Quantos Batismos há no Evangelho?


Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento.

No Evangelho, há três batismos inicialmente pregados por João Batista:

“E eu, em verdade, vos (1) BATIZO COM ÁGUA, PARA O ARREPENDIMENTO; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ELE VOS (2) BATIZARÁ COM O ESPÍRITO SANTO, E (3) COM FOGO.” Mt. 3:11.

1)-Batismo da água, para o arrependimento dos pecados. Lc. 3:3
2)-Batismo do Espírito Santo, para revestimento de poder. Lc. 24:49.
3)-E batismo de FOGO, PARA PROVA DA FÉ. 1Pe. 1:7.

Mais tarde, Jesus ensinou esses mesmos três batismos: Dois no Evangelho de João...

“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não NASCER DA (1) ÁGUA E (2) DO ESPÍRITO, não pode entrar no reino de Deus.” Jo. 3:5.

...E um terceiro: O BATISMO, O DE FOGO DA PROVAÇÃO, nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas; batismo esse, Ele teria que passar ao final da sua Missão. Aliás, não somente Ele, mas TODO O SEU CORPO (a Igreja), até a consumação deste século mau.

“Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo e ser batizado com o batismo com eu sou batizado?
E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade VÓS BEBEREIS O CÁLICE QUE EU BEBER E SERESI BATIZADOS COM O BATISMO COM QUE SOU BATIZADO”. “ Mc. 10:38-39.

A maioria teológica, tem pregado apenas dois batismos: O da água e do Espírito Santo, sendo que este último, acreditam eles, que é o mesmo batismo de fogo no dia do Pentecostes (Atos 2). Porém, esta é mais outra interpretação teológica errada, que tem sido ensinada por séculos aos cristãos.

Na história bíblica, o Espírito Santo, sempre se manifestou de várias formas diferentes: Em forma de pomba; em forma DE LÍNGUAS DE FOGO; em forma de vento, de nuvem, de água, etc.... Porém, não foi por causa das LÍNGUAS DE FOGO, que Jesus ao final de seu Ministério, “SE ANGUSTIAVA” em passar, e sim, por causa do TERCEIRO BATISMO: O DE FOGO, que faltava ser cumprido por Ele; também chamado de CÁLICE: sua provação da cruz:

“Vim lançar fogo na terra, e que mais quero, se já está acesso?
Importa, porém, que SEJA BATIZADO COM UM CERTO BATISMO: E como me angustio até que venha a cumprir-se! ” Lc. 12:49-50.

Portanto, nada a ver com a descida de línguas de fogo no dia de Pentecostes (este era o segundo batismo: o do revestimento de poder), e não o terceiro batismo: A prova da fé. Mesmo porque, desde o início do seu Ministério, o Senhor Jesus, já havia passado pelos dois primeiros batismos: O d’água e do Espírito Santo (Mt. 3:16), lhes restando apenas o terceiro batismo – o de fogo.

Paulo, entrou em contradição ao pregar um batismo numa carta, e vários batismos na outra?
Não, Paulo, jamais fez isso! “Um só Senhor, uma só fé, UM SÓ BATISMO.” Ef. 4:5.

Esse único batismo mencionado por Paulo, nada mais é, que a soma dos três batismos juntos, colaborando para O APERFEIÇOAMENTO do Cristão, nas três fases de sua vida espiritual:
1)-Na fase do seu sepultamento e nascimento nas águas (Rom. 6:4).
2)-Na fase de revestimento, através do Espírito Santo para seu crescimento espiritual (Luc. 24:49).
3)-Na fase de sua maturidade Cristã, através da prova de fogo, também denominado por Paulo de, O DIA MAU  (Deut. 13:3 – 1Cor. 3:13 –  Efe. 6:13 - 1Ped. 1:7).

“Mas o mantimento sólido é para OS PERFEITOS, os quais em razão do costume, TÊM OS SENTIDOS EXERCITADOS paras discernir tanto o bem como o mal.” Hb. 5:14.

O modo do cumprimento destes três batismos:
1)-O batismo nas águas é cumprido pela fé no Filho de Deus:
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.
QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO; mas quem não crer será condenado.” Mc.16:15-16.

2)-O batismo do Espírito, é cumprido através da obediência do Evangelho:
“E nós somos testemunhas acerca destas palavras, NÓS E O ESPÍRITO SANTO, que Deus DEU ÀQUELES QUE LHE OBEDECEM.” At. 5:32.

3)-O batismo de fogo, é cumprido na prova da fé.
“Para que A PROVA DA VOSSA FÉ, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é PROVADO PELO FOGO, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo.” I Pe. 1:7 – Tg. 1:3.

“A obra de cada um se manifestará; na verdade, o dia a declarará, porque PELO FOGO será descoberta; E O FOGO PROVARÁ qual será a obra de cada um”. 1Cor. 3:13.

“Bem aventurado o varão que sofre a tentação; porque, QUANDO FOR PROVADO, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” Tg. 1:12.

Portanto, quanto às suas finalidades no APERFEIÇOAMENTO DO CRISTÃO, são TRÊS BATISMOS DIFERENTES. Já quanto a sua unidade, estes três, perfazem UM SÓ BATISMO, denominado por Pedro de: O batismo da boa consciência para com Deus.
“Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, BATISMO, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de UMA BOA CONSCIÊNCIA PARA COM DEUS, pela ressurreição de Jesus Cristo.” I Pe. 3:21.

Verdade seja dita:
A única escola do arrebatamento que aceitará o nosso estudo do BATISMO DE FOGO para A IGREJA, é teologia PÓS-TRIBULACIONISTA. Todavia, as duas outras: Os Pré e Meso-tribulacionistas, não terão interesse de pregar este terceiro batismo; porque, a questão é óbvia: Nossa mensagem vai contra as suas teorias mirabolantes que a Igreja não passará pela Grande tribulação.

Jaime e Júlio.

Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário