O cerco de Jerusalém e a batalha do Armagedom é um mesmo evento?

   Não, as teologias em geral, num desconhecimento gritante de escatologia, interpretam estes dois eventos diferentes, como sendo um só, sem considerar que existe grande diferença de tempo entre um evento e o outro, entre a vinda de Jesus do céu (Trono de Deus), e sua última descida do nosso céu atmosférico em Jerusalém para a Batalha do Armagedom - Gogue e Magogue.
     Sem conhecer as diferenças entre um evento e o outro, além de ignorar a ordem dos Selos que rege um evento e o outro, elas também, ignoram a cronologia bíblica, que há entre um acontecimento e o outro. Aliás, o principal erro das teologias em geral, consiste em querer interpretar um tema escatológico baseados apenas no MODO DO EVENTO, se esquecendo de considerar também, O TEMPO DELE dentro da ordem tribulacional. 
    
    Em respeito as Escrituras que afirmam que para todo o propósito, Deus tem "O TEMPO E O MODO" (Ecl. 8:6), elaboramos mais este estudo obedecendo a cronologia bíblica. Lembrando, quem domina estes dois quesitos, terá a seu favor, a perfeita CHAVE DE DISCERNIMENTO DAS PROFECIAS capaz de envergonhar todos os teólogos que ensinam fora dela.       

-As mensagens de Ezequiel 38-39 anunciam um quadro conclusivo sobre Gogue e Magogue?
  Não! A maioria teológica baseada em Ezequiel 38-39 e em outros livros, tem ariscado sua previsão escatológica sobre Gogue e Magogue, firmados apenas nas coordenadas geográficas destes dois personagens bíblicos. Porém,  não podemos ignorar as Escrituras, que afirmam que os contextos doutrinários ou escatológicos, tanto do A.T. quanto do N.T. sempre trouxeram mensagens "EM PARTE", EM "ESPELHO E EM ENIGMA" (1Cor. 13:9-12). Ou seja: Primeiramente, elas foram escritas "EM FIGURAS (1Cor. 10:11); em "ALEGORIAS (Heb. 9:9); "EM SOMBRAS" (Heb. 10:1) para servir de "TESTEMUNHO" à última geração do povo de Deus, sobre o qual viria (virá) todas estas coisas. 
  Algumas destas mensagens, com o propósito Divino de não ser reveladas aos homens ímpios (Dan. 12:10b.) foram escritas de trás pra frente (em espelho) ou com os eventos futuros misturados, como no caso da mulher de Apocalipse 12, idem o cap. 17 etc... A mesma coisa, acontece aqui em Ezequiel 38 e 39.

-Quando se dará o cerco de Jerusalém?
   As Escrituras são claras, ao colocar o cerco de Jerusalém feito por todas as nações da terra, no início da segunda metade da última semana de Daniel, o mesmo tempo do 4º Selo do Apocalipse 6:7-8, período em que será  manifesto o Anticristo, o iníquo (conforme: Zac. 14 - Mat. 24:15 a 22), antes ainda da vinda global de Jesus, na glória do Pai e de seus santos anjos, conforme (Mat. 24:29-30).
Lucas 21:
20 - “Mas quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação.
21 – Então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes; e os que estiverem no meio da cidade, saiam; e os que nos campos, não entrem nela.
22 - Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas.
23 - Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias! Porque haverá grande aperto na terra, e ira sobre este povo.
24 - E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem”.

-Depois do cerco, quanto tempo o anticristo estará em Jerusalém?
  Segundo o profeta Daniel, o Anticristo dominará de Jerusalém, absoluto sobre o mundo por 1.290 dias (Dan. 12:11), até antes da vinda de Jesus em glória. Esse tempo, também recebe vários nomes na Bíblia: “Angústia de Jacó “ (Jer. 30:7), a última dispersão de  Israel, que será levado cativo por todo o mundo. 
    Esse tempo também, é conhecido por “tempo dos gentios ímpios", que pisarão a cidade Santa por 1.260 dias (Luc. 21:24 – Apoc. 11:2) antes da vinda de Jesus. Lembrando novamente ao leitor que estes eventos, ocorrerão no tempo do 4º Selo, o da figura do cavaleiro do cavalo amarelo (Apoc. 6:7-8). 

-Quando Jesus estará com seus pés sobre o monte das oliveiras?
  Embora a próxima vinda de Jesus, com poder e grande glória (Mat. 24:29-30) seja de cunho mundial; os objetivos do Senhor, estarão voltados para seu povo israelita, conforme (Sal. 14:7). Nessa vinda que ocorrerá no tempo do 6º Selo (Apoc. 6:12 a 17), Jesus porá seus pés sobre o monte das Oliveiras, como disse o profeta Zacarias; isso é: depois dos 1.290 (ou 1.335 dias) dias do Anticristo, o Senhor sairá para livramento dos israelitas em Jerusalém.
Zacarias 14:
3 - “E o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como no dia em que pelejou, no dia da batalha.
4 - E naquele dia estarão seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente, e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande, e a metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade para o sul.
5 - E fugireis pelo vale dos meus montes (porque o vale dos montes chegará até Azel), e fugireis assim como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá: então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos anjos contigo, ó Senhor.”

Nota: A Bíblia não afirma que na vinda de Jesus, Ele descerá e pisará na terra, como ensinam erroneamente algumas teologias; mas que ele estará com seus pés "SOBRE" O MONTE DAS OLIVEIRAS", mostrando claramente uma posição mais elevada, superior em relação ao monte; pois na verdade, nesta vinda o Senhor não pisará ainda na terra.

-Quanto tempo o anticristo atuará ainda no mundo, entre a vinda de Jesus e a Batalha do Armagedom?

“E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, E ANIQUILARÁ PELO RESPLENDOR DA SUA VINDA”. 2Tes. 2:8
    
 Baseados neste verso avulso, a maioria teológica, atropelando “o tempo dos fatos proféticos”, tem interpretado à grosso modo, que Jesus aniquilará imediatamente o iníquo; quando na verdade, o contexto geral do Apocalipse, diz exatamente ao contrário.

     Nossos amigos, além de ignorar que a letra bíblica é limitada para descrever todo um evento profético, mais uma vez desprezam o contexto “cronológico dos fatos”, que afirma que depois da vinda de Jesus, o Anticristo atuará ainda no mundo até a consumação dos séculos (da vinda do Senhor à Batalha do Armagedom - Gogue e Magogue) nos tempos do 6º e do 7º Selo, também chamado por Daniel de "PURIFICAÇÃO DO SANTUÁRIO". Período esse, estimado por 2.300 tardes e manhãs (Dan.8:14); ou 6 anos 3 meses e 20 dias literais, dentro da duração dos 7 anos do  Grande Dia do Senhor.
“...sobre a asa das abominações VIRÁ O ASSOLADOR, E ISSO ATÉ À CONSUMAÇÃO; e o que está determinado será derramado sobre o assolador (as pragas das sete trombetas e o derramar das sete taças da Ira de Deus). Dan. 9:27c.

    Após a vinda de Jesus, somente o tempo bíblico da praga da "quinta trombeta", durará literalmente 5 meses + os 1.260 dias (ou 3.5 anos - Apoc. 9:5) das duas testemunhas (Apoc. 11:3), estes dois tempos revelados "diretamente" no Apocalipse, perfazem um tempo próximo a 4 anos (3 anos e 11 meses). Isso, sem contar ainda, os tempos das demais pragas, não revelados diretamente: As seis trombetas das pragas dos anjos + as pragas das sete taças da Ira de Deus + a Batalha do Armagedom; tempos estes, ignorados pelas três teologias do arrebatamento: Pré, Meso e Pós-Sistemáticos.

-Quando Jesus e seus anjos descerão na terra, para a Batalha do Armagedom?
 A única descida do Senhor à terra, ocorrerá no tempo do 7º Selo, acompanhada de seus anjos, montados em cavalos brancos, neste tempo Jesus, finalmente pisará e permanecerá na terra, para realizar a purificação final dela em preparação do Milênio. nesta ocasião, ele expulsará de Jerusalém, o iníquo e aniquilará seus exércitos; tanto de demônios, quanto o resto dos sobreviventes das pragas (as nações impias) na Batalha do Armagedom.

Quando será a Batalha do Armagedom - Gogue e Magogue?
   A Batalha do Armagedom, acontecerá depois da vinda de Jesus em gloria, também no tempo do 7º Selo, depois dos vários acontecimentos do Grande Dia do Senhor, anunciados no Apocalipse de João: Das seis trombetas das pragas, da manifestação das duas testemunhas, do toque da Sétima trombeta (arrebatamento da Igreja), das sete taças da Ira de Deus, do julgamento da grande meretriz, e finalmente: A Batalha do Armagedom, na região de Megido. 

     Conforme já dissemos antes, entre a vinda de Jesus e a Batalha do Armagedom, (antes do Reino Milenar de Cristo) cronologicamente falando, haverá um tempo aproximado de "SETE ANOS". 

Apocalipse 19:
11 - “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga a peleja com justiça.
14 - E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro.
19 - E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército.
20 - E a besta foi presa e, com ela o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem.
21 - Estes dois foram lançados visos no ardente lago de fogo e de enxofre.
E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes”.

-Nos dias da Batalha do Armagedom, Jerusalém será cercada novamente?
    Não, os escatologistas em geral, tem feito uma verdadeira salada desse assunto, atribuindo o cerco de Jerusalém (feito muitos anos antes pelo Anticristo e todas as nações da terra), como sendo a mesma Batalha do Armagedom. Porém, na Batalha do Armagedom, Jerusalém não será cercada novamente pelo anticristo, pois, ele já estará de posse dela, cerca de 10.5 anos: (1.290 dias do anticristo + 7 anos do Grande Dia do Senhor, até à Batalha). 
   Próximo aos dias dessa Batalha, os rumores da última descida de Jesus com seus anjos (Apoc. 19:11), o espantarão, e ele e seus exércitos que restaram vivos das pragas, fugirão para a planície de Megido, entre o mar grande e o monte santo, mas virá o seu fim, e não haverá quem o socorra, conforme disse Daniel:
“Mas os rumores do Oriente e do Norte o espantarão; e sairá (de Jerusalém) com grande furor, para destruir e extirpar a muitos.
E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o monte santo e glorioso (Monte de Sião); mas virá ao seu fim, e não haverá quem o socorra”. Dan. 11:44-45.

-A mensagem de Apocalipse Apoc. 20:7 a 10, trata doutra guerra de Gogue e Magogue?
Gogue e Magogue, mencionado no Apocalipse no final do Milênio, não tem nada a ver com Batalha do Armagedom; senão, apenas os nomes dados às coordenadas dos quatro cantos da terra, das quais Satanás, pós-Milênio, sairá para ajuntar as nações em Batalha, contra as duas Jerusalém: O arraial dos santos (a Jerusalém terrena) e a cidade amada (A Jerusalém Celestial, sobre o Monte de Sião). Porém, um detalhe desconhecido dos teologandos que creem que a Batalha do Armagedom, será neste tempo: É que a Palavra do Senhor, afirma que no Milênio, não haverá nenhuma Batalha; nem no início, nem durante, muito menos no final dos mil anos. Pois, sob o comando do Rei Jesus, nenhuma nação poderá levantar espada contra outra nação; conforme a Palavra do Senhor!
"E Ele exercerá o seu juízo sobre as gentes, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices: NÃO LEVANTARÁ ESPADA NAÇÃO CONTRA NAÇÃO, NEM APRENDERÃO MAIS A GUERREAR". Isaías. 2:4.

Em resposta ao segundo cerco de Jerusalém, Deus apenas fará descer FOGO DO CÉU, o qual, devorará Satanás e as nações rebeldes, conforme (Apoc. 20:9). Em seguida ocorrerá o Juízo Final – Trono Branco; Satanás e todos os que não tiverem seus nomes escritos no livro da vida, serão lançados no Lago de Fogo. Então, a terra e as obras que nela há, se queimarão e desaparecerá (2 Ped. 3 Apoc. 21:1), dando lugar a um Novo Céu e uma Nova terra, tendo como sede Universal do governo eterno de Deus e do Cordeiro, a Nova Jerusalém que descerá do Novo Céu à Nova terra, ataviada como uma esposa para seu marido. Amém! Amém e Amém...

Nota: Outro erro muito comum entre os teologandos Pré-milenistas está em eles afirmar que, no Milênio, Cristo fará que a terra se torne novamente um paraíso, para a descida da Nova Jerusalém nela (???). 
Porém, isto é um grande engodo! A Escritura é bastante clara: No fim  do Milênio depois que a terra se tornar novamente como o Éden (Eze.36:36-37), ela passará diante da presença de Deus no Juízo final  (Apoc. 20:11). Após o Trono Branco, serão manifestos, um (segundo) Novo Céu e uma (segunda) Nova Terra, pois A PRIMEIRA TERRA mesma restaurada, juntamente com o nosso primeiro céu atmosférico irão passar, conforme disse João.

