez eunuco, porque ele refere como sendo um dom de Deus, nao se deixar pelas paixões entendo qe naquela epoca o mais normal seria ser casado, principalmente se tratando do sinédrio, porém, o proprio Jesus fala sobre os eunucos que uns nasceram, outros alguem fez, e outros assim quiseram... Posso ta errada? Posso, mas pelos versos, a maneira que Paulo descreve, me leva sempre a crer nisso...
ResponderExcluirPaz...
E Graça..
Concordo irmã Bia! Porém, Paulo se fez eunuco DEPOIS do seu chamado (Atos cap. 9). Daquele dia em diante; ele não voltou mais para sua casa e nem para sua esposa; se entregando 100% ao Senhor e ao seu Reino!
ExcluirNo capitulo 19 versiculo 29 de mt
ResponderExcluirÑ fala deixar MULHER
Então troque de Bíblia, pois a minha fala sim!
ResponderExcluir“E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, OU MULHER, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna”. Mat. 19:29.
Precisamos ter o cuidado com as versões.E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna.
ResponderExcluirMateus 19:29 Nova Almeida Atualizada (NAA)
Precisamos respeitar e aceitar a primeira tradução Almeida dirigida a nós, os gentios. Pois se veio a nós, é porque ela foi permitida por Deus. Se não; teríamos dois grupos diferentes de pretendentes a salvação:
ResponderExcluirO grupo do passado, que basearam a sua fé nos escritos da primeira tradução Almeida; e o grupo daqueles que agora, baseiam a sua fé nas novas traduções (N.V.I. - N.A.A. Etc...)
Em outras palavras: O grupo passado então estariam perdidos, porque basearam a sua fé em uma tradução não confiável. Creio que o amigo não poderia nos confirmar isso; ou poderia?
Bom, uma vez que o Evangelho é pela fé (Efe. 2:8) eu prefiro ser guiado sempre pelo Espírito Santo; e não por esta ou aquela tradução bíblica.
"Jesus pois operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais que nõ estão escritos neste livro.
Estes, porém, FORAM ESCRITOS PARA QUE CREAIS QQUE JESUS É O CRISTO, O FILHO DE DEUS, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome". João 20:30-31
Paulo deixa claro que é solteiro, ele mesmo orienta os homens a permanecer igual a ele.
ResponderExcluirQuisera que todos os homens fossem como sou; mas cada recebe de Deus o seu dom particular; um deste modo outro, daquele modo. Contudo, digo às pessoas solteiros e às viúvas, que é bom ficarem como eu.” (1 Coríntios 7.7-8) Bíblia de Jerusalém
Se o amigo usou este verso para tentar dizer que Paulo era solteiro, vc. também, tem que admitir que o próprio, então ERA VIÚVO?
ExcluirOutra coisa: Se o amigo usou a Bíblia de Jerusalém para dizer que Paulo era solteiro; então deveria saber que algúém para ser MEMBRO DO SINÉDRIO, deveria SER CASADO! Ora...ora..ora.