Os hebreus saíram do Egito com 400 ou 430 anos?

Tendo em vista que há nas Escrituras, duas datas diferentes para a saída do povo de Deus do Egito, qual seria a data correta desta saída?

A promessa base feita por Deus a Abrão, era que o seu povo “seriam escravos no Egito por 400 anos”, e somente depois disso, o Senhor os tiraria de lá.
Gen. 15:
13  Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,
14  Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.

Séculos depois, o apóstolo Paulo afirmou que o povo Hebreu recebeu a lei no Sinai, 430 anos depois da promessa.
Gal. 3
17  Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.

Duas datas diferentes para uma mesma promessa. Num primeiro momento temos impressão que existe contradição na promessa, porém, não há nenhuma contradição na Palavra de Deus; o que há é a falta de informação, agregada à nossa maneira particular de entender as profecias, confira:

Primeiro: Devemos compreender que os 400 anos foram contados a partir da subida de José (o Zafenate Panéia) ao poder no Egito, quando tinha “30 ANOS” (Gen. 41:46). Foi exatamente no limiar dos 430 anos, que Deus começou a cumprir essa promessa, enviando Moisés para tirar seu povo, não somente da terra do Egito, mas principalmente da “ESCRAVIDÃO DOS EGÍPCIOS”.
Exo. 3:
7  E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
8  Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.

Aliás, a páscoa foi celebrada ainda no Egito (Exo 12), significando “passagem”: da escravidão para a liberdade!

Segundo: O limite territorial do Egito considerado fronteira pela Palavra, não era até ao Sinai, mas até o mar vermelho (Exo. 13:18

Terceiro: A Escritura não afirma diretamente que os Hebreus atravessaram o mar vermelho com 400 anos, mas com 430 anos.
Êxodo 12
41  E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito.

Exatamente para o cristão fazer as contas: 430 anos - 30 anos de José = 400 anos.
Portanto, aos 400 anos que os filhos de Israel passaram o mar vermelho, saindo do Egito, cumprindo a promessa Divina!
Graças a Deus que a Sua Palavra, continua fiel! Aleluias!!!

Jaime e Júlio

Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário