Quantos céus existem?


BEM-VINDOS AOS MISTÉRIOS DE DEUS!”


Graça e Paz!

Para entendermos amplamente o tema sobre os sete céus, primeiramente temos que conhecer dois principais segredos nas Escrituras:

Primeiro: Em se tratando da palavra de Deus, que é espiritual e extremamente detalhista temos que considerar que um (S) numa mensagem bíblica, faz uma grande diferença no contexto final do assunto, conforme explicou o apóstolo Paulo, em referência as promessas de Deus, feitas à Abraão:

“Ora as promessas foram feitas à Abraão e À SUA POSTERIDADE (singular). Não diz: E ÀS POSTERIDADES (plural), como falando de muitas, mas como de uma só: E a tua posteridade, que é o Cristo". Gal. 3:16

Entendendo isso, vemos que a Bíblia fala de “CÉU – como um só (no singular), como também, fala de “VÁRIOS CÉUS” (no plural).

Segundo: Temos que saber que, em sua infinita sabedoria, Deus sempre ocultou parte das mensagens aos seus profetas, conforme (Deut. 29:29 – 1Cor. 13:9); assim, no caso do tema “SETE CÉUS”, o máximo que “a letra bíblica” nos revela diretamente, é que há “TRÊS CÉUS”; sendo o terceiro, chamado de Paraíso ou Seio de Abraão (Luc. 16:22) onde Paulo foi arrebatado em espírito (2 Cor. 12:1 a 3). Todavia, conforme já dissemos; há também o outro lado das Escrituras, “O OCULTO”, para ser manifestado através dos tempos, pela “REVELAÇÃO DA LETRA DO EVANGELHO", conforme (Jer. 33:3 – 1Cor. 2:9 - Efe. 1:17-18 , etc...). 

Depois de conhecer estas duas chaves bíblicas, podemos discorrer tranquilamente o tema proposto, nas Escrituras. Baseado no seu conhecimento bíblico limitado da época, revelado apenas em parte (1 Cor. 13:9) para registro da Escritura; Moisés foi o primeiro profeta a mencionar indiretamente, e existência de “SETE CÉUS”, dizendo...

“Eis que OS CÉUS (2) e OS CÉUS (2) dos CÉUS (2) são do Senhor, teu Deus, e a terra e tudo o que nela há”. Deut. 10:14.

Ao citar a terra, ele “indiretamente”, incluiu o primeiro céu atmosférico dela;  céu esse, que séculos mais tarde na revelação, João o denominou de primeiro céu:

“E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já O PRIMEIRO CÉU E A PRIMEIRA TERRA PASSARAM; e o mar já não existe”. Apoc. 21:1.

Nota: Como o número perfeito de Deus é sete (sete dias da criação; sete voltas nas muralhas de Jericó; sete mergulhos no Jordão; sete Selos, sete trombetas dos sete anjos, sete taças da Ira de Deus, etc...) Entendemos que, o número de céus também, SÃO SETE CÉUS, conforme mostrado acima.

Contradição ou falta de revelação?

Certamente que as Escrituras jamais se contradizem; embora seus 66 livros, tenham sido escritos em tempos diferentes, por profetas diferentes; todavia, todos eles tiveram a mesma fonte principal de inspiração: O Espírito Santo. Na verdade é que falta para a grande maioria dos Teólogos, a revelação da letra bíblica (Efe. 1:17-18); confira:

Por um lado, o Antigo Testamento afirma que, Enoque e Elias foram arrebatados para o céu...

“E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus PARA SI O TOMOU”. Gen. 5:24.  

“E sucedeu que, indo ele eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; E ELIAS SUBIU AO CÉU NUM REDEMOINHO”. 2:Rs. 2:11.

Já por outro lado, no Evangelho Pedro afirmou que Davi, depois de sua morte não subiu aos céus. 

“Porque Davi NÃO SUBIU AOS CÉUS, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,

Até que ponha os teus inimigos por escabelo de seus pés”. Atos. 2:34-35. 

Arrematando o assunto, o Senhor Jesus foi mais direto ainda, quando disse:

"Ora NINGUÉM SUBIU AO CÉU, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu". Jo. 3:13.

Agora imagine só, se um neófito confrontar estas duas mensagens nas Escrituras: Uma dizendo que dois santos subiram ao céu. E a outra dizendo que ninguém subiu ao céu. No mínimo vai se escandalizar e dizer que a Bíblia está se contradizendo. Entretanto, depois de conhecer o mistério dos SETE CÉUS REVELADO AQUI, fica fácil sair deste aperto, sem lançar mão de nenhuma artimanha ou desculpa; mesmo que estas duas narrativas bíblicas, aparentem contradição entre si.

-Entendendo este mistério:

No caso de Enoque e Elias, eles foram arrebatados até ao TERCEIRO CÉU – PARAÍSO. Idem Davi, e todos os santos que também morreram ou morrerão em suas gerações. Estes tiveram como destino, o terceiro céu, donde aguardarão o último dia, o da ressurreição dos mortos. Já no caso do CÉU dito por Jesus, d’onde Ele desceu; o Senhor já se referia ao SÉTIMO CÉU (o do Trono de Deus), CÉU este, que realmente nenhum ser humano antes da cruz, jamais subiu, exceto João, depois da cruz em espírito (Apoc. 4:1). Aliás, Jesus havia dito à Nicodemos, que se ele não entendia as coisas terrenas; será que adiantaria lhe falar das coisas Celestiais? (Jo. 2:12 e 13).

-Qual a localização do terceiro céu – Paraíso em relação ao Sétimo céu Trono de Deus?

A Escritura é bastante clara sobre isso: As almas dos santos que estão no 3º céu Paraíso, se encontram num patamar inferior em relação ao Sétimo céu; ou seja: debaixo do altar.

“E, havendo aberto o quinto selo, vi DEBAIXO DO ALTAR as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram”. Apoc. 6:9.

-De quantos céus são compostas as regiões celestiais que o Dragão – Satanás e seus anjos, ainda tem acesso espiritualmente?

As regiões celestiais que Satanás e seus anjos, ainda tem acesso espiritualmente são compostas de cinco céus:

-O sexto céu.

-O quinto céu.

-O quarto céu.

-O terceiro céu – Paraíso Satanás e seus demônios não tem acesso.

-O segundo céu, o das Galáxias.

-E o nosso primeiro céu atmosférico.

O apóstolo Paulo, entendeu muito bem sobre isso, quando disse:

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados,  contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, NOS LUGARES CELESTIAIS. Efe. 6:12.

Já o trono, a habitação espiritual de Satanás, está localizado entre o nosso primeiro e o segundo céu. Esse espaço foi chamado por Davi de “o vale da sombra da morte”, onde ele não temia passar; pois, o Senhor estava com ele. 

“Ainda que eu andasse pelo VALE DA SOMBRA DA MORTE, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; e tua vara e o teu cajado me consolam". Sal. 23:4. 

-Os dois caminhos:

Mil anos antes de Cristo, Salomão já apresentava dois caminhos do homem pós-morte: O caminho de cima e o caminho debaixo:

“Para o entendido, o caminho da vida É PARA CIMA, para que ele se desvie do inferno QUE ESTÁ EMBAIXO”. Prov. 15^24.

-A situação dos espíritos do ser humano, pós-morte:

Após a morte, os espíritos do ser humano, tentam voltar a Deus (Ecl. 12:7). Porém, somente conseguem atravessar este VALE em direção ao terceiro céu - Paraíso, aqueles que na sua caminhada de fé na terra, “permaneceram fieis ao Mestre até ao fim” (Mat. 24:13). Estes, depois de suas mortes, ladeados por anjos percorreram e ainda percorrem com segurança “O CAMINHO DA SALVAÇÃO”, garantido pelo Sangue do Cordeiro.  Aliás, baseado nisso, foi que o Senhor Jesus disse...

"...EU SOU O CAMINHO, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim". Jo. 14:6

A grande vantagem de viver em santificação:

“Segui a paz com todos, E A SANTIFICAÇÃO, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Heb. 12:14

Durante a sua caminha de fé, o cristão que anda em santificação (separado do pecado) cotidianamente tem ao seu redor, miríades de anjos acampados para protegê-lo das várias situações, tanto terrenas, quanto espirituais. Ao passo que já os demônios, permanecem longe dele; ao seu derredor

“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, E OS LIVRA”. Sal. 34:7

Um dos objetivos da aproximação destes anjos, é o de no caso de sua morte, acompanhar a alma do salvo (a) ao paraíso; como aconteceu com Lázaro, que foi levado pelos anjos ao terceiro céu - Paraiso. 

“E aconteceu que o mendigo morreu, E FOI LEVADO PELOS ANJOS ao seio d’Abraão...” Luc. 16:22a.

 A desvantagem de viver em impiedade:

"O IMPIO TEM MUITAS DORES, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará”. Sal. 32:10

A Bíblia chama um cristão que anda no pecado, de ímpio. Este durante o tempo de sua vida na terra; ao contrário do salvo, quem lhe faz companhia são os demônios, os quais, vivem ao seu redor. Ao passo que os anjos se encontram longe, ao seu derredor. O sintoma dessa companhia maligna é facilmente percebido no dia a dia do ímpio: Insônias; aflição de alma, incertezas, dores, falta de paz, etc... 

“Mas O IMPIO NÃO TEM PAZ, diz o Senhor”. Isa. 48:22

Um dos objetivos da aproximação destes demônios na vida do ímpio, é o de no caso de sua morte, acompanhar sua alma ao inferno; como aconteceu com o rico, que após sua morte, foi imediatamente arrastado pelos demônios para o abismo - Hades; sofrendo momentos terríveis, profetizado por Daví...

NÃO ME ARRASTE com os ímpios, com os que praticam a iniquidade; os quais falam de paz ao seu próximo, porém no coração têm perversidade”. Sal. 28:3.

“...e morreu também o rico E FOI SEPULTADO.

E NO HADES ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro no seu seio". Luc. 16:22-23.

Outra grande prova bíblica de que o vale da sombra de morte (entre o nosso primeiro e o segundo céu) está cheio de legiões de demônios, impedindo não somente as almas dos pecadores chegar ao Paraíso; mas, também os anjos do Senhor de trazer mensagens aos santos da terra; está na passagem de Daniel. Ali mostra um anjo que saiu do céu trono de Deus, com a resposta das orações de Daniel; Entretanto, foi impedido 21 dias de passar por este vale., tendo a necessidade de pedir socorro à Miguel e seus anjos guerreiros, para abrir caminho até a terra, conforme está escrito:

"Mas o príncipe do reino da Pérsia SE PÔS DIANTE DE MIM VINTE E UM DIAS e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia". Dan. 10:13.  

-A situação das almas dos santos do A.T.:

Antes da cruz, os homens ainda estavam sujeitos ao pecado original; idem as almas dos profetas do A.T. quando morriam. Estas almas ficavam retidas numa das várias galerias do Hades; como o caso de Moisés, Samuel, Davi, etc. (1Sam. 28:8 a 19 - Atos 2:34-35); exceto Enoque e Elias, que foram arrebatados diretamente para o 3º céu – Paraiso. Essa galeria não era uma local de sofrimentos, como as demais do Hades; mas uma espécie de antessala; um lugar “QUIETO”, onde as almas dos santos aguardavam o dia da “consumação da obra salvívica de Cristo na cruz”.

“Samuel disse a Saul: POR QUE ME DESINQUIETASTE fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer”. 1 Sam. 28:15

Nota: A tradição religiosa não admite de forma alguma, que as almas dos santos que morreram no A.T. estavam retidas no inferno; exemplo: Samuel 28:8 a 19. Como também, não sabem explicar biblicamente, como os santos mortos subiram ao 3º céu – Paraiso, com o pecado original; antes da Redenção de Cristo na cruz.

-Na sua morte, Cristo desceu aos infernos, pregou aos espíritos em prisões, e libertou os seus do cativeiro:

Depois da cruz, Cristo desceu às partes mais baixas da terra (inferno), pregou aos espíritos em prisão; resgatou seus santos (que estavam no cativeiro), e os levou ao 3º céu; subindo acima de todos os céus (o Sétimo), conforme está escrito:

“Por isso diz: Subindo ao alto, LEVOU CATIVO O CATIVEIRO, e deu dons aos homens. Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?

