Você já conhece a Graça de Deus, Chamado e Eleição?



Graça e paz!

“Porque a lei foi dada a Moisés, A GRAÇA E A VERDADE VIERAM POR JESUS CRISTO”. Jo. 1:17

-QUEM VEIO PRIMEIRO: O PECADO OU A GRAÇA?
Antes de o pecado romper no céu, através da rebeldia de Lúcifer e seus anjos, a graça de Deus já era existente; pois, Jesus Cristo é antes de todas as coisas, e todas as coisas foram feitas por Ele.
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
TODAS AS COISAS FORAM FEITAS POR ELE, E SEM ELE NADA DO QUE FOI FEITO SE FEZ.
Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens”. Jo. 1:1;2;3 e 4.

Somente depois da criação do mundo, e do pecado de Adão é que a graça de Deus começou  ser manifestada pela fé, aos homens (Gen. 3:15).

-ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA GRAÇA DE DEUS:
A graça de Deus, quanto a oferta Divina aos homens, ela é gratuita.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira QUE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Jo. 3:16.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas O DOM GRATUITO DE DEUS É A VIDA ETERNA, POR CRISTO JESUS NOSSO SENHOR”. Rom. 6:23.

A graça de Deus, quanto a sua origem, ela vem de Deus aos homens.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; É DOM DE DEUS.
Não vem das obras para que ninguém se glorie”. Efe. 2:8-9.

A graça de Deus quanto ao seu percurso, ela desceu do céu a terra.
“Toda boa dádiva e todo o dom perfeito VEM DO ALTO, DESCENDO DO PAI DAS LUZES, em quem não há mudança, nem sombra de variação”. Tg. 1:17.

A graça de Deus, quanto sua abrangência é transcendental: Na terra, ela foi derramada sobre toda a carne (Atos 2:16-17). No céu, Ela alcançou toda a criação celestial (Col. 1:20).
“Porque a graça de Deus se há manifestado, TRAZENDO SALVAÇÃO A TODOS OS HOMENS”. Tt. 2:11.

-A FÉ, O PRINCIPAL CONDUTOR DA GRAÇA DE DEUS:
Assim como a lâmpada precisa do condutor (fio) para receber a energia e luz, de forma semelhante, o homem necessita da FÉ, para receber a graça de Deus!   

Embora a graça seja eterna, a fé para a salvação que liga o homem à graça é passageira, dividida em três etapas cronológicas, com Início, meio e fim, conforme veremos a seguir:



1-Fé, para entrar na graça de Deus:
Num primeiro plano, a criatura incircuncisa entra para a Graça de Deus, ouvindo e atendendo Seu CHAMADO, PELA FÉ (Atos 2:39).
“Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo;
Pelo qual também TEMOS ENTRADA PELA FÉ A ESTA GRAÇA, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”. Rom. 5:1-2.

2-Fé, para cumprir em obediência, o tempo do nosso chamado:
Num segundo plano, o nosso chamado é para cumprir PELA FÉ, O TEMPO DA NOSSA PEREGRINAÇÃO EM OBEDIÊNCIA AO EVANGELHO DE CRISTO (Mat. 24:13).
“Pela fé Abraão, SENDO CHAMADO OBEDECEU, indo para um lugar que deveria receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia”. Heb. 11:8.

“E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor DURANTE O TEMPO DA VOSSA PEREGRINAÇÃO”. 1Pe. 1:17.

3-Fé, para permanecer firme até ao fim.
Um dos nobres exemplos bíblicos de perseverança de fé foi dado pelo apóstolo Paulo, que ao final da sua carreira, disse com toda a propriedade:
“Combati o bom combate, ACABEI A CARREIRA, GUARDEI A FÉ.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”. 2Tm. 7:8.

Jesus disse:
“Mas AQUELE QUE PERMANECER ATÉ AO FIM SERÁ SALVO”. Mat. 24:13.

Pedro escreveu:
 “Alcançando O FIM DA VOSSA FÉ, A SALVAÇÃO DAS ALMAS”. 1Pe. 1:9.

-CUMPRINDO O TEMPO DO NOSSO CHAMADO:
A Escritura anuncia a todo o cristão, que está vivendo hoje o tempo de seu chamado, duas exortações diferentes:

a)-Para o cristão em situação de fidelidade:
A Escritura exorta-o, a permanecer na graça, firme na fé até ao fim (Mat. 24:13):
-Guardando a sua coroa (Apoc. 3:11).
-Santificando mais ainda (Apoc. 22:11b.).
-Não pecando mais (1Jo. 3:6).
-Mortificando seu corpo (Rom. 8:13).
-Rejeitando toda imundícia (Tg. 1:21).
-Amando a seu irmão (1Jo. 2:10).
-Não amando o mundo e nem o que nele há (1Jo. 2:15).
-Anunciando as virtudes daquele que o chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1Pe. 2:9).

b)-Para o cristão em situação de infidelidade:
A Escritura exorta-o, que volte urgentemente para a graça enquanto é o tempo aceitável, enquanto é dia de salvação (2Cor. 6:2).
-Arrependendo dos seus pecados (Apoc. 2:4-5).
-Confessando e deixando seus pecados (1Jo. 1:8-9 – Cap. 2 – 3:8).
-Buscando a Deus, enquanto se pode achar (Isa.55:6). 
-Não aborrecendo mais o seu irmão (1Jo. 2:9 e 11).
-Apartando-se da iniqüidade (2Tim. 2:19).
-Chegando-se, e humilhando-se a Deus (Tg. 4:8-9).
-Produzindo as obras da fé (Efe. 2:10).
-Não entristecendo mais o Espírito Santo (Efe. 4:30).

OBS: Não será um título de Pastor, P.H.D. obreiro etc... que garantirá a sua eleição para a salvação no Reino de Deus; mas sim, a obediência ao Evangelho de Cristo.
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI QUE ESTÁ NO CÉU”. Mat. 7:21.

-LIVRANDO-SE DO ENGANO CALVINISTA:
Os textos bíblicos que afirmam que Deus nos predestinou ou escolheu antes da fundação do mundo, etc...(Rom. 8:29-30 e Efe. 1:4-5) tem que ser entendido, segundo a cronologia atemporal e presciência de Deus, (que chama as coisas que não são, como se já fossem – Rom. 4:17d.). E não segundo o ensino temporal Calvinista, que prega uma predestinação a todo aquele que simplesmente crê e confessa o Senhor Jesus.
Isto é um erro grave de interpretação desta teologia, pois conforme vimos antes, o contexto bíblico nos mostrou acima em desenho e textos, que a verdadeira fé é muito mais profunda que "A FÉ SINTÉTICA CALVINISTA".
Aliás, se o simples fato de alguém, crer e confessar o Senhor diante do púlpito da Igreja,  já garante sua salvação; segue-se então, que os demônios teriam que ser salvos; pois os tais também crêem em Jesus:
“Tu crês que há um só Deus: fazes bem: Também os demônios O CRÊEM, e estremecem”. Tg. 2:19.

-PODE UM CRISTÃO FIEL SE TORNAR INFIEL E CAIR DA GRAÇA?
Pode sim! É só permanecer desobediente ao Evangelho de Cristo, sem se arrepender em tempo aceitável.
“Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, OU DA OBEDIÊNCIA PARA A JUSTIÇA?” Rom. 6:16.

Alguns exemplos de cristãos na sua individualidade caídos da graça de Deus; e de Igrejas físicas na sua coletividade, com perigo de cair d’Ela:
a)-Os cristãos  que querem se justificar pelas obras da lei:
“Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: DA GRAÇA TENDES CAÍDO”. Gal. 5:4.

b)- Os cristãos  que recebem a graça de Deus em vão.
“E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que NÃO RECEBAIS A GRAÇA DE DEUS EM VÃO”. 2Cor. 6:1.

c)-Cristãos que já tinham seus nomes escritos no livro da vida; porém, naufragaram na fé; sem permanecer na graça até ao fim.
“SEJAM RISCADOS DO LIVRO DA VIDA, e não sejam inscritos com os justos”. Sal. 69:28.

d)- Entre as sete Igrejas do Apocalipse que já haviam entrado para a Graça, somente uma Igreja: a de Filadélfia estava CUMPRINDO FIELMENTE O SEU CHAMADO. Ou seja: Peregrinando em obediência na Palavra de Deus (Apoc. 3:0). Já as outras seis igrejas, apresentaram problemas de desobediência, e uma real possibilidade DE CAIR DA GRAÇA. Em razão disso foi que o Senhor Jesus, exortou-as a voltar ao primeiro amor em tempo hábil, mostrando claramente que A ELEIÇÃO PARA A SALVAÇÃO é dirigida SOMENTE AO QUE VENCER.
 AO QUE VENCER, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono”. Apoc. 3:21.

Esta é mais outra contundente prova, que o ensino Calvinista é errôneo, ao afirmar que: “O PREDESTINADO; UMA VEZ SALVO, É SEMPRE SALVO”.

-SE NINGUÉM É JUSTIFICADO PELAS OBRAS, POR QUE O JULGAMENTO DO ÚLTIMO DIA SERÁ BASEADO NAS OBRAS, E NÃO NA FÉ?
“E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, JULGA SEGUNDO A OBRA DE CADA UM, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação”. 1Pe. 1:17.

Algumas teologias, atribuem um conflito entre a mensagem de Paulo, que afirma que “NINGUÉM SERÁ JUSTIFICADO PELAS OBRAS DA LEI” (Rom. 3:20); com a mensagem de Tiago, que afirma que: “O CRISTÃO É SIM, JUSTIFICADO PELAS OBRAS, E NÃO SOMENTE PELA FÉ” (Tg. 2:24).
Isto acontece por pura falta de conhecimento dessas teologias, ao misturar “AS OBRAS DA LEI” da primeira aliança (Os 613 preceitos dados no Sinai), pelos quais, a ninguém aperfeiçoou (Heb. 7:18-19); com “AS OBRAS DE CRISTO” da segunda Aliança; as quais, aperfeiçoa sim, o cristão (Heb. 10:14); idem a sua fé
“Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, E PELAS OBRAS A FÉ FOI APERFEIÇOADA”. Tg. 1:22.

Conforme vimos, é evidente que Tiago estava concordando perfeitamente com Paulo, pois, ele estava se referindo, não as obras da lei; mas, AS OBRAS DO EVANGELHO DE CRISTO, para as quais, todo o cristão foi chamado:
“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus PARA AS BOAS OBRAS, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Efe. 2:10.

“E ao que vencer E GUARDAR ATÉ AO FIM AS MINHAS OBRAS, eu lhe darei poder sobre as nações”. Apoc. 2:26.

CONCLUSÃO:
Portanto, a eleição (salvação) do cristão, somente é confirmada, após ele cumprir o seu chamado na terra até ao fim.

“Porque muitos são chamados, mas poucos OS ESCOLHIDOS”. Mat. 22:14.
                          
Jaime e Júlio.

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