Qual o significado das sete tranças de Sansão?



Deus te abençoe em Graça e em conhecimento.


A História de Sansão no antigo testamento é desenrolada em quatro capítulos, recheada de ensinos aplicáveis aos cristãos na sua individualidade, e às igrejas na sua coletividade, mediante o Evangelho de Cristo. Por se tratar duma mensagem longa,  se abstemos de comentar alguns fatos dela, sendo focada penas “Nos significados das sete tranças de Sansão”.

Baseados nas Escrituras, mostraremos que todo o seu efeito tem a sua causa. Assim sendo, a perda das SETE TRANÇAS de Sansão, “DEPOIS”; foi exatamente, o efeito negativo de sete causas ocorridas “ANTES”; confira:

Texto áureo:
“Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe AS SETE TRANÇAS DO CABELO DE SUA CABEÇA; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força”. Jz. 16:19.

Esta história aconteceu na aldeia de Zorá, na região dos filisteus; onde havia um homem chamado Manoá da terra de Dã, cuja mulher era estéril. O anjo do Senhor apareceu a esta mulher no campo e lhe prometeu um filho. Ele fez algumas recomendações, no tocante ao modo de viver do menino; dizendo que não poderia beber vinho, ou bebida forte nem comer carne imunda; e em sua cabeça não se passaria  navalha, pois seria Nazireu de Deus desde o ventre de sua mãe! Em seguida, o anjo do Senhor revelou o propósito de Deus para a missão de Sansão: "...E ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus". Jz. 13:5c.

“Depois, teve esta mulher um filho e chamou seu nome Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou.
E o Espírito do Senhor o começou a impelir ele de quando em quando para o campo de Dã, entre Zorá e Estaol”. Jz. 13:24-25.


-SANSÃO DESOBEDECE A SEUS PAIS:
Juízes 14:
1  E DESCEU Sansão a Timna; e, vendo em Timna uma mulher das filhas dos filisteus,
2  Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.
3  Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos?

Ao escolher para si uma esposa filistéia, Sansão desprezou o conselho de seus pais, esquecendo-se que estava sob a lei e os profetas, sujeito ao 5º mandamento que dizia: Honra o teu pai e tua mãe... Êx. 20:12”.

Ao contrariar seus pais, Sansão incorreu no seu primeiro erro contra a lei de Deus, vigente na época. 
Erro tal, que contribuiu para perda da SUA PRIMEIRA TRANÇA ESPIRITUAL: “A DA OBEDIÊNCIA”. 

Aliás, o abecedário do cristão, não inicia com a letra "A", mas, com a letra "O", de OBEDIÊNCIA.
“Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” 1Sm. 15:22
                                                                                                                 
Trança essa, perdida também por muitos cristãos em nossos dias, por DESOBEDECER  AO PAI MAIOR: O DOS ESPÍRITOS
“Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?” Heb. 12:9

No entanto, essa trança foi honrada até ao fim por Jesus Cristo - o Filho de Deus, na plenitude dos tempos...
Filipenses 2:
6  “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7  Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8  E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”.

A fim de edificar os fiéis há permanecer em obediência...
“E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem”. Heb. 5:9

...E exortar os infiéis ao arrependimento, e obediência do Seu Evangelho.
“Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento". Lucas 5:32


-SANSÃO TEM FALTA DE VISÃO ESPIRITUAL – FÉ:
 ...“E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos. Jz. 14:3b.

Ao idealizar seu futuro ao lado da mulher filisteia, baseado unicamente EM SUA VISÃO NATURAL, Sansão tornou-se um cego espiritual, deixando o Reino de Deus em segundo plano em sua vida (Mat. 6:33). Ao fazer isso, ele incorreu no seu segundo grande erro: A perda da SUA SEGUNDA TRANÇA ESPIRITUAL : A DA VISÃO ESPIRITUAL – FÉ
“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. Heb. 11:1 – 2 Rs.6:17

Trança essa, também perdida por muitos cristãos e Lideres de Igrejas em nossos dias, os quais querem fazer a obra de Deus, baseada unicamente na sua VISÃO MATERIALISTA, considerando o povo de Deus em seu meio, como comércio, número e cifras.
2Pe. :2
1  E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2  E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita”.

Porém essa Trança, foi honrada pelo Filho de Deus em todo o seu mestrado...
“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Heb. 12:2.

“Desceu pois, Sansão com seu pai e com sua mãe  a Timna: e, chegando às vinhas de Timna, eis que um filho de leão, bramando, lhe saiu ao encontro.
Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão possantemente que o fendeu de alto a baixo, como quem fende um cabrito, sem ter nada na sua mão: porém nem a seu pai e nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito”. Jz. 14:5-6.


-SANSÃO DESPREZA A SUA MISSÃO:
Juizes 14:
“10  Descendo, pois, seu pai àquela mulher, fez Sansão ali um banquete; porque assim os moços costumavam fazer.
11  E sucedeu que, como o vissem, trouxeram trinta companheiros para estarem com ele”.

Ao casar-se com a filistéia, Sansão também, se aliou a seu povo pagão e idólatra dela; o que era terminantemente proibido pela lei. Depois escolheu justamente trinta companheiros filisteus para seu casamento; com isso, desprezou sua missão dada pelo anjo do Senhor no princípio, completamente contrára: Livrar Israel dos filisteus (Jz. 13:5). Portanto, ao aliar-se aos filisteus, Sansão perdeu a sua TERCEIRA TRANÇA ESPIRITUAL: A DE SUA MISSÃO.

Trança essa, perdida também por muitos cristãos em nossos dias, que desprezam sua missão de pregar o Evangelho a toda a criatura (Mc. 16:15), para SE ASSENTAR NA RODA DOS ESCARNECEDORES.

“BEM-AVENTURADO o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. Sal. 1:1

Ao final dos sete dias das bodas, a mulher de Sansão o trai, revelando o segredo dum enigma proposto por ele, aos filisteus. Furioso por ter perdido a aposta, Sansão mata 30 escalonitas, e lhes tira as vestes para pagar a aposta. Enquanto isso, a mulher de Sansão foi dada a outro convidado das bodas. Jz. 14:19-20

Entretanto, essa terceira trança, foi honrada grandemente pelo Filho de Deus, ao cumprir Sua Missão salvívica na cruz, até o fim.
“E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”. Joa. 19:30.

Depois disso, Sansão pegou 300 raposas, e colocou tições de fogo, nas suas caudas, e pôs fogo na seara dos filisteus. Em seguida, os filisteus perseguem e prendem Sansão. Jz. 15:4-5 e 19.

SANSÃO MATA MIL HOMENS COM UMA QUEIXADA DE JUMENTO:

"E achou uma queixada fresca de em jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens". Jz. 15:15


-SANSÃO TORNA-SE IMPURO:
 “E foi Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e entrou a ela” Juízes 16:1

Depois de seu casamento frustrado, por causa do descobrimento do enigma revelado por sua mulher aos filisteus, para pagar a aposta feita com os trinta convidados filisteus, Sansão mata trinta ascalonitas, lhes tira as vestes e as leva aos filisteus  (Jz. 14:12 a 20). 

Depois disso, ele tomou trezentas raposas e pôs fogo na seara dos filisteus. Na sequência foi amarrado pelos próprios israelitas e entregue aos filisteus, donde num lugar chamado Lei, o Espírito do Senhor se apossou de Sansão, que matou mil filisteu com apenas uma queixada de jumento.

Na continuação, Sansão desceu à Gaza e possuiu uma prostituta. Ele que, segundo a lei deveria cumprir o voto de nazariado até ao fim, separado para a obra de Deus, deixou-se contaminar por uma prostituta; e ao fazê-lo, perdeu A SUA QUARTA TRANÇA ESPIRITUAL: A DA SANTIFICAÇÃO.

“Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus”. 
Lv. 20:7
Trança essa, também perdida por muitos cristãos em nossos dias, muitos deles subindo aos púlpitos em impureza, sendo um mau testemunho para o Evangelho e um peso para a toda a igreja. Boa parte deles, infiéis ao casamento; outros se contaminando em várias prostituições, ou por meios naturais ou virtuais, esquecendo-se de preservar tão importante Trança: A Sua, da santidade.
"Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo ". 1Ped. 1:16

Esquecendo-se ainda, que terão de dar conta de suas obras más, no último dia.
“Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”. Apoc. 22:15

Por sua vez, essa quarta Trança foi honrada pelo Filho de Deus até o fim, separado do pecado e do mundo (Joa. 16:33).
“Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor”. Rom. 1:4.

“E, depois disso, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.
Então, os príncipes dos filisteus subiram a ela e lhe disseram: Persuade-o e vê em que consiste a sua grande força e com que poderíamos assenhorear-nos dele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos cada um mil e cem moedas de prata”. Jz. 16:4-5.


 -SANSÃO TORNA-SE IMPRUDENTE:
Juízes 16:
15  Então ela lhe disse: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força.
 16  E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte.
 17  E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem”.

Ignorando que já tinha sido traído pela primeira esposa filistéia, no tocante ao enigma no dia do casamento (Jz. 14:16-17), Sansão, revela um outro segredo, o mais importante de sua vida, O DE SUA FORÇA (Jz. 13:5) à segunda filisteia, Dalila. Ao fazer isso, ele perdeu A SUA QUINTA TRANÇA ESPIRITUAL: A DA PRUDÊNCIA.
Trança essa, perdida também por muitos cristãos em nossos dias, por NÃO SEREM PRUDENTES na edificação da sua casa espiritual.
Mat. 7:
24  “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
25  E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
26  E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
27  E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”.

Porém, essa quinta trança, foi honrada por Jesus, sendo prudente em seu testemunho de servo, diante de Deus e dos homens (Luc. 24:19); ensinando os cristãos, a conservar também, tão importante trança:

“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas”. Mat. 10:16



 -SANSÃO NÃO VIGIA:
“Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe AS SETE TRANÇAS DO CABELO DE SUA CABEÇA; e começou a afligi-lo..." Juízes 16:19a.
Depois que revelou seu segredo a Dalila, Sansão em seguida deitou-se no colo da inimiga, esquecendo completamente de ser UM ISRAELITA VIGILANTE.  Ao dormir num momento crucial de sua vida, Sansão perde A SUA SEXTA TRANÇA ESPIRITUAL: A DA VIGILÂNCIA.
Trança essa, perdida também, por muitos cristãos em nossos dias, POR NÃO VIGIAREM EM ORAÇÃO, contra o pecado que tão de perto nos arrodeia.
“Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios”. 1 tes. 5:6
Porém, essa foi outra importante Trança honrada por Jesus, vivendo uma vida de completa vigilância em oração, ensinando os cristãos a conservação de tão importante trança:
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Mat. 26:41


 ...FINALMENTE, SANSÃO PERDE A FORÇA DO ESPÍRITO:
 Juízes 16:
19b. “... E retirou-se dele a sua força”.
 20  E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.


Trança essa, perdida também por muitos cristãos em nossos dias, por entristecer o Espírito Santo de Deus, com pecados não arrependidos.
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. Efe. 4:30

Depois que a última trança de sua cabeça foi cortada, Sansão caiu nas mãos do inimigo, tendo seus olhos vazados, tornando-se um homem comum, em trevas e com sete deficiências espirituais:

1-DESOBEDIENTE. 
2-SEM VISÃO ESPIRITUAL - FÉ . 
3- SEM MISSÃO. 
4- SEM SANTIFICAÇÃO. 
5- SEM PRUDÊNCIA. 
6- SEM VIGILÂNCIA. 
7- E SEM A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO.


“Então, os filisteus´pegaram nele, e lhe arrancaram os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarram-no com duas cadeias de bronze, e andava ele moendo no cárcere. E o cabelo da sua cabeça lhe começou a crescer, como quando foi rapado”. Jz. 16:21-22. 

 O ARREPENDIMENTO E VITÓRIA DE SANSÃO:

O tempo passou e na prisão seus cabelos começaram a crescer novamente, então ele lembrou-se o que Deus dissera a Moisés (Dt. 30:1 a 3): Quando alguém pecasse contra a sua lei, e se arrependesse dos seus pecados, Deus o tornaria A LEVANTÁ-LO, conforme aconteceu:

"Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado". Sal.51:1-2. 

No dia da grande festa do deus dos filisteus - Dagom, o Senhor se compadeceu de Sansão e lhe restaurou a sua força. Então, ele abraçou as duas principais colunas que sustentava aquele templo pagão, e as derribou por terra, matando uns três mil filisteus; cumprindo assim, a sua missão e a Palavra de Deus, dada no princípio pelo anjo, a seus pais...
“...e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus Jz. 13:5b”.

De forma semelhante, o Evangelho de Cristo, garante hoje a vitória a todos os que se arrependem de seus pecados.



Amém!!!

Artigo de Jaime e Júlio. Ao compartilhar favor citar a fonte.

Se desejar ministrar este estudo na sua Igreja, temos em slide em Power Point para projetor multimídia. Basta solicitar gratuitamente pelo Nosso novo contato: 
E-mail: jaime36@outlook.com.br



55 comentários:

  1. Nossa fora do sério a sabedoria que o Espirito Santo lhe deu. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos q está atentos com essas sete tranças temos q aprender a ser + obedientes às coisas q provém d' Deus😍

      Excluir
  2. BOA TARDE!! PASTOR JAIME... A PAZ DO SENHOR JESUS!! AMO ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS - A BÍBLIA SAGRADA, PODEMOS LÊ-LA TODA, UMA, DUAS OU MAIS VEZES AO ANO... QUE MESMO ASSIM, SEREMOS SURPREENDIDOS COM A SABEDORIA DE DEUS. E MARAVILHEI COM ESTE ESTUDO, SOBRE SANSÃO, E A FORMA COMO SOUBE COLOCAR AS PALAVRAS, VISANDO OS DIAS DE HOJE. DEUS CONTINUE ABENÇOANDO GRANDIOSAMENTE, DANDO-LHE MAIS E MAIS, A SABEDORIA DO ALTO. LOUVO AO SENHOR PELA SUA VIDA E SUA FAMÍLIA. AGRADEÇO POR COMPARTILHAR COM TODOS NÓS ESTÁ AULA SOBRE O SIGNIFICADO DAS SETE TRANÇAS DE SANSÃO. E ADVERTIRMOS SOBRE O PERIGO DAS SETE TRANÇAS DE SANSÃO, QUE INVADE AS IGREJAS DO SENHOR. QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE TODOS NÓS E NOS ENSINE A ORAR E VIGIAR, PARA NÃO CAIR EM TENTAÇÃO. NÃO DEVEMOS ABRIR BRECHAS, PARA QUE O ADVERSÁRIO ROUBE A NOSSA SALVAÇÃO. FIQUE NA PAZ!! GOSTARIA MUITO DE RECEBER ESTE ESTUDO EM SLIDES, VOU SOLICITAR PELO EMAIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já enviei os slides por E-mail. Que Deus te abençoe!!!

      A Paz do senhor Jesus Cristo,
      Jaime e Júlio

      Excluir
  3. Deus te abençoe sebastian rulli...
    Jaime e Júlio

    ResponderExcluir
  4. tabm tem uma outra linha de interpretação
    mais eu tabm concordo com sua opinião em parte com toda certeza

    ResponderExcluir
  5. Sim, em razão do livre arbítrio, todo o cristão pode interpretar a Palavra de Deus de acordo com seu conhecimento, ou de sua denominação. Porém, qualquer pregação fora do molde Divino (Sã Doutrina), que não inicia exortando o povo OBEDIÊNCIA À PALAVRA, e não termina manifestando A MISERICÓRDIA DE DEUS, tem algo de errado!

    Abraços,
    Jaime e Júlio

    ResponderExcluir
  6. AMADO DO SENHOR OBRIGA POR TERES FETO ISSO PORQUE ME EDIFICOU MUITO.

    ResponderExcluir
  7. A PAZ DO SENHOR AMADO FAÇO UM ESTUDO DAS 7 TRANÇAS DE SANSAO E VI DUAS LINHAS DE RACIOCINIO DIFERENTES
    A SUA E A QUE FALA QUE E OS 7 NOMES DE DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz,

      Bom, amado irmão, nós recebemos esse estudo do “significado das sete tranças de Sansão”, nos idos de 1.984; de lá pra cá, muitas Teologias copiaram a revelação. A maioria, tem aplicado esse mesmo estudo na sua Igreja; já outras tem usado alguns dos sete significados das tranças de Sansão, para complementar seus próprios estudos.

      No tocante dos sete Espíritos de Deus, essa mensagem é perfeitamente bíblica. Porém, quanto apenas aos sete nomes de Deus, não há nenhuma base bíblica disso; mesmo porque, a maioria dos nomes dados ao Criador, foram registrados no A.T.
      Ora, tudo o que foi escrito na lei e os profetas, foram revelados apenas “EM FIGURAS” (1 Cor. 10:11), EM SOMBRAS (Heb. 10:1); EM ALEGORIAS (Heb. 9:9); “EM PARTE, EM ESPELHO E EM ENIGMA” (1 Cor. 13:9 e 12); inclusive os vários nomes de Deus. O único que nos trouxe a verdadeira revelação do Pai, foi o Filho de Deus, a partir do seu Evangelho em diante, conforme Ele próprio disse:
      “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; E NINGUÉM CONHECE O PAI, SENÃO O FILHO, E AQUELE A QUEM O FILHO O QUISER REVELAR”. Mat. 11:27.

      Deus te abençoe...
      Jaime e Júlio

      Excluir
  8. Gostei muito do estudo sobre as tranças de sansão edificante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te abençoe, irmã Gabriela Sampaio!!!

      Jaime e Júlio

      Excluir
    2. Parabéns que Jesus Continuei ti usando asi voces Jesus tia abençoa

      Excluir
  9. KARINA...
    MEU DEUS ISSO SIM É REVELAÇÃO DA PALAVRA, FICO MARAVILHADA SEMPRE QUE ESTUDO A PALAVRA DE DEUS, ALELUIA DEUS É TREMENDO, QUERIDOS IRMÃOS JAIME E JÚLIO SOU AMANTE DAS ESCRITURAS E PEÇO A VOCÊS QUE ME ENVIE OS SLIDES DESSE ESTUDO PRA MIM NO MEU E-MAIL: E MAIS ALGUNS DOS SEUS ESTUDOS, DESDE JÁ SOU GRATA QUE O NOSSO DEUS VOS ABENÇOE RICA E PODEROSAMENTE PARA QUE VOCÊS POSSAM ABENÇOAR OUTRAS VIDAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, irmã Karina...

      Que Deus te abençoe sempre!
      Jaime e Júlio

      Excluir
    2. Irmão Jaime e Júlio me enviem por favor esse slide e outros q vcs tiverem por favor,,,desde de já agradeço e q o Espirito Santo de Deus Continui usando vcs ricamente...Amém

      Excluir
    3. Sim, minha irmã! Porém, estou com dificuldades para abrir o seu E-mail (deu algum problema). Será que a irmã não tem outro endereço de E-mail; pode ser duma irmã, irmão ou conhecido, etc... Pra eu poder te enviar.

      Abraços,
      Jaime e júlio

      Excluir
  10. Diego Calixto
    Deus e contigo aonde voce coloca a planta dos seus pés Deus estará presente

    ResponderExcluir
  11. Bom dia e a Paz do SENHOR A TODOS(A). ONTEM DIA 15JAN17; FIZ UM COMENTARIO EM MINHA IGREJA E UM IRMAO DISSE: AS TRANÇAS DE SANSAO ERA SO FORCA FISICA. HOJE ACESSEI O SEU ESTUDO. O SENHOR DEUS ME DEU A RESPOSTA QUE PRECISAVA. FALEI EM ORAÇAO, DOS SETE ESPIRITOS QUE ASSISTEM DIANTE DE DEUS E SEU TRONO. É O ALCANCE ALEM DA LETRA PORQUE A LETRA MATA E O ESPIRITO VIVIFICA. QUE O SANGUE DE JESUS O ABENÇOE E MINISTERIO... Sou membro da Igreja Crista Maranata.

    ResponderExcluir
  12. excelente o estudo! Parabéns ! Deus o abençoe !

    ResponderExcluir
  13. Que Deus te abençoe também, irmã Vera!

    Jaime e Júlio.

    ResponderExcluir
  14. Deus te abençoe, Enriberguison!

    Jaime e Júlio

    ResponderExcluir
  15. Graça e Paz irmão. Aprendi e completou a pregação que estou preparando. Aquele abraço do vosso irmão Angolano.

    ResponderExcluir
  16. Graça e Paz por gentileza tem como o pastor me manda no meu e-mail o slide Willianramalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mando sim, meu irmão! Estou bastante ocupado este fim de semana, dando uma folga te mando"

      Excluir
  17. Muito bom Pastor Deus seja louvado e q graça ddo seja sobre sua vida maravilhoso estludo digo estudo

    ResponderExcluir
  18. paz do senhor irmãos.Deus é fiel, o senhor me renovou.

    ResponderExcluir
  19. Graça e paz homem de Deus ,preciso mto que o senhor envie o slade pra mim ,vai edificar mtas vidas
    Alexnogueira1987@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, irmão,
      Segue os slides...

      Deus te abençoe!
      Jaime e Júlio

      Excluir
  20. Muito bom esse estudo aprendo muito
    Deus continue abençoando sua vida e seu Ministério pastor Jaime

    ResponderExcluir
  21. A paz do senhor Jesus que maravyde estudo.
    Tem como o amado irmão mandar em PDF pra mim altaircesarr@gmail .esse é meu email desde já agradeço.aw possível mandar se não fica tudo certo .

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  23. Apds do Senhor


    Excelente estudo, abre os nossos olhos espituais. Que Deus continue usando a vida do pastor poderosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Tudo que o Espírito do Senhor nos revelar; eu compartilho com a sua Igreja!

      Excluir
  24. Respostas
    1. Filipenses Cap. 4 | ARC
      8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

      Ótimo estudo muito importante pra nossa aprendizagem que Deus continue abençoando a sua vida pastor jaime

      Excluir
    2. Amém, irmão!
      Deus te abençoe por prestigiar a Palavra de Deus!

      Excluir