Qual o significado de Filho Unigênito e Primogênito?


Graça e paz,

Esta é mais uma revelação inédita nos meios teológicos, dada graciosamente pelo Espírito de Deus, ao espiritual.

SIGNIFICADO DE FILHO UNIGÊNITO

Filho único de um casal. No caso de Jesus que antes do princípio, já estava no seio de Deus, Ele foi o único Filho “GERADO”de Deus.
“Recitarei o decreto: Tu és meu Filho; eu hoje TE GEREI”. Sal. 2:7.

“...Não temas, EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO”. Apoc. 1:17b.

Já os demais filhos (anjos e homens), foram “CRIADOS” por Deus, através de Cristo, fora da Divindade.
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
TODAS AS COISAS FORAM FEITAS POR ELE,  e sem ele nada do que foi feito se fez”. Jo. 1:1,2 e 3.

Nota: Os T.J. na tentativa de desqualificar divindade de Jesus, ensinam que Ele foi criado igual aos demais filhos de Deus (anjos e homens) por isso não pode ser Deus. Mas isto é um grande engodo, conforme veremos abaixo.  

SIGNIFICADO DE FILHO PRIMOGÊNITO:

Era o primeiro filho de um casal, ou filho mais velho da tenda (ou casa).
Na Bíblia, a primogenitura de alguém, está relacionada também com as Primícias da lavoura, ou seja: O primeiro fruto da colheita (Lev. 23:9 a 14). Vejamos o exemplo de Rubem, o  filho primogênito de Jacó.

“Rúben, TU ÉS MEU PRIMOGÊNITO, minha força e o princípio do meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder”. Gen. 49:3.

A Bíblia fala de cinco privilégios dum filho Primogênito:
1-Era a Primícias (o primeiro) da família.  
2-Era o substituto do Patriarca, em situação de viajem, doença ou morte do mesmo.
3-Tinha autoridade sobre a fazenda e a família do seu pai.
4-Era herdeiro de duplicada honra, no caso da morte do Patriarca.
5-Era o responsável por “aconselhar e até repreender” os demais irmãos da família.

No caso de Jesus, o Senhor recebeu também, estas cinco qualidades:
Na eternidade:
1-Ele foi feito as Primícias de toda a criação.
"O qual é a imagem do Deus invisível, O PRIMOGÊNITO DE TODA A CRIAÇÃO". Col. 1:15.

Antes da cruz:
2- Substituindo o Pai, Ele foi enviado primeira vez ao mundo, com os títulos de: “Filho unigênito e maravilhoso”, (Jo. 1:14; 1:19 e Jo; 3:16 – Isa. 9:6).

3-Tinha autoridade Divina para expulsar demônios (Mat. 12:28), e fazer grandes sinais (Mat. 11:5 - Jo. 3:2).

Depois da cruz:
4-Ao terceiro dia Ele ressuscitou, subiu ao céu à tardinha do primeiro dia, como Primícias dos que dormem (1Cor. 15:20). Oito dias depois, Jesus voltou “SEGUNDA VEZ” à terra, em Galiléia (Jo. 20:26), dizendo: 
“É-ME DADO TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA”. Mat. 28:18.

5-Tendo recebido no céu a herança do Pai (o Reino Sal. 2:8-9 – Luc. 22:29-20 ), Cristo, o nosso irmão mais velho, foi introduzido SEGUNDA VEZ AO MUNDO, com outros dois importantes títulos: “Primogênito e “Conselheiro”entre os demais irmãos:

“E quando OUTRA VEZ introduz no mundo O PRIMOGÊNITO... Heb. 1:6.

 “...O seu nome será: (1ª v.) Maravilhoso, (2ª v.) CONSELHEIRO...” Isa. 9:6

Aconselhando eles a ficarem em Jerusalém, até que do alto fossem revestidos de poder (Luc. 24:49).

EXPLICANDO OS TÍTULOS DE FILHO UNIGÊNITO E PRIMOGÊNITO, EM RELAÇÃO AO PECADO:

A PRIMEIRA VINDA DE JESUS AO MUNDO FOI COMO FILHO UNIGÊNITO DO PAI.
“E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do UNIGÊNITO DO PAI, cheio de graça e de verdade”. Jo. 1:14.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu O SEU FILHO UNIGÊNITO, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Jo. 3:16.

Antes de consumar nossa redenção na cruz, Cristo foi o único, o legítimo representante de Deus (Filho de Deus) e dos homens (Filho do homem), SEM PECADO; enviado ao mundo, para morrer pelos nossos pecados.
”Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, PARA TIRAR OS PECADOS DE MUITOS, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação”. Heb. 9:28.

Na cruz, Ele aniquilou o pecado de todo aquele que nele crê!
“De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos UMA VEZ SE MANIFESTOU, PARA ANIQUILAR O PECADO pelo sacrifício de si mesmo”. Heb. 9:26.

Após consumar  a nossa redenção na cruz, Ele reconciliou todas as coisas na terra e nos céus, conforme está escrito:
“E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo TODAS AS COISAS, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus”. Col. 1:20.

À tardinha do primeiro dia de sua ressurreição, depois de partir o pão na aldeia de Emaús, Jesus desapareceu da terra, subindo ao céu, onde foi glorificado soberanamente pelo Pai e pelos anjos, por sete dias (Apoc. 5).

A SEGUNDA VINDA DE JESUS À TERRA, JÁ FOI COMO O PRIMOGÊNITO DE DEUS, ENTRE MUITOS IRMÃOS:
Ao oitavo dia da sua ressurreição, Deus introduziu Seu Filho, em Galiléia pela SEGUNDA VEZ.

“E quando OUTRA VEZ introduz no mundo O PRIMOGÊNITO... Heb. 1:6.

Nesta SEGUNDA VINDA, Jesus, não foi mais anunciado como Filho unigênito do Pai, mas como “FILHO PRIMOGÊNITO”;  pois foi a primeira vez que Ele desceu do céu, SEM O NOSSO PECADO!  O PRIMOGÊNITO FILHO DE DEUS (sem pecado); visitou por 40 dias seus irmãos na terra, também SEM PECADO, em cumprimento das Escrituras:

"ESTA É A ALIANÇA que farei com eles DEPOIS DAQUELES DIAS (do oitavo dia) diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
E JAMAIS ME LEMBRAREI DE SEUS PECADOS E DE SUAS INIQÜIDADES.
ORA, ONDE HÁ REMISSÃO DESTES, NÃO HÁ MAIS OBLAÇÃO PELO PECADO". Heb. 10:16,17 e 18.

Antes do nosso pecado ser consumado na cruz, em nenhum momento Jesus chamou alguém na terra ou no céu de IRMÃO (exatamente por causa do pecado, que fazia separação entre Deus e sua criação), a expressão mais privilegiada aos seus, foi “AMIGO” (Jo. 15:15). Já, depois da cruz, a Escritura nos mostra várias passagens, o Senhor nos chamando DE IRMÃOS.

Nota: Na passagem de Mateus 12:49, Jesus chama de irmãos os que fazem a vontade de Deus. Conforme a Escritura, antes da cruz Deus olhou do céu para terra, e não viu um justo sequer (Sal. 14:2-3), ou seja, ninguém fazia a vontade de do Senhor; inclusive o apóstolo Pedro. Portanto, esta mensagem somente seria cumprida após a consumação da obra salvívica de Cristo na cruz. 

Já depois da cruz, Jesus chamou várias os seus discípulos de irmãos:
A primeira vez, no sepulcro:
“Disse-lhe  Jesus: Não me tenhas, porque ainda não subi para o meu Pai, mas vai PARA MEUS IRMÃOS, e dize-lhes que eu subo para o meu Pai e o vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. Jo. 20:17.

“Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa NÃO SE ENVERGONHA DE LHES CHAMAR IRMÃOS”. Heb. 2:11.

Portanto, uma vez que Cristo desceu do céu, ao oitavo dia em Galiléia, "PRIMEIRA VEZ, SEM O NOSSO PECADO";  a sua próxima vinda global, em relação ao pecado do seu povo, será "A SUA SEGUNDA VEZ, SEM PECADO", conforme a Escritura:

”Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá SEGUNDA VEZ, SEM PECADO, aos que o esperam para salvação” Heb. 9:28.

Já em relação às vindas será “A SUA TERCEIRA VINDA PESSOAL À TERRA”, agora, como “DEUS FORTE”... 
“...O seu nome será: (1ª v.) Maravilhoso, (2ª v.) conselheiro, (3ª v.) DEUS FORTE...” Isa. 9:6. 

Não para arrebatamento ainda, mas para LIMPAR A SUA EIRA (Mat. 3:12 – 13:30); por em ordem a sua casa terrena; ou seja: Aniquilar seus inimigos, arrebatar sua Igreja e reinar sobre a terra, por mil anos. Aleluias !!!....

Jaime e Júlio.

Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário