Jesus sabe o dia e a hora da sua vinda?

 “Porém daquele dia e hora NINGUÉM SABE, NEM OS ANJOS DO CÉU, NEM O FILHO, mas unicamente meu Pai”. Mat. 24:36

Jesus disse estas palavras aos discípulos, não dentro duma condição definitiva, mas duma condição TEMPORAL, em razão de ainda estar sob seu Ministério terreno. Pois, antes da cruz, Ele estava condicionado ao Pai, em obediência e humilhação, por causa da sua Missão de FILHO-SERVO (Isa. 42:1).

Convém lembrar que, Paulo disse que Jesus em sua Missão salvívica antes da cruz, mesmo sendo em forma de Deus, não teve a usurpação de ser igual a Deus, mas humilhou-se a si mesmo tendo morte de cruz (Fil. 2:6 a 8). Portanto, foi dentro dessa humilhação, que o Senhor disse as palavras de Mateus 24:36.


E não somente isto, mas também, dentro dessa mesma humilhação, que Cristo havia declarado antes da cruz, que Deus o Pai era o único Deus verdadeiro (Joa. 17:3); já depois da cruz, Cristo foi exaltado no céu, como FILHO-SENHOR, declarado pelo Pai, também DEUS; ordenando que todos os anjos o adorem.

“Mas, DO FILHO, DIZ: Ó DEUS, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino”. Heb. 1:8.

Fato inédito sob o V.T. antes da cruz, pois o primeiro mandamento do decálogo proibia terminantemente outros Deuses diante de Deus: 
“Não terás outros deuses diante de mim”. Êxo. 20:2

O Senhor Jesus Cristo, recebeu naqueles dias no céu, seu grandíssimo galardão de vencedor:

-Toda a plenitude de Deus. Col 1:19

-O Pai o proclamou publicamente também Deus. Heb. 1:8

-Foi declarado outra vez Filho. Rm. 1:4 - Heb. 1:5

-Foi ordenado que todos os anjos o adorassem. Heb. 1:6

-Recebeu um Trono à sua direita. Efe. 1:20.

-Recebeu um Reino Eterno. 2Pe 1:11

-Recebeu um nome sobre todo o nome. Flp. 2:9

-Foi constituído Senhor e Cristo. Atos. 2:36

-Foi feito o príncipe da nossa salvação. Heb. 2:10


-Recebeu “TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA” (Mat. 28:18); e com ele, também todo o conhecimento dos fatos, passados, presentes e futuros; inclusive O DIA E A HORA DA SUA VINDA!

Portanto, se conjugarmos (Joa. 17:3), sem respeitarmos O CONTEXTO TEMPORAL DOS FATOS”, faremos como os T.J. que baseados no V.T. pregam apenas “um único Deus verdadeiro – Jeová”. Porém, se respeitarmos O CONTEXTO TEMPORAL DOS FATOS depois da cruz, fica fácil entendermos, que foi manifestado pelo Evangelho, OUTRO DEUS VERDADEIRO (1Joa. 5:20) – JESUS CRISTO!

Conforme vimos, não podemos deixar que a nossa falta de conhecimento, crie polêmicas, num assunto tão cristalino. 
Já é tempo das teologias aprenderem a conjugar os fatos bíblicos, não somente baseado na letra dum verso isolado; mas também respeitando seu “CONTEXTO CRONOLÓGICO”, ensinado séculos antes, por Salomão:

"Porque para todo propósito há tempo e modo..." Ecl. 8:6

Jaime e Júlio

Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br


21 comentários:

  1. Por que Jesus ressuscitado ainda não sabia o dia e a hora de sua segunda vinda, uma vez que em Atos 1:7 ele acrescenta a informação de que o "Pai estabeleceu por sua exclusiva autoridade"? qual autoridade O Pai tem que que Cristo ao ser levantado não tinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Primeiro: A segunda vinda pessoal do Senhor à terra, já aconteceu oito dias depois da sua ressurreição, somente aos seus onze discípulos em Galiléia (Mat. 28:16 a 20 - Jo. 20:26).
      A próxima vinda pessoal do Senhor, SERÁ A SUA TERCEIRA VINDA À TERRA.
      Confira os estudos no nosso link:http://postribulacionistajj.blogspot.com.br/p/sete-provas-porque-jesus-ja-voltou-do_2734.html

      Segundo: O amigo precisa ler direito o que está escrito:
      “Recebeu “TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA” (Mat. 28:18); e com ele, também todo o conhecimento dos fatos, passados, presentes e futuros; inclusive O DIA E A HORA DA SUA VINDA!”

      Terceiro: Jesus disse aos seus discípulos da sua época, que NÃO LHES PERTENCIA SABER OS TEMPOS E AS ESTAÇÕES QUE O PAI ESTABELECEU PELO SEU PRÓPRIO PODER” (Atos 1:7), pois eles não estariam presentes no mundo nos últimos dias.
      Outra coisa: o Pai estabeleceu; porém, NÃO DEIXOU DE REVELAR, tanto ao seu Filho, depois da sua glorificação no céu, quanto para a última geração da sua Igreja (Jer. 23:20 – Dan. 12:9).

      Quarto: Alguém que recebe “TODA A PLENITUDE DE DEUS”, pode ser inferior ao próprio Deus? (Col. 1:19); você não é testemunha de Jeová, é???

      Jaime e Júlio.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Em Atos 1:7 Jesus não falou que Ele não sabia

      Excluir
    4. Mas também não falou que Ele sabia....!!!

      Excluir
  2. bom para mim ele não sabe, há ele não sabe porque tava na forma de servo ou homem, mais ele era cem por cento homem mais também cem por cento Deus, condo ele falou que nim quem sabia nem o anjo que estava no céu nem o filho então ele se colocou no lugar de filho não de servo como falam

    ResponderExcluir
  3. Sim, Ele falou isso, "ANTES DA CRUZ". Ou vc. vai querer me dizer que o Cristo antes da cruz; era o mesmo CRISTO, depois da cruz???
    Por favos, aprenda a conjugar os fatos no seu tempo próprio: Antes e depois.

    Jaime e Júlio

    ResponderExcluir
  4. Hoje na escola dominical fiquei confusa com esse assunto já que sempre imaginei que Jesus não sabe o dia nem a hora de sua vinda . Aí usaram este argumento: " que enquanto homem terreno não sabia mas quando ele volta em sua glória para Deus Ele sabe sim". Com isso eu fiquei com mais duvidas já antes do seu ministério terreno já existia o plano de salvação e Ele estava com o pai.... E sem esquecer que Eles são um no plano de salvação mas são três pessoas distintas. Eu prefiro acreditar no que a Bíblia diz. Nem os anjos, nem o filho, ninguém sabe.ponto final.Agora sua vinda é certa e não demora viu.
    A paz do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me minha irmã, quem acredita em parte da Bíblia, na verdade não acredita Nela! Claro que o teu professor da escola dominical estava correto!

      Pois, existe a questão “TEMPORAL DAS PROFECIAS” (Ecl. 8:6) que tem que ser respeitada!
      Antes da cruz, Jesus tinha sido ungido; recebido apenas “O PODER DE DEUS” (Isa. 61:1), para fazer a obra da nossa Redenção.
      Depois de consumar sua obra na cruz, o Deus Pai conferiu ao Filho: “TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA” (Mat. 28:18); TODA A PLENITUDE DE DEUS (Col. 1:19); e por conseguinte também, SABER O DIA E A HORA da sua vinda em glória!

      Agora a irmã, tem livre o arbítrio, p/ acreditar no que quiser; menos tentar torcer as Escrituras.

      A Paz do Senhor!
      Jaime e Júlio.

      Excluir
  5. Paz do senhor meu irmão eu tinha essa dúvida,mais agora ficou muito claro q Jesus sabe sim o dia.se Deus e Jesus são um. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade meu irmão; porém, não devemos entender como a seita Unicista, que creem que Jesus é o Pai e vice e versa. Antes, devemos compreender que Jesus e o Pai são UM, EM UNIDADE", e não EM PERSONALIDADE. Foi no sentido de "UNIDADE", que Ele prometeu que a Igreja, que no futuro, Ela será também UMA COM ELE, E COM O PAI, conforme a Escritura:

      "Para que todos sejam UM, como tu ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também ELES SEJAM UM EM NÓS, para que o mundo creia que tu me enviaste". Jo.17:21.

      Deus o abençoe!
      Jaime e Júlio.

      Excluir
    2. Matheus 24:36 tá claro meu irmão
      Unicamente Deus, somente Deus sabe o dia e a hora
      Você diz que ele sabe o dia exato por ser a trindade
      Então se o filho , pai e o espírito santo sabe
      Onde está o espírito santo ?em mim e em você né?
      Então sabemos o dia né
      Se fomos pela sua lógica da trindade ?
      Meu amigo vou pela biblia e nesta passagem de Matheus 24::36
      Jesus Cristo é claro em suas palavras
      POREM DAQUELE DIA E HORA NINGUEM SABE,NEM OS ANJOS DOS CEUS ( NEM O FILHO ) "MAS UNICAMENTE MEU PAI OU SEJA "DEUS".

      Excluir
  6. Eu também pensava e aprendi assim que Jesus não sabe o dia nem a hora de vir buscar a sua igreja mais no dia 16/12/2018 na escola dominical na lição bíblica para adulto o professor perguntou aos alunos se Jesus sabia o dia e hora uma irmã disse que sim e eu disse que não foi um debate e o professor provou que Jesus sabe em resumo ontem aprendi algo que sempre fui ensinada que Jesus não sabia,,,ohh glórias por isso que e bom ir p escola dominical.

    ResponderExcluir
  7. Jesus sabe o dia e hora que ele vai voltar.

    ResponderExcluir
  8. Se vc. não acredita na Plavra de Deus, esplanada acima, não posso fazer nada! Fique com sua dúvida!

    ResponderExcluir
  9. Graça e paz amadas, e amados de Deus,não desgastamos a esse respeito,o importante é ter certeza q seremos arrancados da terra p estarmos cara a cara com o Rey Jesus Cristo ,e ele sabe sim o dia q ele virar poq ele é uniciante ...

    ResponderExcluir
  10. ótimo estudo. aos teimosos rasguem a a página onde cita esses versículos.

    ResponderExcluir
  11. Naquele momento que Jesus falou ele não sabia.E hoje ele sabe??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc. ler Isaias 42:1 verá que que no momento que o Senhor disse estas palavras, Ele estava ainda na condição de servo. Ora, então vá la para João 15:15 que vc. verá que Cristo, como servo de Deus, não sabia ainda, o dia e a hora da sua próxima vinda à terra.
      Porém, após a sua morte na cruz, e ressurreição ao primeiro dia, depois de receber "TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA" (Mat. 24:18), como Rei dos reis e Senhor dos senhores, é óbvio que o Jesus sabe muito bem, o dia e a hora da sua próxima vinda!

      Excluir
  12. Jesus passou a ser Deus depois da cruz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Jesus sempre foi Deus! Pois, Ele já estava no seio do Pai, antes da criação de todas as coisas (Jo. 1:1,2 e 3 ; 18). O que ocorre é que Ele foi glorificado pelo Pai "DUAS VEZES", em tempos diferentes:

      "Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já O TENHO GLORIFICADO, E OUTRA VEZ O GLORIFICAREI". Jo. 12:28.

      A PRIMEIRA GLORIFICAÇÃO DE JESUS:, Aconteceu no céu, quando Ele foi gerado por Deus (Sal. 2:7 - Heb. 1:4-5). Depois, que tudo foi criado, Ele recebeu a sua primeira glorificação pública ao ser foi apresentado à toda a criação invisível, como: "O FILHO UNIGENITO DE DEUS" (o único que saiu do seio do Pai; o único com o genes de Deus).

      A SEGUNDA GLORIFICAÇÃO DE JESUS: Aconteceu depois da sua morte na cruz, conforme disse Pedro:

      "O Deus de Abraão, e de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, GLORIFICOU A SEU FILHO JESUS, a quem vós entregastes perante a face de Pilatos negastes tendo ele determinado que fosse solto". Atos 3:13.

      Paulo também testificou da glorificação de Cristo, naqueles dias:

      Efésios
      6-"Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.
      7-Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
      8-E achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.
      9-Pelo que também Deus O EXALTOU SOBERANAMENTE, E LHE DEU UM NOME QUE É SOBRE TODO O NOME.
      10-Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.
      11-E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus".

      Como parte da sua segunda glorificação, Jesus recebeu no céu do Pai:
      Ele foi digno de abrir o livro selado com sete selos (Apoc. 5:5).
      Ele foi chamado pelo Pai "OUTRA VEZ" DEFILHO DE DEUS (Heb. 1:5).
      Ele recebeu "UM TRONO À DIREITA DE DEUS". Heb. 10:12.
      Ele foi coroado de honra e de glória (Heb. 2:7.
      Ele recebeu toda a plenitude de Deus (Col. 1:19).
      Ele foi chamado por Deus, de Deus (Heb.1:8).
      Ele foi feito Senhor e Cristo (Atos 2:36).
      Ele passou a ser adorado pelos anjos (Heb. 1:6).
      Ele foi constituído o juiz dos vivos e dos mortos ( Atos 10:42).
      Ele recebeu a promessa do Espírito Santo (Atos 2:33).
      Ele foi exaltado soberanamente, recebendo um nome sobre todo o nome (Fil. 2:9).
      Ele recebeu do Pai, "TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA" (Mat. 28:18).

      Nota: As Testemhnas de Jeová, para tentar desqualificar a Deidade de Jesus, afirmando que Ele não é Deus, usam algumas passagens, aonde Jesus em seu Ministério terreno, afirma que há um só Deus (Jo. 17:3). Porém, eles ignoram os versos de Efésios acima, onde Jesus naquele momento, se encontrava "EM FORMA DE HOMEM", e não de Deus.

      Jaime e Júlio

      Excluir