O livre arbítrio é bíblico?

Sim, O livre arbítrio ou vontade própria é bíblico, é uma dádiva de Deus, dada às suas criaturas, sejam elas celestiais ou terrenas.
Sendo Deus justiça, Ele jamais poderia fazer suas criaturas “sem o domínio próprio”, senão elas seriam semelhantes a robôs. Embora não exista a palavra “livre arbítrio” na Bíblia, Ela é recheada de passagens onde o próprio Deus deixa “a escolha ”do bem ou do mal”, a critério do ser humano.

Antes da fundação do mundo, vemos Deus repreendendo um grupo de anjos, que deixaram “por sua própria vontade” seu principado no Céu:
E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão, e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia”. Judas 6

Para mostrar a sua Justiça aos povos, o Senhor Deus deu um tempo de escolha a todos os humanos em suas gerações, baseado no "LIVRE ARBÍTRIO" de cada um. Porém, para a salvação, permitiu apenas um número x de eleitos – escolhidos, dentre os chamados.
Desde o início, Deus já dizia a Caim, um dos primeiros chamados à salvação, que ele poderia entrar para o número x dos eleitos - escolhidos, se durante o tempo de sua peregrinação na terra, fizesse o bem.
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar”. Gên. 4:7

Como também mais adiante, vemos Deus propondo s as mesmas palavras ao seu povo Israelita no deserto:
“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”. Deut. 30:19

Deus também, deu ao seu próprio Filho Jesus Cristo quando na terra, um tempo de escolha, para Ele decidir entre O MAL E O BEM:
“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
Manteiga e mel comerá, até que ele saiba rejeitar o mal e escolher o bem”. Isa. 7:14-15

Como não poderia ser diferente, o Altíssimo exorta também aos cristãos da nossa geração, os que já foram batizados e entraram na Porta da Graça, no tempo que lhe restam de vidas, que permaneçam nela, obedecendo o Evangelho até ao fim, com temor e tremor. “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”. Mat. 24:13

O ERRO DA DOUTRINA CALVINISTA:
Baseado na pregação de alguns versículos esporádicos, a escola calvinista erra por focar a doutrina da salvação apenas na ótica "PREDESTINATIVA", sem aceitar a dádiva “do livre arbítrio”; ao fazê-lo, acabam invertendo, direta ou indiretamente o perfil de Deus, que é justo e amante da justiça; para um deus injusto e ditador, que em nome da sua soberania, mantém a qualquer custo, a vontade de toda a sua criação, debaixo da sua única vontade.

Assim sendo, o plano predestinativo, baseado na ótica pobre humana de Calvino, tem contribuído mais para os propósitos satânicos (uma vez salvo sempre salvo?), do que para Glória de Deus; pois, por séculos, essa pregação esbarra em três pilares bíblicos, não enxergados por ele e seus proeminentes:
1º)-A letra mata. logo, qualquer verso predestinativo interpretado somente pela letra de meia dúzia de versículos, está sujeito a falha de quem o interpretou.
“O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata, e o Espírito vivifica", 2Cor. 3:6.

2º)-O conteúdo das cartas de Paulo e dos demais discípulos foi dado pelo Espírito Santo, apenas EM PARTE, EM ESPELHO E EM ENIGMA.
“Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face: Agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido”. 1Cor.13:9 e 12.

Isso inclui também o tema predestinação, no qual, nem Calvino e nem ninguém, teve a palavra final  baseado apenas NUMA PARTE REVELADA.

3º)-A Eleição dos salvos desde as eras Eternas, somente pode ser revelada através da ótica e critérios da “PRESCIÊNCIA DIVINA”.
Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Cristo...” 1Ped. 1:2

Jaime e Júlio.

Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br



11 comentários:

  1. Olá muito bom o estudo e concordo com o exposto. Entretanto, a título de estudo para possíveis respostas, se puder, pediria que explicasse os versículos das escrituras que os calvinistas utilizam para defender a predestinação.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu caro,
    A nossa intenção aqui, é apenas a de propagar a Palavra de Deus pura, sem os fermentos teológicos. Razão pela qual, sempre que possível, não divulgamos as teorias, desse ou daquele grupo de intérprete das Escrituras (para não confundir os novos convertidos). Porém, alguns versos bíblicos usados pela vertente teológica calvinista são: João 6:47 – Atos 2:47 – Romanos 8:28.29 e 39; 9:22-23 – Efésios 1:4,5 e 6 – Apoc. 13:8, etc... Se o irmão desejar maiores informações da doutrina calvinista, viste o link: http://www.internautascristaos.com/textos/o-que-e/calvinismo

    Entretanto, cremos na predestinação, tanto individual como coletiva, desde de que, em ambos os casos, “OS ELEITOS” passem antes, pelo “CHAMADO” o “TEMPO DE OBEDIÊNCIA”, como todos os profetas do A.T. e do N.T. passaram, inclusive o pai dos que são da fé Abraão.

    “Pela fé Abraão sendo CHAMADO OBEDECEU, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia”. Heb. 11:8.
    Dê uma olhada no nosso link, “chamados e eleitos” que você entenderá melhor esse importante tema: http://estudosbiblicosjj.blogspot.com.br/p/c.html

    Abraços,
    Jaime e Júlio

    ResponderExcluir
  3. Livre arbítrio e a liberdade da vontade é citada como um fator importante na tomada de decisões morais. A vontade do homem é dita ser livre para escolher entre o bem e o mal. Mas deve-mos perguntar novamente, a partir do que ela é livre? E o que a vontade do homem é livre para escolher?
    A vontade do homem é o seu poder de escolha entre alternativas. Sua vontade decide suas ações a partir de uma série de opções. Você tem a faculdade de dirigir seus próprios pensa-mentos, palavras e ações. Suas decisões não são formadas por uma força externa, mas por uma força que está dentro de você mesmo. Nenhum homem é compelido a agir contra a sua vontade, nem forçado a dizer o que ele não deseja. Sua vontade guia suas ações.
    No entanto, isso não significa que o poder de decidir está livre de qualquer influência. Você faz escolhas com base no seu entendimento, seus sentimentos, seus gostos e desgostos e seus apetites. Em outras palavras, sua vontade não é livre de você mesmo! Suas escolhas são determinadas por seu próprio caráter básico. A sua vontade não é independente de sua natureza, antes é escrava dela. Suas escolhas não moldam o seu caráter, mas o seu caráter é que orienta as suas escolhas. A vontade é bastante parcial para o que você sabe, sente, ama e deseja. Você sempre escolhe com base em sua disposição, de acordo com a condição do seu coração.
    É apenas por esta razão que a sua vontade não é livre para fazer o bem. Sua vontade é escrava do seu coração, e seu coração é mau. “E viu o Senhor que a maldade do homem
    Issuu.com/oEstandarteDeCristo
    se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” (Gênesis 6:5). “Não há quem faça o bem, não há nem um só” (Roma-nos 3:12). Nenhum poder força o homem a pecar contra a sua vontade, antes os descen-dentes de Adão são tão maus que sempre escolhem o mal.
    Suas decisões são moldadas pelo seu entendimento, e a Bíblia diz o seguinte a respeito de todos os homens: “o seu coração insensato se obscureceu” (Romanos 1:21). O homem só pode ser justo quando ele deseja ter comunhão com Deus, mas, “não há ninguém que bus-que a Deus” (Romanos 3:11). Seus apetites anseiam o pecado, e assim você não pode escolher o bem. Pois escolher o bem é contrário à natureza humana. Se você escolhe obe-decer a Deus, isto é o resultado de uma compulsão externa. Mas você é livre para escolher, e, portanto, sua escolha está escravizada à sua própria natureza maligna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz Pb. Gilmar...

      Meu caro irmão, não podemos pregar meias verdades como vc. colocou aqui. Os versos apresentados, generalizam toda a criação, de Adão até os dias de hoje; ignorando a obra Redentora de Cristo. Quando na verdade, vc. deveria apresentá-los, para quem eles foram direcionado: Ao homem corruptível natural, de Adão até Cristo. Diante disso, erraste ao incluir também, o homem ESPIRITUAL neles, que temporariamente ainda está vestido de carne corruptível.

      Portanto, respondendo a tua pergunta: a partir do que ela é livre? E o que a vontade do homem é livre para escolher?
      A partir da manifestação de Cristo na plenitude dos tempos, através da transformação de todo aquele que n'Ele crê, do homem natural, para homem espiritual; ou seja:“EM UMA NOVA CRIATURA”, conforme está escrito:
      “Assim, se alguém está em Cristo, NOVA CRIATURA É: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. ll Cor. 5:17.

      Graças a maravilhosa obra de Cristo no Calvário, Deus o Pai, devolve “PELA FÉ”, todas as promessas empenhadas aos seus filhos; entre elas, O LIVRE ARBÍTRIO dado graciosamente no princípio à Adão e sua descendência. A menos que o irmão não crê que Adão, antes da sua queda, tinham LIVRE ARBÍTRIO?

      “Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, PARA ESTE VER COMO LHE CHAMARIA (ou isso não é livre arbítrio???); e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome”. Gen. 2:19.

      Deus o abençoe! Obrigado pela sua participação.
      Jaime e Júlio.

      Excluir
  4. alguém pode me explicar esses versos>>>

    Isaías 45:6. Para que se saiba desde o nascente do sol e desde o poente que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro.

    7. Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas essas coisas.

    IReis 22:20. E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, a que suba e caia em Ramote-Gileade? E um dizia desta maneira, e outro, de outra.

    21. Então, saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê?

    22. E disse ele: Eu sairei e serei um espírito da mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás e ainda prevalecerás; sai e faze assim.

    23. Agora, pois, eis que o SENHOR pôs o espírito da mentira na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR falou mal contra ti.
    Isamuel 16:14. E o Espírito do SENHOR se retirou de Saul, e o assombrava um espírito mau, da parte do SENHOR.

    15. Então, os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora um espírito mau, da parte do Senhor, te assombra.
    Romanos 11:8
    como está escrito: Deus lhes deu um espírito entorpecido, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até o dia de hoje.

    obs; só sei de uma coisa ele é Deus .. a soberania dele é incontestável. tudo estar no seu controle.. tudo lhe obedece ,, faz como quer , e quem é a criatura que contende com seu criador e prevalece ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Eliverton, não se interpreta a Bíblia, usando somente uma parte dela; antes de te explicar os versos perguntados, você tem que me explicar estes versos:
      O Senhor Deus disse à Caim:

      “SE BEM FIZERES, NÃO HAVERÁ ACEITAÇÃO PARA TI? E, se não fizeres o bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o teu desejo, e sobre ele dominarás”. Gen. 4:7.

      O Senhor Deus disse à Israel:

      “Os céus e a terra tomo hoje por testemunha contra vós, que te tenho proposto a vida e a morte; a benção e a maldição: ESCOLHE POIS A BENÇÃO A VIDA, para que vivas, tu e a tua semente”. Deut. 30:19.

      Aguardamos vc. nos explicar os versos acima; porque Deus, depende da A DECISÃO DO HOMEM, para salvar o próprio homem?

      Jaime e Júlio.

      Excluir
  5. eu ja escolhi o q qero p mim . Qero ter uma eternidade em paz . Q Deus continui capacitando vcS.

    ResponderExcluir
  6. Exato o livre arbítrio é bíblico, Calvino errou, e aceitar Jesus é um ato humano também, tem a graça sim mas a participação humana é importante. Salvação é graça+fé+boas obras.

    ResponderExcluir