Qual o Sétimo Dia Deus descansou???

Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento!

“Assim os céus, e a terra e todo o seu exército foram acabados.
E havendo Deus acabado no sétimo dia a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.” Gn. 2:1-3

Baseados apenas na letra da Palavra, os sabatistas em geral pregam que Deus descansou após a criação do mundo, num SÉTIMO DIA terreno de 24 h. Entretanto, convidamos o amigo leitor a conferir pelo Evangelho de Cristo, se essa interpretação é verdadeira ou não.

A preocupação do Apóstolo Paulo, era que os judeus da fé, da Igreja primitiva, aprendessem a ver as Escrituras (A.T.) não pela letra, pois ela mata (2Cor. 3:6), mas, pelos OLHOS ESPIRITUAIS DO ENTENDIMENTO, através da REVELAÇÃO DA LETRA. Assim, para compreendermos também, a Palavra de Deus, temos que examiná-la, não somente sob o ponto de vista humano do A.T. mas principalmente na sua essência espiritual do N.T.
”Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da vossa vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos”. Ef. 1:17-18

1). DEUS TERIA SE CANSADO NA CRIAÇÃO DO MUNDO?
Não, isto é mais outro erro grave da interpretação sabatista; pois a Escritura é clara: Deus NÃO SE CANSA E NEM SE FADIGA, como o homem.
“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fadiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento”. Is. 40:28

2). DEUS TERIA DESCANSADO NUM DIA DE 24 h. CONFORME PREGAM OS SABATISTAS?
Não, este é mais outro erro dos sabatistas, pois Deus não está sujeito à nossa cronologia humana. “...Um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”. 2Pe. 3:8b.

3). DEUS ESTARIA NUM CORPO DE “CARNE” E NA TERRA PARA DESCANSAR?
Não, DEUS É ESPÍRITO e habita no céu, na luz inacessível; portanto, Seu corpo era e é, ESPIRITUAL.
Deus é espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” Jo. 4:24

Por que então, a Escritura do A.T. afirma que Deus descansou no Sétimo dia?
Porque a mensagem da lei e os profetas em sua maioria, "ERA PROFÉTICA" (projetava o futuro). Em razão disso, que durante o tempo de sua vigência no A.T. ela tinha o objetivo de: “SOMBRAS, TESTEMUNHO” (Rom. 3:21) dos bens futuros (Hb. 10:1). Portanto, somente a lei, no rudimento da “SUA LETRA”, não possuía condição de apresentar à criatura humana, A IMAGEM EXATA DAS COISAS; tanto O PERFIL, quanto O DESCANSO DE DEUS antes da vinda do Messias. Somente com a primeira vinda do Senhor, Ele trouxe a luz às coisas ocultas, através da REVELAÇÃO do SEU EVANGELHO manifestado na plenitude dos tempos.

“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai: E ninguém conhece o Filho, senão o Pai;
e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho 
o quiser revelar”. Mt. 11:27

Este verso, mostra claramente a falta de conhecimento bíblico dos sabatistas em geral, entre eles: Os Adventistas do Sétimo Dia, Adventistas da Promessa, Batistas do Sétimo Dia etc... ao querer discernir o descanso de Deus, baseados apenas em Moisés, imaginando erroneamente que o descanso do Altíssimo seria um simples sábado de 24h. Porém, Cristo, foi bastante claro: Antes de sua vinda ao mundo, ninguém "CONHECIA A DEUS", o homem tinha apenas uma vaga noção pelas "sombras" da lei. Por isso, que o Filho de Deus foi enviado para resplandecer A LUZ DO SEU CONHECIMENTO", nos revelando o Pai; e com Ele, o  Sábado Eterno, o verdadeiro descanso de Deus!

Mas, o que teria mesmo cansado a Deus?
Conforme lemos acima (Is. 40:28), Deus não se cansou com o labor de Sua criação, nem com a do mundo invisível antes, e nem com a do mundo visível depois.

A explicação vem das eras eternas:
Antes da fundação do mundo, toda a criação invisível viviam no descanso eterno, em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, conforme disse Jó.
“Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?  Jó. 38:7

Até que foi manifesto no céu, a iniquidade de Lúcifer
“Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.” Ez. 28:15

Portanto, ela sim, é que veio dar trabalho E CANSAR A DEUS, pois o pecado uma vez manifestado no céu, rompeu a comunhão do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, com a sua criação celeste (anjos que pecaram).

As consequências da iniquidade de Lúcifer no céu:
a). Ele invejou a glória de Deus. Is. 14:13.
b). Ele fez comércio injusto no céu. Ez. 28:16.
c). Ele contaminou a terça parte dos anjos no céu. Jó. 4:18 – Ap. 12:4.
d). Ele contaminou os céus. Jó. 15:15.
e). Ele foi homicida desde o princípio, e por não se firmar na verdade (Jo. 8:44), sendo expulso juntamente com seus anjos, do DESCANSO ETERNO. Ap. 12:9.

Portanto, o pecado foi quem cansou Deus, desde da iniquidade de Lúcifer nas eras eternas:
“...Mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas maldades.” Is. 43:24.

Com a criação do nosso mundo, após a queda de Adão, Deus inicia então o processo da reconciliação de “todas as coisas” em Cristo.
“E que, havendo por Ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio D’ele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.” Cl. 1:20.

Exatamente por não conhecer essa verdade, até hoje, os sabatistas insistem que Deus descansou no sétimo dia de 24h. Porém, conforme já vimos, o Evangelho de Cristo, foi quem nos revelou que o descanso do Altíssimo, literalmente ainda não aconteceu.

OS TRÊS MISTÉRIOS DO SÉTIMO DIA:
a)- O tempo de Deus:
O texto do Gênesis (Gn. 2:1-3) é profético, na linguagem profética um texto bíblico ou um trecho dentro dum versículo, pode mostrar diferença de tempo de até 6.000 anos, ou mais. Exemplos: Gn. 2:24 - 3:15 – 49:10, Dan. 2:44, etc...

b)- A obra de Deus é perfeita:
Deus, jamais fez a sua obra pelas metades, pois, Ele é o Deus, cuja obra é perfeita. 
No próprio verso de Gênesis acima, a revelação bíblica nos mostra que a criação de Deus, teve DUPLO SIGNIFICADO:
O Senhor, não apenas "criou todas as coisas"; mas, também, incluiu na obra total dela "a restauração de todas as coisas".

Assim, as expressões "criara e fizera", se encontra no tempo presente de Deus, o qual, mediante a Sua onisciência, chama as coisas que não são, como se já fossem.
Porém, já em relação ao nosso tempo e visão terrestre, o "criara e fizera", está num futuro breve. Razão pela qual, essa profecia permanece em curso, até ao final do Reino Milenar na terra; quando finalmente, através do Seu Filho, o Pai terminará, tanto a obra da “criação”, quanto “a obra de restauração de toda a sua criação”, conforme está escrito:
“E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Éden; e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, estão fortalecidas e habitadas.
Então saberão as nações que ficarem de resto em redor de vós, que eu o Senhor, tenho reedificado as cidades destruídas, e plantado o que estava devastado eu o Senhor, o disse, e o farei”. Eze. 36:35-36.

Em razão disso, que o Senhor, continua e continuará trabalhando, até ao final do Milênio, 
“E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo; porque fazia estas coisas NO SÁBADO.
E Jesus lhes respondeu: meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” Jo. 5:16-17

E parte desse trabalho, a Jesus na sua vinda em glória, tomará primeiro os reinos desse mundo de Satanás (Apoc. 11:15), e o prenderá no abismo por mil anos; quando então, ao final do Seu Reino Milenar terreno, o Senhor aniquilará (literalmente) TODO O PECADO, e finalmente, congregará toda a Sua criação, novamente “ao repouso eternal do Pai”, conforme nos explicou Paulo:
“Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo.
De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra.” Ef. 1:9-10

Por causa do seu desconhecimento escatológico, e de sua teimosia em deixar os rudimentos da lei, para abraçar pela fé o Evangelho de Cristo, os sabatistas em geral tem firmado sua interpretação na visão torcida Amilenistas (acreditando que não haverá Reino Milenar futuro de Cristo e a Igreja na terra). Por isso, que nas pregações da vinda de Jesus, erroneamente eles fazem ligação direta: Da Igreja arrebatada, à Nova Jerusalém, no Novo Céu e na Nova Terra, sendo enganados pela sua própria doutrina, em dois principais erros escatológicos:
a)- Saltam sobre a cronologia bíblica dos mil a anos, estabelecida literalmente por Deus.
b)-Anulam a ordem e as várias profecias dos eventos proféticos referentes a dispensação Milenar na terra, da “restauração de todas as coisas” (Isa. 49:8), anunciada largamente por todos os profetas do A.T. e do N.T. (Apoc. 20:6 a 10). Aliás, os céus contém o Senhor Jesus, até ao tempo da sua vinda e a “restauração de tudo" (Atos 3:21).

c)- O sétimo dia que Deus descansou, foi criado como os demais seis dias?
Não! O sétimo dia de descanso para o homem, é de fato um dia de 24h (tarde e manhã) do nosso calendário, o qual, foi dado exatamente em memória, figura, simbologia do verdadeiro Sétimo dia profético, o descanso Eterno de Deus. Em razão disso, que a criação do nosso mundo do 1º ao 6º dia (Gn. 1:1-31) foi anunciada na Bíblia, no tempo do homem, 24h (tarde/manhã). Já a criação do Sétimo dia, no qual Deus repousou (repousará num futuro breve), o Senhor usou outro parâmetro de tempo: O ETERNO, conforme já mostramos antes:
“...Um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”. 2Pe. 3:8b.

Um detalhe importante para o amigo leitor observar: A Bíblia nem menciona no Gênesis, o mesmo tempo de 24h (tarde/manhã) na criação do Sétimo dia; porém, somente mencionou “o sábado de descanso do homem", séculos depois no Sinai, través das “SOMBRAS DA LEI” (Êx. 20:8 a 11), que é figura do verdadeiro descanso Eterno.

Conforme vimos, o Sétimo dia que Deus descansou, trata-se, não dum sábado de 24h, mas, dum “dia profético, um sétimo dia Milenar;  para o o homem, o ano sabático”, no qual Deus em Cristo, ACABARÁ TODA A OBRA DA SUA CRIAÇÃO. Obra essa, que não se resume apenas na criação visível como imaginam os sabatistas; mas, "obra de restauração de toda a sua criação visível e invisível", a qual, culminará com o aniquilamento do “INÍQUO – Satanás” no Lago de fogo, ao final do Reino Milenar de Cristo (Ap. 20:9-10), como também, disse o apóstolo Paulo:
“E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.”
Rm. 16:20.

“DEPOIS VIRÁ O FIM, (de toda sua obra) quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e QUANDO HOUVER ANIQUILADO TODO O IMPÉRIO, E TODA A POTESTADE E FORÇA.
E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.” 1Co. 15:24 e 28.


Então, finalmente depois do último dia Milenar, cumprir-se-á a mensagem do Gênesis (2:1-3) em suas duas obras: a simbólica e a profética:
“Assim os céus, e a terra e todo o seu exército foram acabados.
E havendo Deus acabado no sétimo dia a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
E abençoou Deus O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus CRIARA E FIZERA.” Gn. 2:1-3.

Exortação à todos os sabatistas:
“Temamos, pois que, porventura, deixada a promessa DE ENTRAR NO SEU REPOUSO, pareça que algum de vós fica para trás.
Porque também a nós (a Igreja) foram pregadas AS BOAS NOVAS, como a eles (os Judeus e gentios sabatistas), mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada COM A FÉ naqueles que a ouviram”. Hb. 4:1-2

Concluindo:
A Teologia que não conhece o Pai, através do Evangelho do Seu filho, pode ensinar corretamente O DESCANSO DE DEUS, através da “letra de Moisés”?


Jaime e Júlio.

Atenção: o nosso novo contato: E-mail: jaime36@outlook.com.br

7 comentários:

  1. Mas o sétimo dia É O SÁBADO DO SENHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão Unknown...

      É claro que o Sétimo Dia!!! Mas, qual Sétimo Dia Deus descansou?

      Num sétimo dia terreno, prefigurativo (1cor. 10:11), testemunhal (Rom.3:21) de 24 h. sombra (Heb. 10:1) do verdadeiro...
      Ou SÁBADO ETERNO - Cristo, o Pai da eternidade, a imagem exata das coisas?

      Jaime e Júlio

      Excluir
  2. Perfeito!Essa revelação está correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ouve amanha e tarde o primeiro dia entao teve deve escureser e amanheser 24 horas certo mais isso nao tira a respeito de ser um discanso milenar certo . podia fazer a terra em segundo . mais Deus queria revelar o futuro baseado em genisis fazendo que o homen tera vida na terra determina 6000 anos e o setimo como mil anos com Jesus certo

      Excluir
    2. Desculpe-me irmão!

      A Escritura afirma que todos os 6 dias da criação, não começaram pela manhã e tarde; muito pelo contrário; mas, pela TARDE E MANHÃ.
      Examine Gênesis capitulo 1 e vc. verá isso!

      Claro que Deus, podia fazer a terra num segundo; porém, Ele, quis revelar seu poder ao homem criado; assim, a sua criação, ficou sujeita “AO TEMPO HUMANO” dos eventos futuros, para a nossa glória!

      Jaime e Júlio.

      Excluir
  3. Deus te abençoe J. Louis Martins!

    Jaime e Júlio

    ResponderExcluir
  4. Parabens gostei muito desse estudo asim tambem creio e acredito amem amem amem

    ResponderExcluir