Quem foi Ana, a filha de Fanuel?

Deus te abençoe em Graça e em conhecimento!

Sob o ponto de vista histórico bíblico temos poucas informações sobre a vida secular de Ana, mesmo porque a sua história está registrada em apenas três versículos. Entretanto, as mesmas Escrituras são fartas SOBRE A SUA VIDA ESPIRITUAL.

“E estava ali a profetiza Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade; e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade;

E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e oração, de noite e de dia.

SOBREVINDO NA MESMA HORA, ELA DAVA GRAÇAS A DEUS, e falava dele (Jesus) a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém”. Lc. 2:36-38.

Fanuel, o pai de Ana era descendente dum dos doze filhos de Jacó, Aser; que em hebraico, significa: Bem-aventurado, feliz. Aser era bisneto de Abraão, neto de Isaque, e o oitavo filho de Jacó; o segundo filho da serva de Léa, Zilpa com Jacó (Gen. 30:13 - 35:26). Portanto, Ana sendo descendente dessa tribo, também era herdeira das mesmas promessas de Deus, dadas a Abraão no princípio”.

 Baseado na pregação do Senhor Jesus Cristo, que disse: “...Porque pelo fruto se conhece a árvore”. Mat. 12:33... Vamos discorrer as Escriturasfazendo um paralelo da vida espiritual de Abraão (a árvore), com um dos seus vários frutos, (Ana).

A Escritura tem mostrado as grandes experiências de Abrão com Deus; entretanto, vamos citar aqui, apenas quatro principais, que são a base de nosso estudo:


AS QUATRO EXPERIÊNCIAS DE ABRAÃO COM DEUS:

-A primeira experiência de Abraão com Deus, foi a de: OUVIR A SUA VOZ:

“Ora, O SENHOR DISSE a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”. Gn. 12:1.

-A segunda experiência de Abraão com Deus, foi a de: OBEDECER A SUA VOZ:

”Pela fé Abraão, sendo chamado, OBEDECEU, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.” Hb. 11:8.

Para aqueles que dizem que o cristão, não é justificado também pelas obras, A OBEDIÊNCIA é uma das mais importantes OBRA DA FÉ; sem ela Tiago disse que a fé é morta (Tg. 2:26).

-A terceira experiência de Abraão com Deus, foi a de: EM OBEDIÊNCIA, ESPERAR O TEMPO DO CUMPRIMENTO DA PROMESSA:

Foi exatamente peregrinando na terra, que PELA FÉ Abraão enfrentou as adversidades do deserto, deixando o lugar da habitação de seus pais em Hur dos Caldeus, indo para o norte da Mesopotâmia, em Panda Harã. Depois desceu para Canaã; terra ainda desconhecida deleNo deserto, Abraão suportou o tempo do cumprimento da promessa.

“E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito PARA PEREGRINAR ALI...” Gen. 12:10

-A quarta experiência de Abraão com o Senhor foi a dele: VER O PRÓPRIO DEUS.

“E APARECEU O SENHOR A ABRÃO, e disse: À tua semente darei esta terra...” Gn. 12:7.

 Nota: No passado, Deus se manifestava a muitos profetas, não com toda a sua glória; mas, em FIGURAS: Na passagem dos três anjos que apareceram à Abraão, Deus era um deles (Gen. 18).  No caso da luta com Jacó, no vau de Jaboque, Deus tomou a forma dum anjo (Gen. 32:28). Já Moisés foi o único profeta a ver o Senhor Deus PELAS COSTAS. Pois, se olhasse para a sua face, certamente morreria (Exo. 33:20). Quando a Escritura fala que ele viu Deus de vista (Num. 12:6 a 8); de fato ele viu sim; porém, numa Glória reduzida que a sua carne poderia suportar; pois séculos à frente, Jesus disse, que Deus nunca foi visto por homem algum (isto é, na sua Glória total Jo.1:18). Aliás, quando Deus se manifestar para o Juízo Final do Trono Branco, nem a terra e nem o nosso primeiro céu, suportarão a presença do Senhor (Apoc. 20:11).   

Agora, baseado na árvore genealógica - Abraão, podemos conhecer melhor sobre um dos vários frutos dela – Ana; a qual passou também, pelas mesmas quatro experiências de Abraão com Deus:


AS QUATRO EXPERIÊNCIAS DE ANA COM DEUS

A primeira experiência de Ana com Deus, foi a de: OUVIR A SUA VOZ:

Sendo Israelita, semente de Abraão, os pais de Ana em obediência há um dos 613 preceitos da lei (Deut. 11:19 a 21), a levava ao Templo desde criança. Lá ela aprendeu A OUVIR A VOZ DO SENHOR, através da lei e os profetas.

“INSTRUÍ AO MENINO no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. Pv. 22:6.

-A segunda experiência de Ana com o Senhor, foi a de: OBEDECER A VOZ DE DEUS:

A partir da sua viuvez, Ana demonstrou firme propósito de OBEDECER A VOZ DO SENHOR, atendendo o seu chamado, para servi-lo no Templo.

"E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e oração, de noite e de dia". Lc. 2:37

-A terceira experiência de Ana com o Deus, foi a de: EM OBEDIÊNCIA, ESPERAR O TEMPO DO CUMPRIMENTO DA PROMESSA:

A exemplo de Abraão, Ana teve que peregrinar também, “NO DESERTO DAS PROVAÇÕES”.

a)-PELA FÉ, Ana deixou a sua casa e sua parentela, para servir a Deus no Templo:

“...E não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e oração, de noite e de dia”. Lc. 2:37

b)- PELA FÉ, Ana superou o olhar malicioso de alguns homens que insistiam em olhar para ela; pois havia ficado viúva ainda jovem. (Segundo a lei, os jovens israelitas casavam a partir de 20 anos; já a mulher que passasse da flor da idade poderia se casar antes disso). Portanto, para termos uma ideia mais próxima dos anos de Ana, quando se casou, ela deveria ter entre 17 a 18  anos; somados aos sete anos do casamento; ela ficou viúva ainda jovem, entre 24 a 25 anos.

Com essa idade ela também, recusou vários pedidos de casamentos, pois tinha um único objetivo... 

“...Não se afastar do templo, para servir a Deus em jejuns e oração, de noite e de dia”. Lc. 2:37

c- PELA FÉ, Ana suportou os possíveis falsos testemunhos, que suas vizinhas lançavam contra ela, tipo: “Onde se viu, essa mulher depois que ficou viúva, não para mais em casa; é só templo daqui e dali! Agora deu para ficar fora de casa a noite toda! Quem não vê que o templo é só uma desculpa. É claro que ela está indo atrás de outra coisa! Entretanto, Ana não tinha tempo para escutar as fofocas das suas vizinhas, pois seu objetivo maior era, o de... 

“...Não se afastar do templo, servindo a Deus em jejuns e oração, de noite e de dia”. Lc. 2:37

d- PELA FÉ, Ana suportou também, as descriminações impostas pela lei judaica contrária a presença feminina no Templo (além do pátio das mulheres). Porém, você pensa que ela desanimou? Claro que não, pois a sua preocupação maior era, a de...

“...Não se afastar do templo, servindo a Deus em jejuns e oração, de noite e de dia”. Lc. 2:37

e- PELA FÉ, Ana não se contaminou com a corrupção do clero sacerdotal judaico, pois, alguns eram ladrões e salteadores dos dízimos e das ofertas do Templo, conforme disse Jesus mais tarde (Jo. 10:8). Pois o seu único objetivo era...

“...Não se afastar do templo, servindo a Deus em jejuns e oração, de noite e de dia”. Lc. 2:37

f- PELA FÉ, Ana não fez parte de nenhuma panelinha dos partido judaicos que detinha o poder religioso do Templo  (os Saduceus, fariseus, Herodianos, Zelotes, etc...); antes, ela escolheu...

“...Não se afastar do templo, para servir a Deus em jejuns e oração, de noite e de dia”. Lc. 2:37

-A quarta experiência de Ana com o Senhor, foi a de: VER DEUS:

Depois de cerca de 59 a 60 anos de PEREGRINAÇÃO COM O SENHOR no templo; sendo fruto de Abrão, faltava ainda a sua última experiência com o Senhor: A maior e mais surpreendente de todas elas. 

Então, num determinado dia, numa determinada hora, os anos da fidelidade de Ana foram compensados. Ao chegar no templo, ela viu Simeão, o servo do Senhor, cumprindo também a mesma quarta experiência de Abraão, ao exclamar...

“Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra;

Pois já OS MEUS OLHOS VIRAM A TUA SALVAÇÃO”. Luc. 2:29-30.

Finalmente, naquele dia, e naquele momento, Ana passa pela sua quarta experiência, ao contemplar o Deus menino!

“E SOBREVINDO NA MESMA HORA, ela dava graças a Deus, E FALAVA DELE a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém”. Lc. 2:38.


AS QUATRO EXPERIÊNCIAS DO CRISTÃO COM DEUS

Segundo Paulo, todos que creem no Filho de Deus são filhos de Abraão...

“Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.

Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

E, se sois de Cristo, ENTÃO SOIS DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO, E HERDEIROS CONFORME A PROMESSA”. Gál. 3:26-29

Se somos filhos, então devemos apresentar AS MESMAS OBRAS DE ABRAÃO...Entre elas, o cristão deve experimentar também, as mesmas quatro experiências, com Deus.

“Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, FARÍEIS AS OBRAS DE ABRAÃO”. Jo. 8:39

-A primeira experiência do cristão com 0 Senhor, conforme já vimos, é a de: OUVIR A VOZ DE DEUS:

“Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; OUVI, E A VOSSA ALMA VIVERÁ...” Isa. 55:3

“AS MINHAS OVELHAS OUVEM A MINHA VOZ, e eu conheço-as, e elas me seguem;

E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão”.  Jo. 10:27-28

“QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus”. Apoc. 2:7

-A segunda experiência do cristão com Deus, é a de: OBEDECER A SUA VOZ.

“Ainda que era Filho, aprendeu A OBEDIÊNCIA, por aquilo que padeceu.

E, sendo ele consumado, veio ser a causa de eterna salvação para todos os que LHE OBEDECEM”. Heb. 5:8-9.

“Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se OBEDEÇA À PALAVRA DO SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”. 1Sm. 15:22.

”Purificando as vossas almas NA OBEDIÊNCIA À VERDADE, para caridade fraternal, não fingida; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro”. 1 Ped. 1:22.

-A terceira experiência do cristão com o Deus, é a de: PEREGRINAR EM OBEDIÊNCIA, ATÉ O TEMPO DO CUMPRIMENTO DA PROMESSA:

“E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, DURANTE O TEMPO DA VOSSA PEREGRINAÇÃO”. 1 Pe. 1:17

Se o cristão já está atravessando o deserto, cumprindo o tempo da sua peregrinação em obediência; então ele já pode esperar...

-A sua quarta e maior experiência com Deus, é a de: VER O PRÓPRIO SENHOR, como os Apóstolos viram...

“O que era desde o princípio, o que ouvimos, O QUE VIMOS COM OS NOSSOS OLHOS, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida”. 1 Jo. 1:1

“Aquele que tem os meus mandamentos (os do Evangelho) e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, E ME MANIFESTAREI A ELE”. Jo. 14:21.

Aleluias!!!

 Jaime e Júlio

Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br




2 comentários: