A parábola das dez virgens, é escatológica?

BEM-VINDOS AOS MISTÉRIOS DE DEUS!

Sim! A parábola das dez virgens, é de cunho escatológico!

Este é mais um estudo inédito da teologia pós-tribulacionista R.B. (revelação bíblica) pré-milenista histórico.
  
Primeiro, gostaríamos de lembrar um erro comum de interpretação das teológias pré, meso e pós-tribulacionistas sistemátcos, as quais, ensinam que o Azeite das lâmpadas dessa parábola, representa o Espírito Santo. Porém, as Escrituras são claras: o Azeite representativo do Espírito Santo, era outro: 
O AZEITE DA SANTA UNÇÃO:
Exôdo 30:
25 - “E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção...
29 - Assim santificarás estas cousas, para que sejam santíssimas: tudo que tocar nelas será santo.
30 - Também ungirás Arão e seus filhos, e os santificarás para que me administrem o sacerdócio.
31 -E falarás aos filhos de Israel, dizendo: ESTE ME SERÁ O AZEITE DA SANTA UNÇÃO nas vossas gerações”.

Porém, o azeite usado para fazer arder as lâmpadas, tanto do Tabernáculo, quanto das lamparinas das dez virgens, era: O AZEITE PURO DE OLIVEIRA, o qual, representava a Palavra de Deus: 
“Tu pois ordenarás aos filhos de Israel que te tragam AZEITE PURO DE OLIVEIRA, batido para o candeeiro; PARA FAZER ARDER AS LÂMPADAS CONTINUAMENTE”. Exôdo 27:20.

A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS NA ESCATOLOGIA

1- As dez virgens (v. 1a.): Representam o reino de Deus.

2- A lâmpada (v. 1b):  O coração humano. Sl. 108:1 - Pv. 4:23 e Mt. 5:18-19.

3- O azeite puro - Ex. 27:20 (v. 4): A Palavra de Deus pura, sem os fermentos teológicos: as filosofias e vãs teorias misturadas à palavra de Deus. 1Cor. 5:7 e Cl. 2:8.

4- A reserva do azeite nas vasilhas (v. 4): O conhecimento das profecias bíblicas. Pv. 29:18 – Ap. 1:3.

5- A falta da reserva de azeite nas vasilhas das cinco virgens néscias (v 3): Consequência do desprezo, desatenção, preguiça em buscar o conhecimento profético. P. 1:24 a 31 - 1Tes. 5:20.

6- O azeite nas vasilhas e nas lâmpadas das cinco virgens prudentes (v. 4): A Palavra de Deus guardada no coração do cristão. Sl.119:11 - Pv. 3:1-2.

7- A caminho do esposo (v. 1c): A perseverança do cristão no Evangelho, até ao fim. Mat. 24:13.

8- O tardar do esposo (v. 5a): A demora do Esposo nos dias que antecedem o arrebatamento, surpreenderá todas as expectativas humanas, tanto no fator tempo, quanto no fator modo. Is. 55:8 - Ef. 3:20.

9- O sono das dez virgens – v. 5b: Estado de caos total, esfriamento da fé, apostasia da maioria dos cristãos. Frustração pelo não cumprimento da vinda do Senhor, aguardada no tempo teológico do homem. Mt. 24:10 a 12 - 2Ts. 2:10 e 11.

10- A chegada da Meia noite (v. 6a.): A metade da grande tribulação (Dn. 9:27) - fechamento da porta da graça (Lc. 13:22 a 30) - manifestação do anticristo - multiplicação da iniquidade. 2Ts. 2:3;9.



11- O clamor (v. 6b): Bramido, indignação das nações diante das aflições daqueles dias. Aviso que o Esposo está às portas. Lc. 21:25.

12- Despertamento das dez virgens (v.7): A conscientização, certeza que finalmente a vinda do Senhor, será mesmo depois dos dias do anticristo. 2Ts. 2:1 a 3.

13- A reserva do azeite nas vasilhas: O conhecimento das profecias, sem dúvida fará grande diferença na fé dos cristãos que viverem esse tempo; para quem adquiriu o azeite puro, antes da meia noite.

14-Dai-nos do vosso azeite (v. 8): Somente a partir da meia noite, que as cinco virgens néscias perceberam o seu grande erro doutrinário, ao confiar na teoria duma vinda de Jesus, a qualquer momento sem o cumprimento antes, dos sinais proféticos (Mt. 24:21 a 25 - Lc. 21:28). 
O jeito foi pedir às virgens prudentes, azeite para suas lâmpadas; o conhecimento profético, daqueles dias terríveis.

15-Ide antes aos que vendem (v. 9): A resposta das cinco virgens prudentes foi uma só: Ide comprar o azeite aonde vocês foram ensinadas: Nas igrejas das facilidades, nos mercadores da Palavra de Deus.

16-A busca inútil de conhecimento profético (v. 10a): 
Segundo o profeta Amós, nos dias do anticristo ocorrerá uma grande fome e sede de se ouvir as Palavras de Deus na terra. Nesse tempo, os ímpios, correrão de um mar ao outro, do norte até ao oriente, buscando a Palavra do Senhor, e não mais a encontrarão (Am. 8:11-12), lhes restando apenas o sinal da besta. 
O profeta Isaías, já havia profetizado também, que parte do povo de Deus, seria destruído exatamente por falta de conhecimento. Os. 4:6.

17- A vinda do esposo (v. 10b): A ressurreição e arrebatamento da Igreja, ante a sétima e última trombeta. Mt. 24:29-30 - 1Co. 15:51-52 – 1Ts. 4:16-17 – Ap. 10:7 e 11:15.

18- No Tribunal de Cristo (Mt. 25:31):
-O destino das cinco virgens néscias – v. 11:
“E IRÃO ESTES PARA O TORMENTO ETERNO...” Mt. 25:46a.

-O convite às cinco virgens prudentes para entrar nas Bodas (Mt. 25:34) - v. 10:
“...Mas OS JUSTOS PARA A VIDA ETERNA”. Mt. 25:46b.

Finalmente, os justos entram com o esposo para as Bodas do Cordeiro, e reinam Mil anos com Ele, sobre a terra. Ap. 19:7.

“...E as que estavam preparadas ENTRARAM COM ELE PARA AS BODAS, e fechou-se a porta. Mt. 25:10b.

 Jaime e Júlio.

Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br
.

4 comentários:

  1. As pessoas de hoje sabem tão pouco das verdades bíblicas que vivem suas vidas como se Deus não existisse

    ResponderExcluir
  2. Não concordo. Como pode um cristão prudente dizer a alguém ir numa igreja procurar conhecimento, se ele tem consigo e não lhe custa nada reparti-lo?
    Esse azeite não é conhecimento das profecias, pois se fosse, quando é repartido, a pessoa que compartilhou não perde a dela, ficando sem. Portanto , trata-se de outra coisa essa questão do azeite. Um cristão verdadeiro não deixaria de dividir algo que tem com o outro a não ser se isso fizesse com que ele se afastasse do caminho do senhor. Portanto não pode ser conhecimento das profecias. Dá a entender que é algo que se divido, fará falta a ele. Concordo que não seja o Espírito Santo, pois também não podemos transferir o nosso Espírito aos outros com nossa própria vontade. Sugiro que retirem essa informação e continuem estudando o que poderia ser, que é o que estou fazendo. Se eu descobrir (ou julgar que tenha descoberto, compartilho aqui)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, hoje; desde que a graça de Deus foi manifestada por Jesus Cristo, a todos os homens (Tito 2:11); o conhecimento de Deus é distribuído através da pregação do Evangelho aos 4 cantos da terra (Colossenses 1:23) fazendo discípulos em Cristo (Marcos 16:15); para a vida eterna, (1João 2:25) e entrada no reino de Deus, pelas portas (Apocalipse 22:14).

      Quando o Evangelho do reino for pregado a toda a criatura aí sim, virá o fim (Mateus 24:14), não do mundo, mas da graça para aquele que a recebeu em vão (2Coríntios 6:1); com isso a situação da pregação do Evangelho de hoje, mudará completamente, porque aqueles que rejeitaram o Senhor, Ele também os rejeitará: (Provérbios 1:24 ao 31).

      Ao final do terceiro selo, quando se fechar a porta da graça, a época em que se completará o número pleno dos gentios salvos (Romanos 11:25); os gentios que não receberam a Graça de Deus, irão a caminho da perdição (2Tessalonicenses 1:8 e 9); porque não quiseram o Conselho do Senhor no tempo aceitável (2Coríntios 6:2). Naquele tempo, Deus então enviará fome e sede sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. Os gentios que agora rejeitam a verdade, de que a igreja vai passar pela noite (A grande tribulação); vão desejar matar a fome e a sede da suas almas com o conhecimento escatológico que hoje lhes é negado pelas teologias Pré e Meso-tribulacionistas; procurarão este alimento por todas as partes da terra e não vão encontrar. (Amós 8:11 e 12).

      Por isso, quem tem a reserva do azeite, que é O CONHECIMENTO DAS PROFECIAS, o entendimento dos acontecimentos daqueles dias de trevas; desde agora está preparado, para poder passar toda a noite tribulacional, afim de entrar para o reino de Deus.
      Enquanto aqueles que não levaram a reserva do azeite, não poderão entrar para o reino de Deus, pois recusaram o conhecimento, recusando a própria salvação.

      Na situação futura, quando fechar a porta da graça; aqueles que têm a reserva do azeite, não poderão dá-la a quem não tem por vários motivos:

      1)- O número pleno dos salvos já estará completo (Rom. 11:25). Portanto a pregação do Evangelho já estará encerrada.

      2- O reino das trevas operará fisicamente neste mundo. (Apocalipse 6:8- 13:7 ao 10-11 ao 17- 20:4). A situação naquele tempo será de grande perseguição, para os que honram o nome de Jesus Cristo em suas vidas. (Mateus 24:9 ao 13- 21 ao 26). Portanto, conforme está escrito: O que for prudente guardará silêncio naquele tempo, porque o tempo será mau. (Amos 5:13)

      3)- Aos gentios que aborreceram o conhecimento antes, não quiseram o Conselho do Senhor e desprezaram toda a sua repreensão; o próprio Senhor lhes rejeitará, porquanto a Ele rejeitaram anteriormente. (Provérbios 1:20 ao 30).

      Assim, mais uma vez o amigo Unknown errou em seu desconhecimento, ao querer que sua fraca opinião particular prevaleça sobre a Palavra de Deus, ao invés de conjugá-la com a Bíblia, e no tempo bíblico!

      Espero que vc. tenha a humildade de reconhecer seu erro, e de se retratar em tempo hábil; senão; não mais postaremos nenhum de seus comentários furados, aqui!

      Jaime e Júlio.

      Excluir