A Igreja será arrebatada DA IRA, ou NA IRA DO CORDEIRO?

“E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, QUE NOS LIVRA DA IRA FUTURA”. 1 Tes. 1:10

 “Porque Deus NÃO NOS DESTINOU PARA A IRA, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Tes. 5:9

 “Como guardaste a palavra da minha paciência, TAMBÉM EU TER GUARDAREI DA HORA DA TENTAÇÃO que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra”. Apoc. 3:10.

Os pregadores Pré-tribulacionistas costumam apresentar estes três versos, como sempre de forma isolada, avulsa, como se fossem um mesmo evento, forçando a interpretação de que a igreja será livrada “da ira” (antes dela) por ocasião do seu arrebatamento secreto; ao invés de aplicar o contexto deste tema, que prevê que a Igreja será livrada, “na ira”; ou seja: (dentro dela).

Além disso, os Pré-tribulacionistas misturam estes três versos, como sendo um só evento relacionado a ira. Porém somente os dois versos de 1 Tes. é que tratam do livramento da Igreja da ira do Cordeiro. Já Apocalipse 3:10 se refere ao guardamento da Igreja dentro de outro tempo de ira, conforme veremos a seguir:

-Existe somente um tempo de ira na Gr. Tribulação?

É evidente que não! Os Pré-tribulacionistas, na ânsia de querer que a Igreja não passe pelo dia da Ira do Senhor, tem focado a sua pregação em cima apenas de UM TEMPO DE IRA (a do Cordeiro); quando na verdade, a Bíblia afirma que, na Gr. Tribulação haverá QUATRO TEMPOS DIFERENTES DE IRAS. Para entendermos isso, primeiro temos que conhecer os períodos da Gr. Tribulação.   

-De quantos períodos a Gr. Tribulação é composta, é qual será a sua duração?

Por séculos as três principais teologias do arrebatamento (os Pré, os Mesos e até os Pós-tribulacionistas tradicionais) tem baseado a Gr. Tribulação apenas na última semana de Daniel, afirmando que será de 7 anos e  composta de 2 períodos de 3.5 anos. Os primeiros 3,5 anos, serão de paz; e os outros 3.5 anos de perseguição à Israel.

Entretanto, em Mateus 24, Jesus não baseou a duração da Gr. Tribulação nos 7 anos da última semana de Daniel; mas, na “geração profética dos últimos dias” (Mat. 24:34), mostrando claramente que, a última semana, representa apenas DOIS, dentre QUATRO PERÍODOS DE TODA A GRANDE TRIBULAÇÃO, cujo tempo total, durará “duas vezes mais que 7 anos”: Cerca de 21 anos. 

Estes quatro períodos tribulacionais, tem sido anunciados nos quatro impérios do sonho da estátua de Nabucodonosor (Dan. 2:32-33), e nos quatro animais simbólicos (Dan. 7).

No N.T. estes mesmos quatro períodos, foram repetidos também por Jesus em Mateus 24; Marcos 13 e Lucas 21. Mais à frente, João confirmou os quatro períodos tribulacionais na passagem dos quatro cavaleiros do Apocalipse (cap. 6).

Portanto, uma vez que a Gr. Tribulação segundo as escrituras é formada, não por dois períodos de 35 anos; mas  por QUATRO PERÍODOS; de igual forma também, teremos QUATRO PERÍODOS DE IRAS; e com eles também, QUATRO LIVRAMENTOS PARA A IGREJA, dentro destas iras; a saber:

Primeiro período tribulacional: O Princípio de Dores.

A ira das nações (Mat. 24:7-8 – Apoc. 11:18) – A terceira guerra mundial. A promessa de livramento da Igreja dentro do tempo da primeira ira (Sal. 27:3).

Segundo período tribulacional: Os 42 meses da 1ª besta.

A ira da 1ª besta contra os santos (Apoc. 13:7). A promessa de livramento da Igreja dentro desta segunda ira (Apoc. 3:10);

Terceiro período tribulacional: Os 1.290 dias do Anticristo.

A ira do Dragão contra a mulher-Igreja (Apoc. 12:17). A promessa do livramento da Igreja dentro desta terceira ira (Apoc. 12:6 e 12).

Quarto período tribulacional: A vinda de Jesus.

A ira do Cordeiro contra toda a carne do pecado, através das sete trombetas das pragas (Apoc. 6:12 a 17 e cap. 8); e das sete taças da ira de Deus (Apoc. 15). A promessa do livramento da Igreja, dentro da quarta e última a ira (1 Tes. 1:10 e 5:9).

Aliás, Isaías foi o único profeta bíblico, a anunciar de forma escatológica, OS QUATRO LIVRAMENTOS DA IGREJA DENTRO DAS IRAS:

“Quando passares PELAS ÁGUAS (Princípio de dores) estarei contigo, e quando PELOS RIOS (1 besta e o Anticristo), eles não te submergirão, quando passares PELO FOGO (a Ira do Cordeiro), não te queimarás, nem a chama arderá em ti". Isa. 43:2

 -Qual o objetivo do Dia da ira do Senhor?

O dia da Ira do Senhor, não será apenas um dia de 24h. mas um longo tempo de juízos de Deus, sobre toda a carne do pecado, conforme... (Isa. 66:16 – 2 Tes. 1:8 - Jud. 14-15 – Apoc. 6:12 a 17.

-Quais os nomes dados ao dia da Ira do Senhor?

-A assolação dos ímpios (Pv. 3:25).

-O dia do Senhor dos Exércitos (Isa. 2:12).

-O dia do Senhor (Isa. 13:6).

-O dilúvio do açoite. (Isa. 28:18).

-O dia da vingança do nosso Deus (Isa. 61:2).

-O dia da visitação (Isa. 10:3).

-O dia de trevas (Am. 5:20).

-O grande dia do Senhor (Sof. 1:14).

-O dia da colheita do Joio (Mat.13:30);

-A ira do Cordeiro (Ap. 6:16).

-Por que Deus permitirá que a sua Igreja permaneça no mundo, no período da Ira do Cordeiro?

Para mostrar OUTRA VEZ a diferença entre O que serve e o que não O serve, em meio aos seus juízos, através do livramento do seu povo, mostrado primeira vez dentro das dez pragas no Egito.

“Mas contra todos os filhos de Israel nem ainda um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o Senhor FEZ DIFERENÇA ENTRE OS EGÍPCIOS E OS ISRAELITAS.” Êx. 11:7.

De forma semelhante, só que agora de abrangência mundial, Na vinda sua vinda, o Senhor mostrará OUTRA VEZ, A DIFERENÇA entre o justo e o ímpio, pelo seu GRANDE LIVRAMENTO.  

"E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos, naquele dia que farei serão para mim particular tesouro; POUPÁ-LOS-EI, como um homem poupa a seu filho, que o serve.

Então VEREIS OUTRA VEZ a diferença entre o justo e o ímpio;

entre o que serve a Deus, e o que o não serve”. Ml. 3:17 e 18.

-Quais os versos que anunciam o livramento da Igreja dentro da Ira do Senhor?

 “O justo se alegrará quando vir a vingança; LAVARÁ OS SEUS PÉS NO SANGUE DO ÍMPIO.

Então dirá o homem: Deveras há uma recompensa para o justo; deveras há um Deus que julga na terra”. Sal. 58:10-11

“Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, MAS TU NÃO SERÁS ATINGIDO.  Sl. 91:5 e 7.

“Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, ATÉ QUE PASSE A IRA”. Isa. 26:20

“Quando passares PELAS ÁGUAS (Princípio de dores) estarei contigo, e quando PELOS RIOS (1 besta e o Anticristo), eles não te submergirão, quando passares PELO FOGO (a Ira do Cordeiro), não te queimarás, nem a chama arderá em ti". Isa. 43:2

“Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que SEJAIS ESCONDIDOS NO DIA DA IRA DO SENHOR”. Sof. 2:3 

“E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, QUE NOS LIVRA DA IRA FUTURA”. 1 Tes. 1:10

“Porque Deus NÃO NOS DESTINOU PARA A IRA, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Ts. 5:9.

 Conforme os amigos viram, o contexto bíblico nos apresentou seis versos definidos, provando que a Igreja será LIVRADA NA IRA (dentro da ira). Isto põe por terra a pregação forçada dos Pré-tribulacionistas em cima de apenas seus dois versos indefinidos de 1 Tes. mostrados acima. 

Concluindo a nossa pregação, permanece o conselho Divino:

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos que ninguém vos engane”. Mat. 24:4:

Escatologistas, Jaime e Júlio

Nenhum comentário:

Postar um comentário