Quem pode realizar a Santa Ceia?

Que Deus te abençoe em Graça e em conhecimento!

Para entendermos esse importante tema, precisamos conhecer alguns quesitos da Palavra de Deus: 

Primeiro: A Santa Ceia foi principiada pelo “SENHOR E MESTRE” (João, 13:14). Logo, quem a distribuiu aos discípulos foi “A MAIOR” autoridade Eclesiástica da igreja: Jesus Cristo.

Segundo: Sendo Deus, um Deus de ordem, desde o passado Ele já havia determinado uma espécie de hierarquia, para organizar o comando e os trabalhos do seu povo Israel: Reis, Sumo Sacerdote, Sacerdotes profetas, Levitas, etc... Organizando também, a ordem das doze tribos de Israel em relação ao seu Tabernáculo (Núm 2).

No Novo Testamento, Jesus comissionou a Pedro (um indouto), para a Liderança do apostololado judaico (Mat. 16:18-19); e a Paulo, a Liderança do apostolado  gentílico.
Mais tarde, o Espírito Santo confirmou a ordem, a hierarquia das Lideranças para os trabalhos na Igreja.
“E a um pôs Deus na Igreja, PRIMEIRAMENTE APÓSTOLOS, EM SEGUNDO LUGAR PROFETAS, EM TERCEIRO LUGAR DOUTORES, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”. I Cor. 12:28.

NOTA: Em nossos dias, em nome da sua própria conveniência, as faculdades e Denominações Teológicas em geral, inverteram a hierarquia bíblica, colocando em primeiro lugar na Igreja, OS DOUTORES formados segundo suas ideologias e objetivos mercantis-religiosos.
    
Quem a pode realizar a Santa Ceia? Está restrito aos líderes religiosos?
Ou um membro sem títulos algum, e sem carteirinha a pode realizar?

Neste caso temos duas situações bíblicas antagônicas:
A primeira situação mostrada acima, quando se trata duma Igreja legal, são mesmo as Lideranças constituídas quem devem realizar o ritual da Santa Ceia, como acontece em milhares de Igrejas evang/cristãs de nossos dias.

A segunda situação: Uma vez que o Espírito Santo foi derramado sobre toda a carne (Atos 2:17). Uma vez que o Evangelho deve ser pregado à toda a criatura (Mc. 16:15), e a Santa Ceia deve ser lembrada no meio do seu povo, até que venha o Senhor; o próprio Evangelho habilita de forma antagônica à primeira situação acima, um membro sem títulos, sem carteirinha, há realizar também, o ritual da Santa Ceia.

Desde que, esse membro sinta o chamado de Deus para a missão de servi-lo, na Liderança dum grupo, duma Comunidade cristã, etc...
Aliás, a honra de ser chamado, não provém de Faculdades Teológicas segundos placas Denominacionais de instituições de homens, senão, segundo Deus.
“E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão”. Heb. 5:4

Se alguém estiver enquadrado nessa segunda situação, e tem o desejo ardente no seu coração de realizar a obra do Senhor (isso não é outra coisa senão, a ação do Espírito Santo), é só busca-lo em oração, que Ele com toda certeza responderá, e o habilitará para tão excelente tarefa.
“Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja”. I Tm. 3:1


Jaime e Júlio.

Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br



Um comentário:

  1. Essas ministrações são feitas por ministros, diáconos ou obreiros auxiliares devido à prontidão para o serviço é treinamento para tal. Não tem haver com seu achar melhor do que ninguém. Até porque após os diáconos serir a membresia estes são servidos pelos ministros.

    ResponderExcluir