“E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já O PRIMEIRO CÉU E A PRIMEIRA TERRA PASSARAM, e o mar já não existe”. Apoc. 21:1.

   As teologias em geral confundem “o primeiro céu e a primeira terra milenar restaurada” que passarão, após ser cumprida toda a Palavra de Deus (Mat.5:18); com o segundo Novo Céu, e a segunda NOVA TERRA que jamais passarão.  
É importante lembrar que, na eternidade não haverá nada restaurado, mas, “TUDO NOVO”, até Jesus, terá um NOVO NOME (Apoc. 3:12).

E ainda: As Escrituras nos mostram no mínimo 8 razões porque o cerco de Jerusalém, não é o mesmo evento da Batalha do Armagedom: 

1-O cerco de Jerusalém, em relação a ordem dos Selos:

As Escrituras preveem o cerco de Jerusalém para o início dos dias do anticristo, que em relação a ordem dos Selos, corresponde ao tempo do QUARTO SELO, o do cavaleiro do cavalo amarelo (Apoc. 6::7-8). Já a Batalha do Armagedom, acontecerá no tempo do Sétimo Selo

2-O cerco de Jerusalém, em relação à última semana de Daniel:

Daniel disse que a manifestação do anticristo, se dará na segunda metade da última semana (Dan. 9:27); tempo este em que acontecerá o cerco de Jerusalém. Já a Batalha do armagedom, ocorrerá muito tempo depois, no final da Gr. Tribulação.

3-O cerco de Jerusalém, em relação aos tempos dos gentios:

Segundo Zacarias 14 Jerusalém será cercada, tomada e saqueada e a metade dos israelitas da cidade sairão para o cativeiro, mas a outra metade permanecerá nela. Embora Zacarias não tenha citado o tempo do cativeiro de Israel. Entretanto séculos à frente Lucas e João citaram o tempo em que os gentios (ímpios) pisarão Jerusalém: 1,260 dias (Apoc. 11:2); que será o mesmo tempo do cativeiro de Israel, também chamado de “ANGÚSTIA DE JACÓ” (Jer. 30:7).

4-O cerco de Jerusalém, em relação a vinda de Jesus:

Daniel disse que o período do governo mundial do anticristo será de 1.290 dias + um acréscimo de 45 dias, num total de 1.335 dias (Dan. 12:11-12) antes ainda da vinda de Jesus. Já a Batalha do Armagedom acontecerá muito tempo depois da vinda do Senhor, e da sua descida na região de Jerusalém (Apoc. 19:11 a 21).

5-O cerco de Jerusalém, em relação as sete trombetas das pragas e das sete taças da ira de Deus:

O cerco de Jerusalém acontecerá antes da vinda de Jesus, e por consequência, também antes do toque das sete trombetas das pragas (Apoc. 8) e do derramar das sete taças da ira de Deus (Apoc. 15). Já a Batalha do Armagedom acontecerá, depois do toque das sete trombetas das pragas e ao final do derramar das sete taças da ira de Deus.

6-O cerco de Jerusalém, em relação ao arrebatamento da Igreja:

Conforme já vimos, o cerco de Jerusalém acontecerá nos dias do anticristo. Já o arrebatamento da Igreja acontecerá, depois da vinda de Jesus, nos dias da Sétima e última trombeta do anjo (Apoc, 10:7 e 1 Cor. 15:51-52). Já a Batalha do Armagedom acontecerá depois do arrebatamento, depois das sete taças da ira de Deus e do julgamento da Gr. Prostituta.

7-O cerco de Jerusalém, em relação aos dias das duas testemunhas:

Somados os tempos bíblicos do cerco por todas as nações da terra lideradas pelo anticristo 1.290 + 45 dias + os 5 meses do tempo da praga da quinta trombeta (Apoc. 9:5); até aos dias das duas testemunhas, teremos um tempo aproximado de 4 anos e 15 dias. Já das duas testemunhas à Batalha do armagedom temos os tempos do derramar das sete taças da ira de Deus + o tempo da condenação da grande prostituta (a destruição a fogo da Jerusalém) feita pelos 10 reis (Apoc. 17:16).

8-O cerco de Jerusalém, em relação aos AIS:

O cerco de Jerusalém acontecerá antes dos três AIS do Apocalipse. Já a batalha do Armagedom, será o fim do terceiro e último AI (Apoc. 11:14).  

Jaime e Júlio.

Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário