Qual o paralelo entre Jó e Jesus Cristo?


Graça e paz!

   Este estudo inédito, é próprio para quem gosta de pregar ensinando a Palavra de Deus; sua mensagem é mais uma novidade prometida pelo Senhor ao seu povo:
“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes”. Jer. 33:3.

   A história de Jó, como todas as histórias bíblicas, ocorreu para servir de figura da história e do Reino de Cristo, como disse Paulo:
“Ora tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos”. 1Cor. 10:11.

  A maioria teológica, não sabe conjugar ou fazer um paralelo entre uma história e a outra, por desconhecer as várias chaves de interpretação bíblica; entre elas, A CHAVE ESPELHO ou ANTAGÓNICA (1Cor. 13:12). É baseado nesta chave, que faremos um estudo profético da vida de Jó, com seu desfecho no Ministério de Cristo e seu Reino, ora com algum paralelo inverso, ora de forma normal.

-Na história de Jó, vemos Satanás, depois de rodear a terra, subir aos céus, na oportunidade, ele pediu a Deus, que deixasse tentar a Jó, para ver se ele blasfemaria contra o Altíssimo, com o intuito de poder posteriormente destruí-lo (Jo. 1:6 a 10).

-Na história de Jesus, vemos o Senhor no céu, se oferecer voluntariamente ao Pai, para descer a terra, se fazer carne, ser tentado por Satanás, e através da sua obediência até a cruz, salvar a humanidade (Sal. 40:7-8 – Heb. 5:8-9).

-Na história de Jó, Satanás tentou o servo de Deus, em três principais áreas:
1-Na área material: Ele atacou Jó, destruindo todos os seus bens (animais, servos, casa, filhos etc...Jo. 1:11), nem por isso, Jó blasfemou contra Deus!

2-Na área física: Numa segunda oportunidade, ele atacou o corpo de Jó, com uma chaga má e maligna, além de usar sua mulher, para fazê-lo blasfemar contra Deus (2:4 a 6 e 9); mas não conseguiu também!

3- Na área da adoração: Desde o início de seu chamado,  era um adorador de Deus (Homem sincero e reto e temente a Deus, e que se desviava do mal – 1:8). Apesar de todo o seu sofrimento e da acusação dos seus três amigos, Jó continuou  a adorar ao Senhor...
“Ainda que ele me mate, nele confiarei...” Jó. 13:15. 

-Na história de Cristo, Satanás também, o tentou nas mesmas três áreas:
1-Na área material: Satanás tentou ao Senhor, perguntando se Ele era Deus, que transformasse aqueles pedras em pães (Mat. 4:3); mas não conseguiu!

2-Na área física: Ele transportou o Senhor para a cidade Santa, levando-o no pináculo do templo, com objetivo de moer o corpo do Senhor, fazendo-o se jogar de lá. (Mat. 4:5). Porém, isso só foi possível, no fim do ministério do Senhor, quando Ele foi moído na cruz, pelos nossos pecados.
“Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades...”Isa. 53:5.

3- Na área da adoração: Satanás, mostrou ao Senhor, toda a glória deste mundo, prometendo que  a daria, se tão somente Ele se prostrasse e o adorasse. Mas, o Senhor o repreendeu dizendo: 
“...Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás”. Mat. 4:10.

-Na história de Jó, vemos ele amaldiçoar o dia do seu nascimento (Jo. 3:1 a 4).

-Já na história de Cristo, vemos Isabel bendizer o nascimento do menino, desde o ventre de Maria (Luc. 1:42).

-Na história de Jó, seus quatro amigos o repreendeu, sendo três deles considerados ímpios (os que conhecem, mas torcem a Palavra), os quais, Deus se irou, ordenando-lhes que oferecessem sacrifícios, e que pedissem a intercessão do Jó, por eles (42:7-8).
    Já o quarto amigo (Eliú), mesmo repreendendo Jó, lhe falou retamente e no tempo certo, com este o Senhor não se irou (Jó. Cap. 36).

-Na história de Cristo, o Senhor apresentou também, “quatro grupos de terras - cristãos diferentes”: Três de índole ímpia e um de índole virtuosa.
1-O primeiro grupo de cristão de índole ímpia: Jesus disse que é semelhante  a terra “do pé do caminho”, que quando a semente é semeada, ouve a palavra mas não a guarda no coração, e logo vem as aves do céu e come a semente (Mat; 16:3-4).

2-O segundo grupo de cristão de índole ímpia: É semelhante “a terra em meio a pedregais”, que recebe a semeadura, porém, não tem terra funda (não se aprofunda, não examina as Escrituras, diz amém a tudo que lhes pregam nos púlpitos) e vem o sol queima-se (Mat. 13:6).

3-E o terceiro grupo de cristão de índole ímpia: É semelhante “a terra dos espinheiros”, que depois de semeada, cresce e é sufocada pelos espinhos (Mat. 13:7). Estes, disse Jesus, são os cristãos que são sufocados pelos cuidados do mundo.

4-O quarto grupo, são os cristãos de índole virtuosa: Se assemelha “À BOA TERRA”, quando a semente e lançada: brota, cresce e dá frutos: Um cem, outro sessenta e outro trinta (Mat. 13:8).

-Depois de ser fiel até ao fim do seu cativeiro, Deus restituiu a saúde (o corpo) e devolveu duplicadamente os bens  de Jó (42:10).

-Por sua vez, Cristo, depois de ter seu corpo moído na cruz, Deus lhe deu um corpo glorioso através de sua ressurreição, e lhe galardoou maravilhosamente de bens no céu:
1- Lhe concedeu o direito de abrir o livro selado com sete selos (Apoc. 5:5).
2-Lhe deu um trono à direita do Pai (Sal. 110:1 - Heb. 10:12).
3-Lhe coroou de honra e de glória (Heb. 2:7).
4-Lhe concebeu toda a plenitude de Deus (Col. 1:19).
5-O fez Senhor e Cristo (Atos 2:36).
6-Lhe permitiu ser adorado pelos anjos (Heb. 1:6).
7-Foi constituído juiz dos vivos e dos mortos (Atos 10:42).
8-Recebeu a promessa do Espírito Santo (Jo.7:39 – Atos 2:33).
9-Recebeu as nações e a terra por herança (Sal. 2:7-8).
10- Foi exaltado soberanamente pelo Pai e pelos anjos, recebendo um nome que é sobre todo o nome (Fil. 2:9-10).
11-Recebeu “todo o poder no céu e na terra” (Mat. 28:18). Aleluias...!!!

-Como parte de seus bens, Deus restituiu também a família de Jó, dando-lhe sete filhos e três filhas formosas (42:13 a 15).

OS FILHOS DE CRISTO: Como parte do seu galardão, Deus transformou a família de Cristo (um pequeno rebanho) numa multidão incontável, como a areia do mar e as estrelas do céu (Apoc. 7:9).

AS FILHAS DE CRISTO: Deus confirmou na história do seu Filho, três filhas ícones, três mulheres virtuosas, que na história bíblica se notabilizaram, tanto na sua fidelidade quanto na pregação do Evangelho: A mãe de carne do Senhor – Maria (Luc. 1:27); a mulher da fé - Igreja com dores de parto (de Cristo ao arrebatamento – Jo. 16:21) e a Mulher incorruptível, Igreja glorificada após-arrebatamento (Apoc. 12:1).

CONCLUSÃO: Tanto Jó, quanto Jesus Cristo, depois de cumprir fielmente seus chamados durante o tempo de seus cativeiros nesta terra, hoje se encontram no gozo do Senhor. Já quanto a nós, que estamos rodeados duma tão grande nuvem de testemunho, devemos seguir o mesmo exemplo de fidelidade à Palavra de Deus; para que num  futuro próximo, também sejamos dignos de herdar as fieis bênçãos do Senhor, conforme a sua promessa:

“Ao que vencer, lhe concederei que se assente no meu trono, assim como eu venci e assentei com meu Pai no seu trono”. Apoc. 3:21.

Amém! Amém e amém!!!

Jaime e Júlio.

Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário