Graça e paz,
Os guardadores do sábado, durante cerca de 14 séculos (de Moisés até João
Batista), ficaram debaixo do primeiro concerto testamentário do Sinai. Eram
formados pelo povo Hebreu, liderados na sua essência, pelos: Sumo sacerdote,
sacerdotes, Levitas, etc...
Apesar
de haver entre eles discordâncias doutrinárias, sobre alguns temas de Moisés e
os profetas (At. 23:6-8), no tocante aos dez mandamentos e os estatutos e juízos,
todos eram unânimes: Aquela aliança perfazia “uma só lei de Deus” (Lv.
24:22 – Nm. 15:15). Ao contrário dos sabatistas da idade Média e contemporânea (Batistas
do sétimo Dia e Adventistas) que até hoje, para preservar a guarda do sábado
manobram a lei de Deus, em duas leis: Moral e Cerimonial.
CONHECENDO OS TRÊS
GRUPOS De GUARDADORES DO SÁBADO DOS TEMPOS APOSTÓLICOS:
De
Moisés até Cristo, existia apenas um grupo de guardadores do sábado, os
radicais do templo. Já do Pentecostes em diante, os sabatistas passaram a serem
conhecidos no meio religioso, por três grupos diferentes:
1º.
O grupo dos sabatistas radicais:
Era
constituído dos religiosos do templo, aliados aos romanos (O sumo sacerdote,
sacerdotes, levitas, saduceus, fariseus, herodianos, zelotes, etc...) etc... Estes
estavam no poder e dominavam o povo através dos rituais da lei no templo (Jo.
18:12-13).
Esse
grupo de guardadores do sábado eram extremamente radicais, quanto ao
cumprimento dos preceitos da lei; além de ser responsável direto pela morte de
Jesus, eles não aceitaram pela fé, as
Boas Novas de Salvação pregadas pelo Senhor e seus discípulos, e
acabaram morrendo em seus pecados.
“Por
isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados”. Jo.
8:24.
2º.
O grupo sabatista transitório:
Era
constituído em sua maioria, pelos discípulos do Senhor, os quais não tiveram
participação na sua morte. Estes ficaram ainda, sujeitos ao primeiro concerto “transitório de Moisés” (2 Cor.3:11);
guardando sábado e toda a lei até o Pentecostes; mais especificamente, até o primeiro Concílio de Jerusalém, quando
receberam instrução do Espírito Santo e dos Apóstolos (At. 15:1-11) para
deixarem o primeiro concerto, e sua lei (os dez mandamentos, os estatutos e os
juízos) e abraçar o Evangelho de Cristo pela FÉ.
Com
a decisão final do primeiro Concílio em Jerusalém, esse grupo foi se tornando
extinto, pois, à medida que compreendiam as
Novas do Evangelho, iam gradativamente abandonando o velho pacto. As
colunas da Igreja, Pedro, Tiago e João, a princípio tiveram dificuldade para
entender a transição lei – Graça, como mostrado em Atos 10:14-15. Porém, tempos
depois que Paulo recebeu a revelação no terceiro céu (2Cor.12), ele subiu a
Jerusalém e confirmou aos apóstolos essa transição (Gal.2:1-2).
Com
a extinção deste grupo, restaram apenas dois grupos de guardadores do sábado no
cenário religioso da época: Um fora da Igreja Primitiva (Os sabatistas radicais
do templo), e outro que atuavam dentro da
Igreja primitiva (Os sabatistas da circuncisão), que desde o princípio da
formação da Igreja, se infiltraram no meio do rebanho do Senhor.
3º.
O grupo sabatista da circuncisão:
Era
formado em sua maioria, pelos ex-radicais, os vira casacas que viviam à margem
do poder no templo dos radicais: Eram eles: Doutores da lei, sacerdotes, escribas, fariseus,
saduceus, etc... Estes, insatisfeitos com o domínio dos radicais no templo,
entraram para a Igreja Primitiva, aceitando teoricamente a fé Cristã.
“E
crescia a Palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos
discípulos, E GRANDE PARTE DOS
SACERDOTES OBEDECIA A FÉ.” At. 6:7
Os
sabatistas da circuncisão, vendo os sinais dos apóstolos e a conversão da
multidão (quase três mil almas. At. 2:41), na primeira pregação pública de
Pedro; e conhecendo que ele era um simples pescador, homem indouto e sem
letras, os oportunistas sabatistas, se infiltraram na Igreja
primitiva, com a clara intenção de exercer n’Ela domínio, conforme disse Paulo:
“E
isto por causa dos falsos irmãos que
se tinham entremetido, e secretamente entraram a espiar a nossa
liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão. Gl. 2:4-5 .
AS
INTERFERÊNCIAS DO GRUPO SABATISTA DA CIRCUNCISÃO NA IGREJA PRIMITIVA:
a)-
Interferências sabatistas, na liderança da Igreja:
Esse
grupo era tão prepotente e ousado, que apesar de recém-chegado tiveram a
ousadia de intimar o apóstolo Pedro, a lhes dar explicações, o por quê ele
havia batizado o centurião Cornélio e comido com os gentios, em Cesaréia.
“E,
subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão.
Dizendo:
Entrastes em casa de varões incircuncisos, e comestes com eles.” At. 11:2-3
A
resposta de Pedro:
“Portanto,
se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus
Cristo, quem era eu, para que pudesse resistir a Deus? At. 11:17
b)-
Interferencias sabatistas, na divulgação da velhas práticas da lei nas Igrejas
da Antioquia e Galácia:
Os
exemplos de nossos dias, os guardadores do sábado do passado, também pescavam
em aquário. Um grupo deles foram enviados as Igrejas da Antioquia, com a
finalidade de divulgar as velhas práticas e confundir a mente dos novos
convertidos, que haviam sidos libertos pelo Evangelho de Cristo.
“Então
alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: se vós não circuncidardes, conforme
o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.” At. 15:1
Entretanto,
deram de cara com Paulo e Barnabé, que através do Evangelho de Cristo, lhes
resistiram valorosamente:
“Tendo
tido Paulo e Barnabé não pequena
discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e
alguns dentre eles (dos guardadores do sábado) subissem a Jerusalém, aos
Apóstolos e aos anciãos sobre aquela questão.” At. 15:2
c)-As
interferências sabatistas, no primeiro Concílio de Jerusalém:
Os
sabatistas da circuncisão se levantaram contra os apóstolos e Anciãos, com a
clara intenção de tentar introduzir na Igreja primitiva, o rito da circuncisão
e as velhas práticas de Moisés.
“Alguns,
porém da seita dos fariseus, que
tinham crido, se levantaram dizendo que era mister circuncidá-los e
mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.” At. 15:5
A
resposta de Pedro:
“Agora,
pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que
nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
Mas cremos que seremos
salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.” At.
15:10-11
A
DECISÃO FINAL DO ESPÍRITO SANTO E DOS APÓSTOLOS NO CONCÍLIO DE JERUSALÉM:
“Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo, e a nós,
não vos impor mais encargo nenhum,
senão estas coisas necessárias:
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do
sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; das quais coisas fazeis bem se
vos guardares. Bem vos vá.” At. 15:28-29
“Todavia, quanto aos que creem dos gentios, já nós havemos
escrito, e achado por bem, que “Nada
disso observem: Mas que só guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do
sangue, e do sufocado e da prostituição.” At. 21:25
Ouvindo
a decisão final daquele Concílio, e vendo cair por terra a base da sua
doutrina: A guarda dos mandamentos, o ritual da
circuncisão, e também, a guarda do sábado; o grupo da circuncisão, se
rebelaram contra a igreja Primitiva, não se submetendo aos mandamentos do
Espírito Santo e da Igreja, decretados naquele Concílio. Saíram de
Jerusalém, para a região da Galácia, com a finalidade de enganar os Gálatas.
Nota: Este foi o primeiro
racha, “a primeira separação” ocorrida na Igreja cristã; herdada também hoje,
por muitos que deixam seu chamado na sua denominação de origem, para abrir
outras denominações.
Para
anular os ensinamentos dos falsos irmãos, Pedro, Tiago e João, escreveram
cartas às demais Igrejas da Macedônia e Galácia, comunicando a decisão final daquele
Concílio.
“E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os Apóstolos, e
os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão na Antioquia, e
Síria e Cilícia, saúde.
Portanto ouvimos que alguns que
saíram dentre nós (os guardadores do sábado) vos perturbaram com
palavras, e transtornaram as vossas almas, não lhes tendo nós dado mandamento.”
At. 15:23-24
“E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos
que haviam sido estabelecidos pelos Apóstolos e Anciãos em Jerusalém.” At. 16:4
Até OS DECRETOS chegarem a todas as Igrejas da Antioquia, Síria, Cilícia (os transportes através do mar ou terra, eram bastante precários naquele tempo). as Igrejas da Galácia foram as primeiras a serem enganadas pelo grupo sabatista
da circuncisão.
Quando
soube, o Apóstolo Paulo escreveu sua carta aos Gálatas, indignado com a
atitude insensata deles; perguntando: O por quê passaram para “OUTRO
EVANGELHO”?
“Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos
chamou à graça de Cristo para outro
evangelho.
O qual não é outro, mas alguns que vos inquietam e querem
transtornar o Evangelho de Cristo.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie OUTRO EVANGELHO além do que já
temos anunciado, seja anátema.”Gl. 1:6-7
Continuando
sua exortação, Paulo chama os Gálatas de transgressores da Graça, pois:
-Desprezaram
“O CONCERTO PERFEITO NO SANGUE DE CRISTO”, anunciado antes pelo Evangelho, para
tornar a se submeter ao concerto imperfeito de sangue de animais da lei e os
profetas.
-Desprezaram “A CIRCUNCISÃO PERFEITA DE CRISTO”, para se submeter à circuncisão imperfeita da carne.
-Abandonaram “O DESCANSO ESPIRITUAL - CRISTO”, para o espírito,alma e corpo; para tornar a se submeter a guarda dum inúltil e fraco sábado de 24 h. de descanso da carne.
“Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a
mim mesmo transgressor.
Porque eu pela lei (da
fé) estou morto para a lei (do Sinai), para viver para Deus.”Gl. 2:18
“Não
aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que
Cristo morreu debalde.” Gl. 2:21
Por conhecer e defender O VERDADEIRO
EVANGELHO, Paulo tornou-se o mais odiado inimigo dos sabatistas, tanto os da
circuncisão dentro da Igreja (Gl. 4:16);
como dos radicais do templo. sendo muitas vezes alvo das suas
calunias, tendo o seu apostolado várias vezes censurado (1Cor. 9:2-3), chegando
até ser apedrejado por eles (Atos. 14:19).
Além de ser perseguido pelos sabatistas
radicais do templo (fora da Igreja), seu maior cuidado era mesmo, com os
sabatistas da circuncisão, dentro “da igreja Primitiva”; que na sua ausência em
viagens missionárias, eles tinham a oportunidade de arrebanhar novos
convertidos, ensinando as velhas práticas da lei.
“Além das
coisas exteriores, me oprime cada dia o
cuidado de todas as igrejas.” 2Cor. 11:28
A advertência de Paulo,
aos que recebem OUTRO EVANGELHO:
“Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos
pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou OUTRO
EVANGELHO que não abraçastes, com razão o sofrereis.” 2Cor. 11:4
Louvado
seja Deus, por ter levantado Paulo, o grande defensor do verdadeiro Evangelho,
cuja obra não foi em vão. Pois, passados 2.000 anos, a verdade pregada por ele,
ainda ecoa em nossos corações até hoje, com a mesma fidelidade. Glória a
Deus!!!
Jaime e Júlio.
Atenção! Nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br
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