Aquele que desceu é também o mesmo que SUBIU ACIMA DE TODOS OS CÉUS, para cumprir todas as coisas”. Efe. 4:8-10 

Cristo estabeleceu para o cristão fiel, “o novo e vivo caminho” (o que prova que, antes não havia caminho algum entre Deus e o homem); não somente para o livre acesso da nossa alma no caso da nossa morte ao Paraiso (3º céu); como também, o livre acesso das nossas orações ao Trono do Pai, no Sétimo céu.

“Tendo, pois, irmãos, ousadia PARA ENTRAR NO SANTUÁRIO, pelo sangue de Jesus,

PELO NOVO E VIVO CAMINHO que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne”. Heb. 10:19-20

-Quando que a maioria dos anjos decaídos serão expulsos das regiões celestiais?

As potestades dos ares, incluídas na terça parte dos anjos expulsos do céu, em sua grande maioria, ainda hoje habitam em quatro regiões Celestiais; entre as fronteiras do céu Trono de Deus e o nosso céu atmosférico. Estas miríades são formadas por anjos terríveis, cujo poder será o de desolar a terra com seus viventes. Estes,  serão expulsos para a terra, nos últimos dias, conforme ensinou João no Apocalipse.  Portanto, ainda não podem descer à terra, antes do tempo da operação total da injustiça na terra (2Tes.2:8;9 e 10); por causa da presença do Espírito Santo, que  trabalha em prol da salvação das almas; até ao dia que se completar “O NÚMERO PLENO” dos gentios, que herdarão a salvação (Rom. 11:25).

"E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, ENTÃO VIRÁ O FIM". Mat. 24:14

Até aquele dia, o Espírito Santo resistirá as obras das trevas...

"E, AGORA, VÓS SABEIS QUE O DETÉM para que a seu próprio tempo seja manifestado.

Porque já o mistério da injustiça opera; SOMENTE HÁ UM QUE RESISTE ATÉ QUE DO MEIO SEJA TIRADO". 2Tes. 2:6-7. 

...Depois, o Espírito Santo será tirado (não do mundo, como ensinam erroneamente a Teologia Pré-tribulacionista); mas, DO MEIO DOS GENTIOS, que no dia do Pentecostes foi derramado SOBRE TODA A CARNE. Então, como aconteceu nos dias de Noé, quando Deus fechou a Porta da Arca por fora (Gen. 7:16); de igual forma será fechada a Porta da Graça para as nações (Mat. 24:14 e Luc. 13:25 a 28); os gentios que dantes rejeitaram a salvação; como também, os cristãos de fachada (virgens néscias), que não tiveram cuidado da sua coroa. 

A partir desse dia em diante, os ímpios correrão dum mar a outro; do oriente ao ocidente, mas não poderão mais salvar-se (Amós 8:11-12), Ai do mundo neste tempo, pois iniciar-se-á os terríveis dias de trevas, a segunda metade da última semana, com a manifestação do Anticristo. 

-Entendendo o mistério das Duas mil e trezentas tardes e manhãs da purificação do santuário:

”E ele me disse: Até duas mil tardes e manhãs O SANTUÁRIO SERÁ PURIFICADO". Dan. 8:14.

Essa mensagem de Daniel é uma das mais difíceis das Escrituras, a qual, a maioria dos estudiosos se omitem de comentar. Já os que arriscaram a tecer algum comentário sobre o assunto, tal como, a falsa profetisa Adventista do Sétimo Dia, Ellen G. White; quando interpretou erroneamente que, as 2.300 tardes e manhãs da purificação do santuário, representava 2.300 anos na terra. Ao fazê-lo, ela cometeu mais outra grande heresia, que tem perdurado entre seus adeptos, até aos dias de hoje. Entretanto, mal sabia ela que, essa mensagem, não trata apenas da purificação dum santuário (Tabernáculo/templo terrestre) em seus dois primeiros átrios, figura do celeste; mas, da PURIFICAÇÃO DE TODOS OS SETE CÉUS E DA TERRA; o verdadeiro Santuário de Deus, em seu contexto geral; os quais, foram contaminados com a rebelião de Lúcifer e seus anjos. 

Aliás, Jó já havia mencionado algo sobre isso, dizendo que os céus, já não eram mais puros diante dos olhos de Deus.

”Eis que nos seus santos não confiaria, E NEM OS CÉUS SÃO PUROS AOS SEUS OLHOS".  Jó 15:15.

Continuando, a revelação bíblica nos apresenta o longo processo da purificação de todos "OS SETE CÉUS" (o Santuário Divino), desdobrados em três tempos - eras e modos  diferentes:


1ª)-A PRIMEIRA PURIFICAÇÃO DO CÉU, NAS ERAS ETERNAS:

A primeira purificação do Santuário ocorreu nas eras eternas, no Sétimo céu - Trono de Deus; quando Lúcifer e a terça parte de seus anjos foram expulsos por Miguel e seus anjos do Sétimo céu, conforme está escrito:

“E houve batalha NO CÉU: Miguel e seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e seus anjos... Apoc. 12:7.


2º)- A SEGUNDA PURIFICAÇÃO DO CÉU: A DA GR. TRIBULAÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS:

A segunda purificação dos Santuários ocorrerá brevemente, com a expulsão de Satanás e seus anjos das quatro regiões celestiais.

“Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou NOS CÉUS.

Foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e seus anjos foram lançados com ele.

Pelo que alegrai-vos, Ó CÉUS, E VÓS QUE NELES HABITAIS. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo”. Apoc. 12:8, 9 e 12.

Sem as dimensões espirituais dos quatro céus, Satanás e seus anjos terão como única opção, o nosso primeiro céu atmosférico e a terra, para se manifestar literalmente.

"E, ENTÃO, SERÁ REVELADO O INIQUO, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda". 2Tes. 2:8.

Nota: Por falta de revelação (conhecimento bíblico) a maioria teológica ensinam que o Anticristo nascerá de uma mulher. Alguns até dizem que ele já nasceu e está esperando o tempo de sua manifestação ao mundo.  Entretanto, eles ignoram que o iníquo não se manifestará só, mas virá acompanhado com milhares de demônios, os quais, juntamente com o Anticristo, não nascerão de mulher, mas SE MATERIALIZARÃO NA TERRA. Quero lembrar ao leitor que, antes de serem demônios, estes seres eram anjos; e portanto possuem até hoje seus poderes de anjos (2Pe. 2:11), entre os quais, O DE SE MATERIALIZAR NA TERRA, como os anjos de Deus faziam várias vezes no A.T.

Portanto, uma vez na terra, o Dragão e seus anjos terão pouco tempo de atuação, dentro duma  Grande Tribulação (não de 3.5 anos – Meso; e nem de 7 anos – Pré  Pós-tribulacionistas), mas de 21 anos. Ele e suas hostes malignas terão cerca de 10,5 anos de duração: Ou seja: Da segunda metade da última semana de Daniel os 1.290 dias do Anticristo,  à Batalha do Armagedom. Neste tempo, completar-se-á as 2300 tardes e manhãs da purificação do santuário, profetizada no livro de Daniel; depois, eles serão lançados no abismo por mil anos.

E ainda: A primeira metade da última semana de Daniel, os 42 meses da 1ª besta (Apoc. 13:5 e 7) serão dias de perseguições para o povo de Deus (da Igreja gentia); entretanto, nem se compara com a outra metade da última semana (os 1.290 dias do Anticristo, que para Israel étnico será a temida angústia de Jacó – Jer. 30:7), quando haverá uma materialização maciça de demónios e a multiplicação do mal na terra como nunca visto, desde  fundação do mundo, até aquele tempo; conforme disseram João e Jesus Cristo:

"E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem e vê!

E olhei, e eis um cavalo amarelo; e o que estava assentado sobre ele tinha por nome MORTE E O INFERNO O SEGUIA; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra com espada, e com fome e com peste, e com as feras da terra”. Apoc. 6:7-8.

 “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”. Mat. 24:12.

   Conforme temos dito fartamente em nossos Blogs de escatologia, nos últimos dias, o Dragão se materializará na terra. Primeiramente, no personagem da 1ª besta; depois na pessoa do Anticristo (2Tes. 2:8), juntamente com seus milhares de demônios (a maioria das regiões celestiais, que serão juntamente expulsos com ele naquele tempo). Aliás, não foi em vão que Isaías e Jesus Cristo profetizaram que, nos últimos dias “AS TREVAS COBRIRIAM A TERRA”.

“Porque eis QUE AS TREVAS COBRIRAM A TERRA, E A ESCURIDÃO OS POVOS, mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti”. Isa. 60:2.

“Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia: A NOITE VEM, quando ninguém pode trabalhar”. Jo. 9:4.

Esta terrível realidade já havia sido mostrada por Deus, primeira vez no Egito, através da figura da “terceira praga” – a proliferação de “PIOLHOS” (Exo. 8:16).

 

 Nota: As principais teologias do arrebatamento da Igreja, por séculos tem pregado uma Grande tribulação errônea de apenas 3.5 anos (Meso); ou sete anos (Pré e Pós-tribulacionismos Sistemáticos). Entretanto, somente os tempos revelados na Escritura, nos mostram que a Gr. tribulação irá muito além disso: Cerca de duas vezes mais que sete anos (21 anos); conforme já dissemos acima.

 

3º)- A TERCEIRA PURIFICAÇÃO: A DO NOSSO CÉU E TERRA: 

A terceira purificação do Santuário cumprir-se-á com a limpeza do nosso primeiro céu e da primeira terra:

  A partir da vinda de Jesus (Mat. 24:30) tempos à frente, nos dias da Sétima e última Trombeta, na Batalha final do Armagedom – Gogue e Magogue (Apoc. 20:1 a 3); o Senhor tomará literalmente “OS REINOS deste mundo de Satanás,  e o expulsará, juntamente com seus anjos da face da terra, para o abismo.

“E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve silêncio no céu grandes vozes, que diziam: OS REINOS DO MUNDO vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”. Apoc. 11:15.

Conforme vimos nas Escrituras, a purificação total de todos os céus está agregada tanto à tomada dos reinos deste mundo, quando Satanás será derrotado na Batalha final do Armagedom, sendo preso e lançado no abismo.

“E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão.

Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos.

E lançou-o no abismo, e ali o encerrou e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabe. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo”. Apoc. 20:1 a 3.

Nota: A maioria Teológica costumam apresentam aos seus adeptos, um ensino escatológico simplista, imaginando erroneamente que, na vinda de Jesus, o Senhor aniquilará imediatamente Satanás. Entretanto, este evento faz parte dum longo processo, desdobrado em três grandes etapas de tempos, conforme mostrado acima, até que se cumpram todo o desígnio de Deus (Mat. 5:18).

Aliás, Daniel já havia profetizado que, antes de “ser consumido”, Satanás e seu reino maligno, passaria primeiro, pelo processo “do esmiuçamento” (Dan. 2:44).

É exatamente isso que irá acontecer, depois do cumprimento da "última purificação  do Santuário"; ou seja: as 2300 tardes e manhãs (6 anos 3 meses e 20 dias literais: Da vinda de Jesus à batalha do Armagedom), quando nesta batalha, Satanás e seus seguidores, serão “esmiuçados” e presos no abismo. Só então, todos OS SETE CÉUS estarão completamente purificados, tornando-se novamente O SANTUÁRIO DE DEUS; com o livre trânsito espiritual, entre o Sétimo e o primeiro céu; afim de não haver qualquer interferência maligna, no reinado de Mil anos de Cristo e a Igreja sobre a terra. Aleluias!!! 

”E ele me disse: Até duas mil tardes e manhãs O SANTUÁRIO SERÁ PURIFICADO". Dan. 8:14.

Passados os Mil anos do Reinado de Jesus e a igreja sobre a terra, Satanás sairá do abismo, para arrastar multidões de salvos após si, como está escrito:

“E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão

E sairá a enganar as nações que estão sobre o quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para os ajuntar em batalha.

E subiram sobre a largura da terra e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu e os devorou.

E o diabo, que os enganava foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”. Apoc. 20:7;8;9 e 10.

Depois que os céus e a terra tiverem tornado ao seu estado original (Eze. 36:35-36 – Hab. 2:14); depois do Juízo Final – Trono Branco, a terra e o nosso Céu passarão; então será manifestado UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA, E A NOVA JERUSALÉM, morada de Deus e do Cordeiro com os homens, conforme está escrito:

“E vi UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”. Apoc. 21:1. 

Jaime e Júlio

Se desejar receber este estudo gratuitamente em P.D.F  é só solicitar pelo nosso novo  E-mail abaixo.

Atenção: o nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br



42 comentários:

  1. boa noite, achei muito explicativo seu texto, com certeza foi de grande ajuda para o meu ministério pessoal. mas gostaria de perguntar pois não achei referencias aki: qual o ministério do senhor? qual sua visão? agradeço pelo conteudo. Um grande abraço e a paz. Giovani Buzatto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Gieovanna,

      Bom, onde eu congrego aqui em Curitiba, é a "Igreja Pentecostal Servos de Jesus Cristo"; uma das únicas Comunidades pós-tribulacionistas, que examinou e aceitou nossa pregação!
      A nossa visão R.B. (revelação bíblica - Gal 1:12), partiu de 2010 em diante, quando Deus nos deu toda essa gama de estudos doutrinários e escatológicos (vc. pode conferir nos nossos sete blogs, aqui) completamente diferente dos estudos das teologias Sistemáticas, até então!

      Deus te abençoe!
      Jaime e Júlio

      Excluir
    2. Aqui é Salvador Teodoro,pode me enviar em PDF .

      Excluir
    3. Posso enviar sim, mas preciso que o irmão passe seu E-mail......

      Excluir
    4. vanyabisognin@gmail.com

      Excluir
  2. gostei muito em minha teoria será esta mesma tese

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito..
    Gostaria agora que falasse sobre os trovões...voce pode?
    A paz do senhor

    ResponderExcluir
  4. Não, nem nós, e nem ninguém, pode discernir as vozes dos sete trovões, pois nem registado foi é assunto selado para o tempo futuro (Apoc. 10:4). De igual forma, também o novo nome de Jesus, que será revelado somente pós-Milénio, no Novo Céu e na Nova terra.

    ResponderExcluir
  5. É solicitar pelo meu E-mail: jaime.ap@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Paz do Senhor!
    Perdoe-me, Jaime e Julio, porém algumas questões não me estão bem claras, se me permite dizer. Veja que em apocalipse 20:4, João que estava no mesmo espaço físico que o Cordeiro e viu as almas dos que morreram em Cristo neste mesmo lugar. A expressão "debaixo do altar" em apocalipse 6 não poderia significar que estão no mesmo céu porém em um degrau inferior (como se o trono estivesse na altura de um palco, por exemplo)? Imagino este lugar que João descreve como uma grande área aonde tem um trono central em um piso mais alto, acessado por degraus. Veja que em apocalipse 7, as almas dos que morreram em Cristo estão no mesmo lugar, diante do trono de Deus. Outra questão se refere ao acesso de satanás aos diversos céus: como Satanás se apresentou diante de Deus (Jó 1) se ele não tinha acesso ao lugar em que Deus estava (7o céu, como refere no blog)? E no paraíso, quando a serpente (usada por Satanás) incitou Eva a desobedecer a Deus? E quando Satanás tentou Jesus no deserto, ele estava na Terra, certo? Enfim.... há muitas questões que nos são ocultas, mas que um dia na Glória junto do Pai entenderemos. Sigamos estudando, procurando compreendê-las. Que o Senhor nos guie.

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz, irma Ana.
    Não estão bem claras porque a irmã misturou o eventos e os tempos dos fatos.
    No Caso do anunciado no livro Jó, isso aconteceu nas eras eternas muito tempo depois que Satanás e seus anjos foram expulsos do Céu (sétimo). Naquela celebração no Céu, todos os filhos de Deus foram convidados, entre eles, também Satanás. Ou seja: Nesse dia, foi permitido somente ele participar daquela celebração.
    Referente a Apoc. 20:4, na sua visão, João descreveu eventos, que tinha acontecido, as coisas que são, e também as que depois destas iriam acontecer. Ou seja: Ele falou de coisas passadas, presentes (da sua época) e de coisas futuras; o mesmo evento de Apoc. 7:9, em que as almas já se encontravam com corpos incorruptíveis diante de Deus e do Cordeiro.
    Entretanto, o nosso estudo aborda a questão de que nenhum "SER HUMANO DA SEMENTE CORRUPTÍVEL DE ADÃO"; subiu ao Céu (o Sétimo) conforme disse o próprio Senhor Jesus, em João. E não que os santos que, uma vez passaram pela primeira ressurreição/arrebatamento, não poderiam estar diante de Deus no Sétimo Céu! Entendeu?

    Deus a abençoe!
    Jaime e Júlio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otimo trabalho de estudo, é possivel me enviar por PDF para meu e-mail: henriquedjalma

      Excluir
  8. Muito interessante glória a Deus nas alturas 🙏🙌🙏

    ResponderExcluir
  9. Teria como enviar para mim no meu e-mail??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em P.D.F. sim! Nos passe o teu E-mail.

      Excluir
    2. Joyadeserra@gmail.com
      Pode me enviar por email... Ou wattsapp 31 99802-5920.. Em pdf

      Excluir
    3. Já enviei hoje (16/10/20) pelo teu E-mail.

      Excluir
  10. Muito bom q pai do céu contínua li revelando.

    ResponderExcluir
  11. Paz do Senhor
    Jaime e Júlio sou estudante de Teologia e gostei muito desse estudo
    Gostaria de me aprofundar mais no assunto
    Se for possível solícito me enviar em PDF no e-mail: admcandeiasro@gmail.com

    Ficarei muito agradecido
    No Aguardo
    Adonias Moeses

    ResponderExcluir
  12. Olá Apaz do Senhor homens de Deus, a única coisa que eu peço pra vcs é que não pare de fazer esse trabalho lindo, que tanto nos edifica
    Que o Senhor nosso Deus continue lhe abençoando e lhe dando cada vez mais sabedoria dos altos céus ,.
    Ficaria muito contente se me enviassem esse e outros estudos através do PDF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão! É só me me enviar seu E-mail que mando em PDF.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Se os demônios estão nos demais céus exceto o 3, o que eles estão fazendo lá, uma vez que não há ser humano para ser atentado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que vc. é curioso, por que não pergunta isso ara o Senhor?

      Excluir
  15. Achei seu estudo muito interessante
    Gostaria que me enviasse ppr email.
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Basta vc. solicitar pelo nosso E-mail jaime.ap@hotmail.com que eu te enviarei o estudo em P.D.F.

      Excluir
  16. A paz do senhor Jesus Cristo!muito bom estudo,me fez aprender mas um pouco.Que o senhor Jesus Cristo continui te abençoando poderosamente e dando muitíssimos anos de vida e muita sabedoria vinda do senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Rodrigo B. Correa comentou em "Quantos céus existem?"

    A paz do Senhor Jesus Cristo, gostei muito do estudo. Deus abençoe e continue usando aos irmãos. Poderia me enviar por e-mail? Muito obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. graça e paz!
      Já enviei o estudo para seu E-mail.

      Abraços,
      Jaime e Júlio.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Graça e a paz irmão Jaime gostei muito e aprendi muito e quero ainda aprofundar cada dia mais. se for possível agradeceria se me envia-se a matéria em pdf no meu whatssap por favor. +244 923701248

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e pazirmão Liliano.
      Desculpa a demora em te responder, deu defeito no meu Android antes do Natal; só agora consegui adquirirum novo para sinal de Wi-fi usado nas respostas dos meus Blogs.

      Poso te enviar o estudo em P.D.F.somente pelo seu E-mail, se tiver, nos forneça ele aqui nas perguntas, que te envio.

      Deus te abençoe!

      jaime e Júlio

      Excluir
  21. Muito interessante, por gentileza poderia me enviar em PDF? Segue e-mail:samuelf.santana@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Gostei muito do conteúdo, me esclareceu muitas dúvidas, me ajudou muito.
    Queria, que se vc pudesse me enviasse o conteúdo por PDF em meu e-mail.
    A paz do Senhor, irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envio sim. È só me mandar o seu E-mail; para meu E-mail: jaime36@outlook.com.br

      Excluir
  23. Revelação dos céus eu creio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela já estava inserida na promessa dada a Jeremias 33:3

      Excluir
  24. Ótimo estudo, parabéns meus amados Deus continue abençoando com sabedoria, fé e saúde

    ResponderExcluir